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2019


EDITAL PROPPI No 77/2018 – FOMENTO INTERNO 2019/2020 

  • O computador em debate: visões da Imprensa sobre a Informática e sociedade brasileira (1971-1991)

Coordenador: Marcelo Vianna

Discentes: Laura Castro da Cunha, Priscila Yasmin da Rocha Zeferino, Iris Debastiani de Mello e Sarah Lima Jaeger.

Resumo da Proposta: A proposta da pesquisa é traçar uma história social da Informática brasileira a partir da Imprensa escrita entre os anos 1970 e 1980, de modo a perceber como se procedeu a disseminação da Informática na sociedade do país. Reconhece-se que a Informática foi um campo de interesse político e estratégico no Brasil, levando-se em conta a expansão econômica vivenciada no país nas décadas de 1960 e 1970, o que justificou investimentos de grandes empresas multinacionais (IBM, Burroughs) e o nascimento de uma indústria nacional de computadores e periféricos, que acabaram por informatizar o país no período. Nos anos 1980, com ascensão dos microcomputadores, houve maior “popularização” da Informática através do surgimento de novos fabricantes, cursos de microinformática e publicações especializadas. A Imprensa pareceu ter papel importante para que essas ações fossem divulgadas na sociedade e funcionassem como contrapontos aos rumos políticos do Estado, como as críticas sobre a Política Nacional de Informática. Igualmente, os diferentes veículos da Imprensa escrita debateram a incorporação social da Informática, desde o papel do computador nos meios produtivos até os clubes de informáticos que visavam dominar o artefato tecnológico e usufruir seus benefícios tecnológicos. A pesquisa visa traçar como a Imprensa, ao longo do período, produziu notícias sobre a Informática; da mesma forma, como os grupos sociais envolvidos (empresários, tecnocratas, acadêmicos, entusiastas, jornalistas) apresentavam e debatiam suas ideias nos meios jornalísticos; por fim, identifica os diferentes perfis dos veículos de Imprensa (grandes jornais, revistas especializada) e suas principais preocupações a respeito da Informática no país. 

 

  • Utilização de resíduos agroindustriais do litoral norte gaúcho na produção de canudos biodegradáveis

Coordenadora: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Bárbara Ribeiro Waengertner e Fernanda Airoldi Colombo

Resumo da Proposta: O interesse no desenvolvimento de canudos sustentáveis que possam substituir os canudos plásticos tem aumentado nos últimos anos devido aos diversos problemas ambientais causados pelos últimos. Os materiais plásticos ocasionam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos anualmente.

Por outro lado, os resíduos agroindustriais também podem causar danos ao meio ambiente se inadequadamente descartados. Portanto, o objetivo desse projeto é produzir canudos biodegradáveis a partir dos resíduos agroindustriais do litoral norte gaúcho. Para tanto, serão produzidas farinhas com as cascas dos resíduos agroindustriais. Posteriormente, serão elaboradas soluções filmogênicas pelo método casting testando as diferentes farinhas. A partir dos filmes produzidos, serão realizados testes de umidade, propriedades mecânicas, solubilidade e espessura e será verificado se os filmes se enquadram na norma D882 da American Society for Testing and Materials (ASTM). Após, será desenvolvido o protótipo do canudo. Espera-se obter um canudo biodegradável que possa ser utilizado como uma alternativa aos existentes no mercado. Dessa forma, o presente projeto apresenta importância ambiental, científica e socioeconômica, ao promover uma opção para a redução de resíduos de canudos plásticos e a utilização de resíduos agroindustriais.

 

  • Produção de materiais biossorventes para a adsorção de agrotóxicos a base de glifosato em meio aquoso

Coordenadora: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Vanessa Teixeira da Rosa

Resumo da Proposta: Dentre os herbicidas utilizados pelos agricultores do litoral norte gaúcho, destacam-se os herbicidas a base de glifosato, sendo este utilizado em mais de 50% das aplicações de agrotóxico no território nacional. No entanto, seu uso indiscriminado pode ocasionar a poluição do meio ambiente, alcançando corpos hídricos subterrâneos e superficiais devido à lixiviação e carreamento superficial. Por outro lado, o aproveitamento integral dos alimentos vem sendo estudado nos últimos anos com foco na diminuição de resíduos. Por isso, a agregação de valor a esses subprodutos é de interesse econômico, social e ambiental, necessitando estudos para que a utilização dos resíduos seja eficiente, econômica e segura. Dessa forma, o objetivo desse projeto é produzir um material biossorvente a partir dos resíduos agroindustriais do litoral norte gaúcho para a adsorção de glifosato da água. Para tanto, as seguintes etapas serão seguidas: (i) identificação de subprodutos para serem utilizados como materiais adsorventes; (ii) estudo desses subprodutos; (iii) ativação química desses subprodutos; (iv) análises de adsorção; (v) coleta de água em diferentes propriedades rurais que utilizam esse agrotóxico. Espera-se portanto, desenvolver materiais adsorventes adequados para a remoção do agrotóxico a base de glifosato de meios aquosos. 

 

  • O impacto de um Festival de Teatro e de uma Feira do Livro na Economia da Cultura de Osório/RS

Coordenador: Márcio Rogério Olivato Pozzer

Discentes: Camila Porsch da Cunha Resumo da Proposta: 

Esta pesquisa aborda a temática da economia da cultura em pequenos municípios a partir do estudo de caso de duas políticas públicas promovidas pela Prefeitura de Osório. O problema investigado parte da constatação de que a economia da cultura no Brasil é uma área em crescimento, possuindo lacunas teóricas e analíticas que precisam ser preenchidas, se destacando a escassez de dados e informações sobre a economia da cultura nos pequenos municípios brasileiros (até 100 mil habitantes). Tem-se observado que as ações dos poderes públicos são as principais dinamizadoras econômicas das atividades artísticas e culturais de diversas localidades e Osório não é diferente, com a prefeitura realizando algumas contribuições importantes para o desenvolvimento de novas cadeias produtivas, fomentando novos empreendimentos e movimentando e vitalizando a cultura e outros ramos da economia local. Frente a isso, a partir da delimitação de Osório como campo de pesquisa, que pode ser caracterizado como um ‘município tipo’, com todas as dificuldades políticas, econômicas e sociais enfrentadas por cidades do mesmo perfil, a pesquisa realizará a análise de duas políticas públicas culturais: o Festival de Teatro ‘Art in Vento’ e a Feira do Livro, que em 2019 celebrarão a 14a e 34a edições respectivamente, através de entrevistas com gestores públicos, artistas e produtores culturais, por meio de análise das execuções orçamentárias municipais e dos registros oficiais das edições anteriores. Dessa maneira, a pesquisa buscará compreender como a economia da cultura, suas cadeias produtivas e suas relações são afetadas pela realização de políticas públicas em pequenos municípios. 

 

  • Diagnóstico e análise da governança e da política de participação social no Município de Osório/RS

Coordenador: Márcio Rogério Olivato Pozzer

Discente: João Lucas Oliveira da Costa

Resumo da Proposta: A importância do setor público na sociedade e, em especial, nas áreas sociais tem sido foco frequente de debate político, econômico e acadêmico. Independente das ideologias, o papel do Estado tem tendido a ser sempre estratégico, regulando as relações econômicas, buscando suprir as necessidades dos cidadãos com bens e serviços públicos, bem como a institucionalidade jurídica. Neste sentido, faz-se necessário avançar na compreensão do Estado, da administração pública e da gestão de políticas públicas, produzindo diagnósticos, análises e procurando encontrar e desenvolver inovações no setor público que permitam ampliação da eficácia e da eficiência na suas atividades que atendam aos interesses públicos. A pesquisa visa compreender o processo de participação social na governança das políticas públicas de Osório, sobretudo de cultura. Para tanto, a partir de um recorte teórico institucionalista, observará a gestão de políticas públicas de referência investigando a construção da agenda política e papel dos atores sociais envolvidos, a formulação da política pública, a implementação do programa, do projeto ou da ação e a maneira como esta política vem sendo avaliada pelas organizações envolvidas, produzindo uma avaliação independente que leve em conta os fatores relevantes que possam explicar seu desempenho, bem como o papel e o desempenho das organizações participantes dos processos. Espera-se, assim, que esta pesquisa possa auxiliar na reflexão sobre as temáticas da administração pública, em especial a dos pequenos municípios brasileiros, estabelecendo, em alguma medida, um paralelo com as questões apontadas por Robert Putnam em ‘Comunidade e Democracia’. 

 

  • Produção de painéis aglomerados a partir do subproduto do milho e arroz

Coordenadora: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Lucas Oliveira de Lima e Marcelle Alves de Borba

Resumo da Proposta: Os resíduos agroindustriais se tornam um problema ambiental, social e econômico quando não são adequadamente descartados. Dois desses resíduos são o sabugo de milho e a casca de arroz. Esses resíduos podem ser reaproveitados como materiais integrantes da produção de painéis aglomerados. Portanto, o objetivo desse projeto é avaliar a utilização dos resíduos do sabugo de milho e casca de arroz para a produção de painéis aglomerados. Os resíduos serão utilizados em diferentes proporções, acrescidos de uréia-formaldeído como adesivo. Será realizado um planejamento fatorial completo 22 com metodologia de superfície de resposta para avaliar as variáveis concentração de sabugo de milho e casca de arroz na otimização da produção de painéis aglomerados, tendo como respostas as propriedades físicas e mecânicas dos materiais produzidos. Serão avaliadas as propriedades de flexão estática (DIN 52362), tração perpendicular (ASTM D1037), densidade, compactação (NBR 11941), absorção de água e inchamento (ASTM D1037). Espera-se obter um painel de aglomerado com os parâmetros dentro das normas. 

 

  • Análise do mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho: o mapeamento dos espaços e das empresas organizadoras de eventos

Coordenadora: Ana Lúcia Olegario Saraiva

Discentes: Isadora Taylor de Souza Munari

Resumo da Proposta: O objeto de estudo trata-se do mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho. Parte-se para a pergunta de pesquisa: como está estruturado o mercado de eventos na região (espaços disponíveis para a realização de eventos e empresas organizadoras de eventos) que atenda as necessidades para corroborar no desenvolvimento turístico regional? O objetivo é analisar o mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho, através do mapeamento dos espaços, empresas organizadoras e promotoras de eventos, em cinco municípios: Santo Antônio da Patrulha, Osório, Capão da Canoa, Tramandaí e Torres. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quanti/qualitativa. O estudo está estruturado em dois momentos: um, com os espaços para eventos, e outro com as empresas organizadoras e promotoras de eventos. A pesquisa será desenvolvida sob a ótica sistêmica. Está estruturada em etapas exploratória e descritiva. Como delineamento, as estratégias adotadas serão: pesquisa bibliográfica, documental e levantamento. Como técnica de coleta de dados serão utilizadas a busca em fontes secundárias (livros, artigos sobre eventos) e em fontes primárias (legislações pertinentes a eventos do MTur) e aplicação de instrumento de pesquisa junto aos espaços e empresas organizadoras e promotoras de eventos. Ao final dos estudos, pretende-se analisar o mercado de eventos no Litoral Norte Gaúcho, a partir do mapeamento realizado, apresentando o cenário atual e também, identificando oportunidades de novos negócios. 

 

  • Literaturas de Língua Inglesa, Cinema e Estudos Culturais no ensino de inglês

Coordenador: Mateus da Rosa Pereira

Discentes: Clarice Maria de Sousa Portela Germann Teixeira, Paula Pelissoli Pereira e Karen Aires da Silva Cinca

Resumo da Proposta: Este projeto pretende estabelecer elos entre os estudos literários, a partir de uma perspectiva comparatista, e os da linguística aplicada ao ensino de inglês. Ele tem natureza bibliográfica e qualitativa e, por isso, consistiu-se em leituras e análises de textos das áreas da Literatura Comparada, Literaturas de Língua Inglesa, Teoria Literária, Teoria do Cinema e da Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês, visando estabelecer conexões entre essas áreas. Esses entrecruzamentos servirão de base para debates, análises literárias e fílmicas e a elaboração de atividades de ensino e aprendizagem de inglês no ensino básico. Uma especificidade deste projeto é sua estreita relação com o ensino da Língua Inglesa, configurando-se como uma ponte entre duas áreas muitas vezes afastadas na academia (Língua e Literatura). Assim, pretende-se desenvolver estratégias de ensino e propostas metodológicas que dialoguem intimamente com as obras selecionadas para as análises. Além de publicações acadêmicas, este projeto tem como objetivo a publicação de um site que reunirá as atividades desenvolvidas com o uso de filmes no ensino fundamental e no médio, para divulgar a pesquisa e abrir um canal de comunicação com professores de língua inglesa. As atividades desse repositório virtual serão classificadas de acordo com tópicos linguísticos, como estruturas-alvo, vocabulários técnicos, níveis de proficiência e relação com materiais didáticos do PNLD. 

 

  • A literatura de autoria feminina presente nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório-RS

Coordenadora: Luciane Senna Ferreira

Discentes: Jerusa de Souza Oliveira, Letícia Pereira Rosa e Julia Ferri Pinto 

Resumo da Proposta: Pertencente ao grupo de pesquisa ELLOS- Estudos Linguísticos e Literários, na linha Perspectivas Interdisciplinares dos Estudos Literários do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Osório e vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS-Osório), esta pesquisa tem como finalidade, nesta primeira etapa de 2019, coletar dados da presença/ausência da literatura de autoria feminina, obras que são estudadas e o quantitativo entre autoria feminina e masculina, nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Médio adotados pelas escolas públicas no município de Osório/RS nos últimos três anos. Objetiva-se, com esta etapa, a um procedimento analítico de caráter quantitativo, para que, posteriormente, dando seguimento à pesquisa em 2020, analise-se os resultados obtidos, verificando a representatividade das escritoras e investigando a sua ou não invisibilidade e silenciamento no ensino de literatura nas escolas públicas no município de Osório/RS, adotando a perspectiva dos estudos de gênero, Literatura, Cânone Literário Ocidental e o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, considerando que o livro didático se destaca como um dos principais materiais de apoio utilizados em sala de aula, contribuindo para a formação dos sujeitos. 

 

  • Geometria Esférica: Uma Possibilidade para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio e Superior

Coordenador: Josias Neubert Savóis

Discente: Raira Rössner da Silva

Resumo da Proposta: Esta proposta visa dar continuidade ao projeto de pesquisa de mesmo título iniciado em 2017 e desenvolvido em 2018. O projeto trata do estudo de geometrias não euclidianas, mais precisamente da geometria esférica. O estudo de geometria no ensino básico muitas vezes é deixado de lado em detrimento de outros conteúdos, Pais e Freitas (1999) atribuem tal ação a formação pouco satisfatória dos professores nessa área. Com isso, cria-se um processo em que o pensamento geométrico não é estimulado na escola, fazendo com que muitos dos discentes ingressantes no ensino superior não tenham desenvolvido satisfatoriamente tal pensamento. Acredita-se que os conceitos geométricos devem, efetivamente, ser parte importante do currículo de Matemática no Ensino Básico. Uma vez que esses conceitos permitem o desenvolvimento do pensamento geométrico, fazendo com que o aluno possa compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive. Essa pesquisa pretende trazer uma contribuição para a melhoria do ensino de geometria. O projeto será dividido em duas partes: a primeira refere-se a continuação do estudo matemático das características e propriedades da geometria esférica; e a segunda trata da exploração do software GeoGebra 3D a fim de construir um micromundo da geometria esférica nesse programa com o intuito de desenvolver uma série de atividades que utilize tal recurso para exploração das propriedades desta geometria. Assim, o principal objetivo deste projeto é produzir um material didático (livro ou apostila) completo sobre geometria esférica para que esta possa ser ensinada/aprendida no ensino médio e superior. 

 

  • Imprensa pedagógica no Arquivo Antonio Stenzel Filho: estudos históricos em educação

Coordenadora: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discente: Danielle dos Santos Espíndula

Resumo da Proposta: A relação entre o IFRS-Campus Osório e o Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho desenvolve-se desde 2013. As investigações realizadas dedicaram-se, notadamente à identificação, catalogação e análise de periódicos locais. Além da catalogação, ocorreu a transcrição de notícias relacionadas à temática educacional. A presença em tal espaço, além de representar um estreitar de lações entre esta instituição e o órgão responsável pela guarda da memória local, possibilitou a identificação de diferentes objetos de pesquisa. O projeto “Imprensa e História da Educação: Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho” vislumbrou identificar documentos que precisam passar pelo mesmo processo que os jornais. Tal projeto apontou notadamente para o que é denominado, no âmbito da História da Educação, como imprensa pedagógica. Chegou, para este grupo de pesquisadores, por meio da coordenadora da referida instituição, três números da revista produzida pelos docentes da Escola Polivalente, denominada “Polivisão”. Em seguida, foram identificados jornais das Escolas General Osório, Marquês do Herval e Prudente de Morais. O projeto submetido ao edital de fomento interno desenvolvido entre 2018 e 2019 objetivou identificar, catalogar e analisar os órgãos de imprensa pedagógica constantes no acervo do Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho. Vários desses objetivos foram alcançados, entretanto, percebeu-se a necessidade de dar continuidade à análise desses órgãos. Nesse sentido, o presente projeto propõe-se a analisar a constituição e o contexto histórico dos periódicos identificados e catalogados no ano anterior. Objetiva-se apresenta trabalhos em eventos sobre os mesmos e desenvolver uma coletânea, publicada em forma de e-book (organizada apenas a partir de 2020). 

 

  • O Ensino de Física via Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia de aprendizagem autêntica e interdisciplinar.

Coordenador: Terrimar Ignácio Pasqualetto

Discentes: Gabriela Finger Mesquita e Nicoli Waschburger Mendonça

Resumo da Proposta: Considerando a importância de uma formação cidadã que considere as demandas atuais da sociedade, a presente pesquisa visa compreender o impacto do Ensino de Física por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) junto a estudantes de nível médio. Pretende-se verificar,no contexto da disciplina de Física, como as características intrínsecas à metodologia influenciam construtos dos estudantes como desempenho acadêmico, motivação e engajamento e autoeficácia para o trabalho colaborativo. Busca-se também investigar o potencial da metodologia para fomentar a aproximação entre diferentes componentes curriculares. Para isso, será desenvolvido um estudo de caso com uma abordagem não experimental, desenvolvida por meio de uma análise transversal de causalidade múltipla de uma proposta de Ensino de Física por meio da ABP. Tal estudo contará com a implementação de iniciativas de ABP junto a duas turmas do curso de informática integrado ao Ensino Médio de um campus do IFRS. Os participantes serão convidados a responder questionários de autoeficácia, de motivação acadêmica e testes padronizados de Física, bem como participar de entrevistas semiestruturadas. Esses dados serão analisados na busca de indícios de correlações entre os construtos investigados e a ABP, bem como do potencial da metodologia em proporcionar a integração entre diferentes componentes curriculares. Espera-se que os resultados obtidos contribuam com e estabelecimento de um panorama realista e atual sobre a ABP, possibilitando assim o desenvolvimento de propostas mais significativas para a formação continuada de professores, e a elaboração de estratégias metodológicas com vistas a universalização da aprendizagem autêntica e a ampliação da integração curricular. 

 

  • POK – Pieces of Knowledge: uma Abordagem de Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseada em Flash Cards e Mapas Mentais

Coordenador: Augusto Weiand

Discentes: Carlos do Amaral Pinheiro e Eduardo da Silva Letsch

Resumo da Proposta: Os AVAs são espaços cada vez mais acessados e discutidos dentro da academia, evidenciando a EAD no contexto da sociedade contemporânea como uma modalidade de educação adequada às demandas educacionais, decorrentes das mudanças pessoais e profissionais vividas atualmente (BELLONI, 2004). Tendo início em cursos semipresenciais, estes ambientes se desenvolvem rapidamente, acompanhando a evolução das TICs, de modo a agregar valor às estratégias de ensino-aprendizagem (MACIEL, 2013; PEREIRA et. al., 2007). Contudo, neste mesmo ritmo percebem-se índices de evasão, que representam 25% – segundo ABED (LITTO, 2017). Alguns estudos (TINTO, 1995; KAMPF et. al., 2014; BELLONI, 2004; SILVA, 2017; JAQUES et. al., 2012; MAURÍCIO e SCHLEMMER, 2006) apontam que além da falta de tempo e/ou dedicação – justificados por estes alunos para sua desistência/evasão – a abordagem mais distante vivenciada em grande parte dos cursos a distância, aliada à falta da figura ativa do professor e dos colegas, interfere diretamente neste índice. O presente projeto busca desenvolver uma abordagem de AVA diferenciada, levando em consideração não somente os conteúdos propostos pelo professor, mas sim as conexões entre eles – aliado à metodologia de aprendizado de flashcards (KRAUSE et. al, 2014; WAZIR, et. al., 2018; NIMA e KAMRAN, 2012; AULIA, 2016; MAT et. al., 2016; KOMACHALI e KHODAREZA, 2012). Busca-se conectar frações dos conteúdos de aula, transformando-os em “pedaços do conhecimento” contidos nos conteúdos, em conjunto com a metodologia de mapas mentais, integrando-os aos flashcards, de maneira que o aprendizado em ambientes EAD possa ser aperfeiçoado, buscando reduzir as taxas de evasão. 

 

  • Novas Tecnologias (BICET e AIPCT 2019)

Coordenadora: Anelise Lemke Kologeski

Discentes: Luiz Gabriel Rebechi, Christian Kossmann Goulart, Gustavo Silva de Matos, João Pedro Lopes Bazotti, Victor de Lucena Santos, Jordana Oliveira Borges, Carolayn dos Reis Pereira, Laisa das Neves Costa, Guilherme Fraga Sinhoreli e Gabrielle da Silva Kjellin.

Resumo da Proposta: A presente proposta tem por objetivo estudar as tendências das novas tecnologias inseridas no cotidiano de todos nós, investigando a finalidade e o funcionamento dos mais diversos recursos tecnológicos utilizados nos dias de hoje na grande área da Informática, incentivando a pesquisa e a participação dos alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio. Esta pesquisa proporcionará um conhecimento mais atual aos alunos do curso Técnico de Informática, que muitas vezes acabam conhecendo pouco sobre assuntos relacionados às novas tecnologias, já que esta temática geralmente apresenta uma inserção muito rápida na sociedade, inviabilizando alterações imediatas no PPC dos cursos e nas ementas das disciplinas. Assim, estaremos inserindo assuntos extremamente contemporâneos e importantes na educação dos estudantes, preparando-os adequadamente para a realidade do mercado de trabalho que exige constantes transformações. Então pretende-se instigar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos sobre novas tecnologias, como por exemplo, investigar temas recentes como: robótica, programação e automação com Arduíno, sistemas embarcados, impressora 3D, internet das coisas (IOT) e smart cities. Conforme pesquisa realizada em sala de aula com os estudantes, os temas listados aqui são os que mais demandam interesse e curiosidade por parte deles, e não estão incluídos no conteúdo programático das disciplinas oferecidas no curso. Além disso, durante o primeiro ano de execução do projeto, os alunos demonstraram interesse em aliar ao projeto temas de extrema importância para a comunidade, como acessibilidade e inclusão, uma vez que observaram estas demandas dentro da própria instituição. 

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EDITAL IFRS No 90/2018 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO CONTEMPLADOS POR AGÊNCIAS EXTERNAS DE FOMENTO 

  • Pesquise como uma mulher: uma proposta para estimular e incentivar meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

Coordenadora: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Alice Leandra Quaiatto dos Santos, Amanda De Lorenzi Borges, Amanda Ribeiro Machado, Ana Claudia Santos Pineiro, Giovana Vargas Martins, Isadora Mittmann Armichi, Marcelle Scheffer Dos Santos, Nicoly Moraes Da Silva, Tabita Silva Dahm, Tainara Lima da Silva, Eduarda Cumerlatto Ferreira, Kevyn Kenydy Fernandes Frassão.

Resumo da Proposta: Essa proposta tem como objetivo principal implementar ações de incentivo à pesquisa e à ciência que contribuam para aproximar meninas da educação básica das áreas de ciências exatas, engenharias e computação. Acreditamos que a presença feminina nas ações do projeto contribui positivamente para que as meninas possam vislumbrar sua participação nas áreas de ciências e tecnologia, a partir do contato próximo com pesquisadoras nessas áreas. Essa participação feminina contribuirá para desmistificar a construção do imaginário popular sobre o cientista homem, especialmente com a ideia de que ciências exatas estão relacionadas com aptidões do sexo masculino, contrapondo essa visão com a presença próxima das pesquisadoras com as estudantes. Além disso, as ações promovidas nas escolas de Educação Básica para a reflexão e debate sobre a participação feminina na Ciência poderá colaborar para que outras estudantes, além das bolsistas de ICJ, possam ser incentivadas e se aproximem das áreas de ciências exatas. A proposta será desenvolvida com estudantes e professores das séries finais do Ensino Fundamental em três escolas de Educação Básica localizadas no município de Osório/RS. Pretende-se avaliar o impacto de ações de incentivo e estímulo para meninas, como o contato com pesquisadoras e com os métodos científicos, para verificar se estas ações podem modificar e melhorar as perspectivas das meninas sobre as carreiras científicas. Será utilizada a aprendizagem ativa para trabalhar diretamente com as estudantes bolsistas de ICJ, bem como junto aos professores das escolas de Educação Básica e bolsistas de IC do campus Osório. 

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Edital IFRS no 05/2018 – Fluxo Contínuo – Projetos de Pesquisa e Inovação 

  • INGLÊS PARA GESTÃO E NEGÓCIOS: ATIVIDADES PARA CONSOLIDAÇÃO DE VOCABULÁRIO

Coordenadora: Isabel Cristina Tedesco Selistre

Discentes: Ariana Quadros de Almeida, Maria Eduarda Borges Pedro e Ana Luiza Herber Beckel

Resumo da Proposta: Propiciar a aquisição de vocabulário técnico é um dos principais objetivos a ser atingido em um curso de Inglês para Fins Específicos (IFE). Os estudantes precisam aprender os itens lexicais que são usados com mais frequência na comunicação oral e escrita por profissionais que atuam na sua área de interesse. Considerando que os professores de cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS não dispõem de material adequado para o ensino de inglês na área de Gestão e Negócios, propomos um estudo para selecionar os itens a serem ensinados e para elaborar atividades que possibilitem a consolidação dos mesmos. O trabalho será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consiste na seleção dos termos essenciais da área em foco e posterior organização em tópicos do vocabulário verificado. A segunda etapa abrange a coleta de modelos de atividades para desenvolvimento de vocabulário (impressos e online), a preparação de atividades para fixação dos itens lexicais elencados na primeira etapa e a testagem das atividades com grupos de alunos do curso médio integrado Técnico em Administração do IFRS – Campus Osório. 

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EDITAL IFRS No 26/2019- FLUXO CONTÍNUO PROPOSTAS QUE VISAM À GERAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E À PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

  • Diálogos Narrativos e Literários

Coordenador: Dudlei Floriano de Oliveira

Resumo da Proposta: O projeto ‘Diálogos Narrativos e Literários’ busca estudar, de forma comparativa, a relação entre o texto narrativo, literário ou não, e diversas áreas do conhecimento, manifestações artísticas e linguagens. Esta pesquisa tem por finalidade estudar como determinadas obras narrativas são 1) apropriadas e adaptadas para outras linguagens e meios artísticos, 2) estabelecem um diálogo com outras áreas do conhecimento e 3) refletem valores ideológicos de seus contextos de produção e de consumo, uma vez que toda obra artística se origina em um contexto sócio-histórico especifico, influenciado, de forma mais ou menos explícita, pelos campos que abrangem a política, a ciência, a sociedade, entre outros existentes naquele contexto. Busca-se, assim, uma análise sobre como os textos narrativos e literários dialogam com diferentes campos do conhecimento e suas respectivas culturas, tornando-os mais significativos e acessíveis. 

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EDITAL IFRS No 91/2018 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO

  • Literaturas de Língua Inglesa, Cinema e Estudos Culturais no ensino de inglês

Coordenador: Mateus da Rosa Pereira

Discente: Letícia Pereira Rosa

Resumo da Proposta: Este projeto de pesquisa caracteriza-se como um projeto guarda-chuva para acomodar diversos estudos na área de Literatura Comparada – especialmente Literaturas de Língua Inglesa, adaptações cinematográficas, Estudos Culturais, principalmente a Cultura Anglo-Americana – para que os discentes do curso de Letras que pretendem desenvolver seus Trabalhos de Conclusão de Curso nessas áreas possam iniciar e desenvolver suas pesquisas em um ambiente de projeto, com um cronograma e um escopo mais amplos do que se encontra nas disciplinas de TCC I e TCC II, assim proporcionando sua inserção na iniciação científica e facilitando a conclusão do curso com estudos mais aprofundados. Além de desenvolver estudos teóricos e análises de obras literárias e fílmicas, bem como de outras produções culturais em circulação na sociedade (como séries), uma especificidade deste projeto é sua estreita relação com o ensino da língua inglesa, configurando-se como uma ponte entre duas áreas muitas vezes afastadas na academia (Língua e Literatura). Assim, pretende-se desenvolver estratégias de ensino e propostas metodológicas que dialoguem intimamente com as obras selecionadas para as análises. 

 

  • Estresse Financeiro e Produtividade

Coordenador: Márcio Telles Portal

Resumo da Proposta: Investigar a relação entre estresse financeiro e produtividade de bancários. 

 

  • Efeito do Controle e Gestão Familiar sobre o Uso de Derivativos

Coordenador: Márcio Telles Portal

Resumo da Proposta: O propósito da pesquisa é investigar o efeito da gestão e controle familiar sobre o uso de derivativos financeiros por empresas brasileiras de capital aberto. A estratégia empírica envolverá o uso de efeito tratamento para estabelecer relação de causalidade. 

 

  • Pós-doutorado – Cartografias do ódio: uma análise das distinções entre “ódio”, “violência” e “banalidade do mal” no pensamento de Hannah Arendt

Coordenadora: Kathlen Luana de Oliveira

Resumo da Proposta: Uma análise da compreensão de Arendt sobre ódio, violência e a banalidade do mal e sua pertinência para o contexto brasileiro. O estudo se ocupa em mapear conceitos arendtianos, percebendo argumentações que justificam a presença do ódio nas relações humanas. Num primeiro momento, realiza uma análise da obra de Arendt, especificamente, Origens do Totalitarismo, Eichmann em Jerusalém e Sobre a Violência. Num segundo momento, a pesquisa se ocupa com a pertinência temporal e contextual dos conceitos. Num terceiro momento, aborda implicações e distinções da compreensão de ódio, mal e violência para a atualidade. A proposta da pesquisa visa compreender como a instrumentalidade, a construção de justificativas que persistem como indicativo da falência da vita activa. 

 

  • Utilização de TICs para complementar a aprendizagem de Língua Inglesa I e II no Curso de Letras do IFRS Campus Osório

Coordenadora: Isabel Cristina Tedesco Selistre

Discentes: Bruna Luiz dos Santos, Kevin Marinho Porcher, Amanda Souza dos Santos, Sabrina Krauss e Luciane Beatriz Strzykalski.

Resumo da Proposta: Os alunos matriculados nas disciplinas de Língua Inglesa I e II no Curso de Letras do IFRS Campus Osório são aprendizes de nível iniciante em inglês (aqueles com nível mais avançado prestam prova de certificação e são dispensados de cursar essas disciplinas), ou seja, são alunos com pouco conhecimento de gramática e de vocabulário e com baixo desempenho nas quatro habilidades – leitura, escrita, fala e compreensão oral. Levando em conta o perfil desses alunos e o fato das disciplinas ocorrerem somente uma vez por semana, temos como objetivo pesquisar TICs/Tecnologias de Comunicação e Informação – materiais disponíveis online – que possam complementar a aprendizagem do idioma, oportunizando atividades diversificadas fora da sala de aula. O trabalho será desenvolvido da seguinte forma: (1) levantamento dos conteúdos das ementas das disciplinas; (2) análise dos livros-texto adotados para coleta de vocabulário; (3) busca de material online para aprendizagem dos pontos de gramática e dos tópico de vocabulário; (4) seleção de material para o desenvolvimento das quatro habilidades considerando o conteúdo pertinente às disciplinas; (5) organização de todo o conteúdo reunido (título do link; breve apresentação do conteúdo; link), seguindo a ordem das ementas. O material coletado será disponibilizado no site do CELL (Centro de Estudos de Língua e Literatura) do IFRS Campus Osório. 

 

  • O Uso da Lógica de Programação para o Desenvolvimento do Sistema Educacional

Coordenadora: Anelise Lemke Kologeski

Discentes: Natália Bernardo Nunes

Resumo da Proposta: Índices educacionais no Brasil comprovam que o rendimento escolar de alunos do Ensino Médio está abaixo do esperado. A carência de tecnologia no sistema educacional pode ser uma justificativa, tendo em vista a quantidade de dispositivos e sistemas eletrônicos que estão sendo criados e que permeiam o nosso cotidiano. Uma alternativa para amenizar este problema são iniciativas que envolvem o ensino da Lógica de Programação, possibilitando assim o contato direto com a tecnologia, promovendo um meio de inclusão para aqueles alunos mais carentes. Assim, esta pesquisa pretende investigar anais de eventos voltados à área da tecnologia, destinados a alunos de Ensino Médio, envolvendo iniciativas com o uso da Lógica de Programação, analisando seus resultados e observando o impacto que eles trouxeram aos envolvidos. As buscas por projetos serão inicialmente realizadas nos anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), procurando por projetos com as palavras-chave “Lógica de Programação”, “Pensamento Computacional” e “Raciocínio Lógico”. Em seguida, pretende-se ampliar a pesquisa para outros eventos, a serem definidos, para aumentar a confiabilidade e precisão dos resultados. Em seguida, pretende-se também analisar os dados encontrados, observando se eles obtiveram resultados satisfatórios dentre os diversos tipos de trabalhos educativos investigados. Com este trabalho, queremos incentivar inovações para os métodos educativos numa fase essencial na vida escolar: o Ensino Médio. Em poucos anos os alunos estarão ingressando no mercado de trabalho e necessitam aprimorar seu raciocínio lógico, desenvolvendo o pensamento computacional através da Lógica de Programação, além de se adequarem às novas tecnologias da atualidade. 

 

  • Formação inicial e continuada de professores de Ciências do Litoral Norte Gaúcho

Coordenadora: Marla Heckler 

Resumo da Proposta: Observa-se nas escolas de Educação Básica no Brasil que é recorrente a ênfase a questões como a memorização, o distanciamento do cotidiano e a falta de interesse do aluno entre outros problemas. Esses são atrelados a diversos fatores tais como falta de estrutura das escolas, desvalorização do professor, falta de domínio dos professores dos conteúdos que estão sob sua responsabilidade, ou, mesmo quando no domínio dos conteúdos, frequentemente não dominam os recursos necessários para ensiná-los. Nesse contexto, entender como se dá a formação inicial dos professores e a formação continuada é, no mínimo, tornar possível um entendimento para a melhoria do quadro pessoal e pedagógico das escolas. Portanto, esse projeto tem como objetivo mapear a formação inicial dos professores de Ciências do Litoral Norte Gaúcho bem como das estratégias de ensino aprendizagem da formação continuada vinculadas nas principais revistas de Ensino de Ciências do país. A partir desses dados serão propostas oficinas que visam propiciar um espaço de reflexão permanente sobre a prática docente dos professores de Ciências do Litoral Norte Gaúcho que contribua para a melhoria da Educação. 

 

  • Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências Inclusivo

Coordenadora: Marla Heckler 

Resumo da Proposta: Dados mostram que é crescente o número de alunos com necessidades especiais matriculados na rede regular de Ensino Básico. Por outro lado, embora o acesso as aulas regulares desses estudantes seja assegurado por lei, estudos apontam diversos problemas para garantir a permanência e êxito que vão desde a carência de materiais didáticos para atender esse público ao despreparo das escolas e docentes em recebê-los. Dessa forma, torna-se importante pensar estratégias de ensino e aprendizagem para garantir tanto o acesso como a permanência desses alunos. Essa proposta, tem objetivo promover o ensino de Ciências Inclusivo, e em particular de Física e Astronomia, para estudantes com deficiência visual a partir da construção de materiais didáticos inclusivos de baixo custo. A partir desse trabalho espera-se promover o Ensino de Ciências Inclusivo e obter subsídios para avaliar aspectos que constituem barreiras para que o processo ensino e aprendizagem ocorra. 

 

  • Ensino e Divulgação de Ciência Através da Astronomia com Ênfase em Buracos Negros

Coordenadora: Marla Heckler

Resumo da Proposta: As Ciências Exatas como um todo sofrem uma significativa rejeição que começa desde o Ensino Fundamental e se agrava no Ensino Médio, pois é neste estágio que se dá início ao estudo da Física. Esta, por sua vez, muitas vezes é percebida como uma Ciência difícil e desinteressante. Por outro lado, a Astronomia é uma Ciência que atrai a atenção e desperta a curiosidade dos estudantes e do público em geral, por isso é apontada na literatura como uma valiosa ferramenta para estimular o interesse pela Ciências. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de material didático e de um blog para ensino e divulgação de Ciências através da Astronomia com ênfase no estudo de Buracos Negros. Para isso, serão exploradas revistas cientificas na área de Física e Astronomia e a partir dessa coleta de dados serão desenvolvidas propostas de inserção desses assuntos nos conteúdos de Física. Os materiais desenvolvidos serão aplicadas aos alunos do Ensino Básico para analisar a viabilidade de uso. Já a pesquisa exploratória será divulgado num blog em linguagem acessível. Portanto, espera-se com esse projeto desenvolver materiais didáticos que promovam a inserção de tópicos de Astronomia com ênfase em Buracos Negros no ensino de Física e a divulgação da pesquisa exploratória através de um blog para mudar as noções impregnadas na sociedade de que as Ciências são difíceis ou até mesmo desinteressantes. 

 

  • Educação, trabalho e ciência: dez anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 

Coordenadora: Roberta dos Reis Neuhold

Resumo da Proposta: Em 2018, a Lei no 11.892, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, completou dez anos. Desde 2005, com o início da implementação do plano de expansão da rede federal, até a atualidade, a educação profissional conheceu a maior expansão de sua história, passando de 140 unidades educacionais em 2002 para 644 campi em 2016. Os estudos que avaliam essa experiência, porém, ainda são escassos e dispersos, constituindo-se basicamente de relatórios institucionais. Esta pesquisa objetiva justamente contribuir para o debate sobre a educação profissional enquanto política pública, analisando o seu impacto, por um lado, na trajetória escolar e acadêmica de seus estudantes egressos e, por outro, no desenvolvimento territorial. Para tanto, parte de um estudo de caso sobre o campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Entre as técnicas de pesquisa, de natureza quanti e qualitativas, destaca-se a pesquisa documental, os questionários e entrevistas, além da pesquisa bibliográfica que fornecerá substrato teórico à investigação. Quanto às fontes, cabe destacar a legislação brasileira e os documentos do Ministério da Educação, as bases de dados do Sistema de Informação e Gestão de Projetos e do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ao final, espera-se produzir um arsenal de conhecimentos sobre a Rede Federal e, especialmente, sobre o Campus Osório do IFRS que subsidie o monitoramento e a avaliação de políticas públicas associadas à educação profissional. 

 

  • As Ciências Sociais na educação básica: história, práticas e formação de professores

Coordenadora: Roberta dos Reis Neuhold

Resumo da Proposta: Os conflitos em torno da permanência da Sociologia no ensino médio brasileiro exemplificam os conflitos presentes no processo de constituição de uma disciplina escolar. A instável condição da Sociologia nas escolas, cristalizada nas mudanças estabelecidas pelas reformas educacionais desde, pelo menos, 1925, concedendo-lhe o status de disciplina ora optativa ora obrigatória ora de conteúdo a ser abordado por outros componentes curriculares, explicita as lutas para construir o lugar de uma disciplina na educação formal. Presente no ensino secundário entre as décadas de 1920 e 1940, a Sociologia, em 2008, tornou-se disciplina obrigatória de todos os anos do ensino médio e passou a ser oferecida em todas as escolas do país. Nesse período, sociedades científicas, instituições de ensino superior, órgãos do poder público, pesquisadores e professores do ensino médio mobilizaram-se para garantir a consolidação da Sociologia como disciplina escolar. A criação ou ampliação de vagas nos cursos de formação de professores, a diversificação de livros didáticos, a crescente produção acadêmica relacionada ao tema foram alguns dos reflexos desse novo cenário. O presente projeto objetiva justamente atualizar os estudos sobre a formação de uma área científica em torno do ensino de Sociologia e sobre a história das Ciências Sociais na escola. Objetiva, ainda, contribuir para a reflexão sobre as práticas de ensino e o processo de aprendizagem da Sociologia. A investigação recorre à pesquisa bibliográfica e documental, bem como à coleta de dados em diários, planos de ensino e de aula e em outras formas de registro da atividade docente e discente. 

 

  • O que dizem os dados educacionais sobre os municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Coordenador: Ednei Luis Becher

Discentes: Alberto Mayer Remião

Resumo da Proposta: Este projeto visa investigar a realidade educacional dos municípios do litoral norte do Rio Grande do Sul retratada nos dados obtidos pelo Inep através do Saeb, do Enem e do Censo Escolar. Objetiva-se verificar se métricas e fatores descritos na bibliografia relacionada a avaliações em larga escala são verificáveis nos municípios da região. Além disso, deseja-se confrontar os dados destas diferentes fontes para buscar identificar fatores e aspectos eventualmente específicos dos municípios e/ou da região objeto do estudo. O estudo será quali-quantitativo, partindo de um levantamento bibliográfico que posteriormente será complementado com o desenvolvimento e implementação, através de softwares estatísticos, de algoritmos ou protocolos de análise que permitam descrever as redes de ensino da região e, dependendo dos resultados, tecer inferências a partir dos resultados encontrados. Considera-se esta investigação importante para o Campus pois este oferece o curso de Licenciatura em Matemática e não dispõe deste tipo de sistematização dos dados educacionais para aprofundar o conhecimento da região na qual atua e para a qual forma professores. Além disso, como as avaliação em larga escala tem se tornado referência para os gestores da área educacional mas os professores têm pouca familiaridade com a interpretação e análise deste tipo de dado, desenvolver este tipo de competência entre estudantes e professores formadores é importante para a qualificação da formação dos futuros profissionais egressos e para a integração do campus com a comunidade local. 

 

  • Análise e descrição de construções linguísticas usadas por alunos de Ensino Médio Integrado em textos escritos em aulas de Língua Portuguesa

Coordenadora: Isabel Cristina Tedesco Selistre

Resumo da Proposta: O tema deste projeto de investigação são as construções linguísticas usadas por alunos de Ensino Médio Integrado de Institutos Federais do Rio Grande do Sul, em textos escritos em aulas de Língua Portuguesa. A aula de Língua Portuguesa é composta por quatro pilares básicos: leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística. Se os dois primeiros receberam uma crescente atenção dos estudos em Linguística Aplicada nas últimas décadas, os dois últimos ainda apresentam lacunas significativas a serem preenchidas. O estudo aqui proposto visa a contribuir para as práticas de reflexão linguística, a partir da disponibilização de descrições linguísticas consistentes sobre os usos e dificuldades dos alunos nos textos do Corpus Tecem. Este estudo toma como base a perspectiva baseada no uso da Gramática Cognitiva, que considera uma visão simbólica da gramática, em que os elementos, as estruturas e os constructos utilizados para a descrição gramatical são significativos, assim como itens lexicais. O desenvolvimento do projeto prevê a utilização da Linguística de Corpus como opção metodológica para uma análise baseada no uso. A ferramenta Sketch Engine será utilizada para o trabalho com os dados. Ao fim da investigação, pretende-se apresentar um repertório de descrições linguisticamente embasadas que poderão servir de ponto de partida para a reflexão linguística nas aulas de língua portuguesa. 

 

  • O uso da calculadora no ensino de Matemática

Coordenador: Ednei Luis Becher

Discentes: Vanessa Karina Garofali e Jenifer Cassandra da Silva Oliveira

Resumo da Proposta: O presente trabalho trata-se de um levantamento e análise bibliográfica que visa investigar o uso da calculadora como recurso didático-pedagógico nas aulas de matemática do Ensino Fundamental e Médio. Para o desenvolvimento do trabalho serão analisadas as publicações dos anais dos Encontro Nacionais de Educação Matemática (ENEM) promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática(Sbem) desde 2010. No âmbito desta investigação serão pesquisadas as modalidades de Comunicação Científica e Relato de Experiência, tendo como termos de pesquisa e refinamento “calculadora” ou ‘máquina de calcular’. Na segunda etapa de análise serão lidos integralmente todos os trabalhos identificados, os quais estarão sujeitos a uma nova classificação que buscará agrupar os trabalhos a partir da forma como propõe o uso da calculadora, ou seja, apresentam um proposta de uso da calculadora com finalidade didática-pedagógica ou, o trabalho apenas concebe a calculadora com uma ferramenta auxiliar para os cálculos. Os dados serão sistematizados e analisados qualitativamente, examinando as implicações da utilização da calculadora no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. 

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EDITAL IFRS No 92/2018 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO 

  • Quais seriam os indicadores metodológicos para fins da elaboração/reformulação do PPC do TPG do IFRS em relação a importância do conceito relacionamento interpessoal?

Coordenadora: Claudia Simone Cordeiro Pelissoli 

 

  • Formação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo: alastramento da ideologia gerencialista e empresariamento da educação

Coordenadora: Catia Eli Gemelli 

 

  • DESLOCAMENTOS IDENTITÁRIOS NA NOVÍSSIMA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA: ALEXANDRA COELHO, PATRÍCIA PORTELA e NUNO CAMARNEIRO

Coordenadora: Andreia Scheeren 

 

  • Os agentes e instituições do campo da Informática brasileira: permanências e transformações (1958-1992)

Coordenador: Marcelo Vianna

 

  • Concepções sobre o currículo integrado do Proeja: um olhar para a Educação de Jovens e Adultos

Coordenador: Gabriel Silveira Pereira 

 

  • Desconstrução de conceitos: desafios no ensino de conceitos complexos de contabilidade

Coordenadora: Cintia Lisiane da Silva Renz 

 

  • POK – Pieces of Knowledge: uma Abordagem de Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseada em Flash Cards e Mapas Mentais

Coordenador: Augusto Weiand 

 

  • A CONCEPÇÃO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ÂMBITO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS OSÓRIO: ENTRE O PREVISTO E O VIVENCIADO PELOS ESTUDANTES

Coordenadora: Eloise Bocchese Garcez 

 

  • Institutos Federais como espaços de formação para o mundo do trabalho das juventudes contemporâneas

Coordenadora: Marinez Mauer

 

  • Integração: um passo na direção oposta a precarização do trabalho nos IFs

Coordenadora: Hylariane Rosa Ribeiro Artmann

 

  • Reconfigurações curriculares na perspectiva de temas: a relação com conhecimentos científicos na percepção de professores de Ensino de Ciências da Natureza

Coordenadora: Marinês Verônica Ferreira 

 

  • Os processos organizativos e de aprendizagem em empreendimentos solidários e a formação para gestão no IFRS

Coordenadora: Adriana Pancotto 

 

  • UM SIMULADOR ROBÓTICO PARA DESASTRES NATURAIS CONSIDERANDO DISTÚRBIOS AMBIENTAIS (Cópia) 25-03-2019

Coordenador: Marcelo Paravisi 

 

  • Projeto de Tradução de How Late It Was, How Late de James Kelman (1994) (Cópia) 02-03-2017 (Cópia) 29-03-2018 (Cópia) 28-03-2019

Coordenador: Luis Felipe Rhoden Freitas 

 

  • MODELO DE GESTÃO QUE PERMITA INTEGRAR OS ATORES DO CLUSTER DE TECNOLOGIA DA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS (Cópia) 01-04-2019

Coordenador: João Paulo Agostini 

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