Documentos
Indicação de voluntários
O voluntário é o discente que não recebe bolsa com recursos de fomento interno ou externo. A indicação de um ou mais estudantes voluntários deve ser realizada no início das atividades do estudante no projeto. Trata-se de um requisito exigido pela Instrução Normativa Proppi Nº 01/2020, exceto para projetos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) ou previstos em edital.
Os documentos necessários para a indicação estão disponíveis na Instrução Normativa Proppi 02/2020, que regulamenta o Programa Institucional de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Voluntário.
Na indicação do voluntário, o coordenador do projeto deve estar atento a carga horária semanal para a execução das atividades do voluntário, podendo ser de 4h, 8h, 12h, 16h ou 20h semanais. Ao encaminhar os documentos de indicação, o coordenador também deve enviar uma cópia do RG (com CPF) e atestado de matrícula do estudante voluntário.
Ao final das atividades do voluntário no projeto é necessário que seja preenchido o relatório final de atividades, conforme modelo e orientações disponíveis no edital em que o projeto está submetido.
Assim que o relatório for avaliado e aprovado pela CAGPPI do campus, o estudante ou coordenador do projeto deve solicitar a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Osório, atestado que comprove a participação do voluntário no projeto e carga horária dedicada.
Indicação de bolsistas
Os documentos relativos a bolsistas de projetos de Pesquisa e Inovação respondem aos editais específicos de Fomento Interno, CNPq e FAPERGS. Não deixe de consultar na aba editais em nosso site (caso do Fomento Interno) ou no site do IFRS (caso CNPq e FAPERGS), localizar o edital a qual se vincula o bolsista e atender os requisitos e procedimentos demandados.
Atestado de Frequência
O atestado é documento importante para comprovação da presença do bolsista nas atividades de um projeto. Seu envio pelo coordenador do projeto no prazo possibilita a Direção de Pesquisa autorizar o pagamento da bolsa relativa ao mês de atuação.
Modelo de Atestado de Frequência – Edital Nº 12/2020
Modelo de Atestado de Frequência – Edital Nº 14/2020
Os modelos foram adaptados para o formato digital, sendo enviado todos os meses de vigência da bolsa pela Direção de Pesquisa aos coordenadores de projetos, devendo ser preenchido de maneira on-line.
Regimento do Programa de Fomento à Pesquisa e à Inovação (Resolução Consup 09/2021)
O regimento de programa traz o regramento das atividades de Pesquisa e Inovação, incluindo deveres e direitos de bolsistas e coordenadores de projetos.
Mais informações encontram-se disponíveis na Resolução Nº 009/2021 do Consup
SIGAA – Módulo Pesquisa
A partir de 2021, o IFRS iniciou o processo de mudança do sistema de submissão de projetos. Para novos editais relativos a projetos de Pesquisa e Inovação, o sistema adotado será o SIGAA.
Guia para criação/atualização Currículo Lattes
Para os estudantes que se tornam voluntários ou bolsistas de projetos de pesquisa, é necessário criar ou manter atualizado seu Currículo Lattes. Trata-se de um currículo padrão utilizado nos meios acadêmicos para registro das atividades dos estudantes e pesquisadores. É nele que são informadas as participações em projetos e eventos científicos, publicações, cursos, etc.
> Para auxiliar a criação ou a atualização do currículo, disponibilizamos um tutorial com passo a passo através do Moodle do campus.
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> Dúvidas? Entre em contato com a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pelo e-mail pesquisa@osorio.ifrs.edu.br