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2021


Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

 

Submetidos em 2021:

 

Alimentação Saudável e Sustentável na Escola

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Neste curso aprenderemos sobre Alimentação Saudável, Desnutrição, Obesidade, Alimentos Industrializados e Alimentos Naturais, Segurança Alimentar e Nutricional e PNAE. O curso utiliza como base o material ‘Alimentação Saudável e Sustentável na Escola’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 8 unidades, totalizando 30 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’.

 

Bebidas: conceitos e tipos

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Neste curso aprenderemos os tipos de bebidas, suas características e processos de produção, incluindo: água, sucos, café, refrigerante, cerveja, vinho e outras mais. O curso utiliza como base o material ‘Tecnologia de Bebidas’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 8 unidades, totalizando 30 horas.

 

Confeitaria

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Neste curso conheceremos a história da confeitaria, os equipamentos e insumos necessários, e como fazer merengues, cremes, glacês, etc. O curso utiliza como base o material ‘Tecnologia de Panificação e Confeitaria’, produzido pelos professores Silvana Soares Brandão e Hércules de Lucena Lira, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é organizado em 1 unidade, totalizando 20 horas. Ao final da unidade, você terá um questionário de avaliação final. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% nesta avaliação final.

 

Gastronomia: história

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: O curso de formação continuada em ‘Gastronomia: história’, é do tipo massivo e aberto e tem duração de 20 horas. Nele o cursista irá conhecer sobre a história da gastronomia, a gastronomia no Brasil e de suas regiões. As aulas são compostas por leituras e links complementares. e um teste de conhecimentos, ao final do curso. Nível: Básico.

 

Gastronomia: eventos

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Aqui você conhecerá os mais diferentes tipos de eventos e suas características. O curso utiliza como base o material ‘Introdução à gastronomia’, produzido pela professora Vanessa Prestes Miessa, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 5 unidades, totalizando 25 horas. No texto disponível em cada unidade há links para materiais complementares, que podem não estar mais disponíveis. Para cada aula, você encontrará uma atividade de aprendizagem que auxiliará na reflexão sobre o conteúdo visto. Após realizar todas atividades de aprendizagem, uma avaliação final será disponibilizada.

 

Panificação

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Neste curso conheceremos toda a trajetória do trigo até o pão. Como funciona a fermentação e quais são os ingredientes e equipamentos utilizados na panificação. O curso utiliza como base o material ‘Tecnologia de Panificação e Confeitaria’, produzido pelos professores Silvana Soares Brandão e Hércules de Lucena Lira, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 5 unidades, totalizando 20 horas. As quatro primeiras unidades você verá os conceitos. Na quinta unidade, você terá um questionário de avaliação final. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% nesta avaliação final.

 

Eventos: tipos

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Aqui você conhecerá os mais diferentes tipos de eventos e suas características O curso utiliza como base o material ‘Introdução a Eventos’, produzido pela professora Marlene de Oliveira, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 8 unidades, totalizando 40 horas. No texto disponível em cada unidade há links para materiais complementares, que podem não estar mais disponíveis. Para cada aula, você encontrará uma atividade de aprendizagem que auxiliará na reflexão sobre o conteúdo visto. Após realizar todas atividades de aprendizagem, uma avaliação final será disponibilizada.

 

Eventos: conceitos

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: O curso visa apresentar os conceitos e classificações de eventos. Tem duração de 20 horas e está dividido em 2 unidades de aprendizagem e questionário avaliativo. Para obtenção do certificado, o estudante deverá ter aproveitamento igual ou superior a 60% . Utiliza como referência principal, o material de ”Introdução a Eventos’, produzido pela professora Marlene de Oliveira, para a Rede e-Tec Brasil.

 

Administração: fundamentos

Coordenação: João Paulo Agostini

Resumo da Proposta: Neste curso aprenderemosos fundamentos da administração: conceitos, processos e equipes. O curso utiliza como base o material ‘Fundamentos da Administração’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 3 unidades, totalizando 40 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’.

 

Marketing Público

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Neste curso aprenderemos os conceitos básicos administração, mix, características e planejamento do marketing no setor público. O curso utiliza como base o material ‘Marketing Público’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 8 unidades, totalizando 20 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’.

 

Planejamento Financeiro

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: Curso de nível básico que aborda o planejamento financeiro sob o ponto de vista empresarial. Tem duração de 30 horas, divididas em cinco unidades de aprendizagem, a saber: A decisão de investimento; A decisão de financiamento; Planejamento empresarial; Fluxo de caixa; Controle financeiro. Cada unidade apresenta atividades de aprendizagem que auxiliam na reflexão sobre os conteúdos abordados. Para obtenção de certificado, o estudante deverá ter aproveitamento de pelo menos 60% das respostas do questionário avaliativo. Como referencial básico, utiliza o material de ‘Planejamento Financeiro’, produzido pelo professor Francisco Rodrigues dos Santos, para a Rede e-Tec Brasil.

 

Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: O curso de Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos utiliza como base o material produzido pelo Professor José Barros da Silva, da CODAI-UFRPE, para a disciplina de Higiene e Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, da Rede e-Tec Brasil. O material está dividido em cinco aulas, e aborda a temática que envolve a produção de alimento seguro para quem o consome, especialmente, abordando os conceitos pertinentes ao assunto, os princípios e requisitos das BPF (Boas Práticas de Fabricação), a implantação do sistema APPCC (Análise de perigo e pontos críticos de controle) nas linhas de processamento de alimentos e a regulação e padronização da qualidade dos alimentos. Carga Horária do curso: 50 horas

 

Agências de Viagem e Turismo

Coordenação: Patricia Prochnow

Resumo da Proposta: A proposta objetiva ofertar o curso ‘Agências de Viagem e Turismo’ na modalidade a distância, totalmente online, de curta duração, do tipo aberto e massivo – no qual o cursista não precisa realizar inscrição em prazo certo ou passar por processo seletivo, entretanto ele terá prazo para conclusão do mesmo, de acordo com a turma em que ocorre a inscrição. Tem duração de 30 horas. aborda conceitos iniciais, agências de viagens e turismo, produtos e segmentação. Ao final do curso, o estudante estará qualificado para atuar no mercado de agenciamento de viagens e turismo.

 

Matemática em Diferentes Contextos: Informática, Cartografia, Biologia, Matemática e suas Provas

Coordenação: Aline Silva de Bona

Resumo da Proposta: O curso tem o objetivo de proporcionar diferentes aplicabilidades aos conceitos de Matemática explorados na Escola Básica, através de diferentes contextos, envolvendo mais de uma área do conhecimento além da Matemática. A modalidade do curso é a distância, do tipo MOOC, via plataforma do MOODLE da reitoria do IFRS, de curta duração – 40h, aberto ao público nacional, e com inscrição na hora, sem prazo definido, e não existe seleção, mas existe prazo para concluir o curso. O curso atende a exigências do IFRS na modalidade a distância e ao concluir poderá realizar os dois cursos que seguem em continuidade, ou apenas atuar mais qualificado ao mercado de trabalho, seja como professor ou como estudantes a partir de nível médio incompleto. O curso está organizado sob a metodologia de resolução de problemas que serão construídos por meio de descrições e vídeos, e a avaliação são reflexões, apontamentos e outras problematizações, que visam contribuir ao processo reflexivo do estudantes para a vida pessoal e profissional.

 

Matemática em Diferentes Contextos (2) : Educação Física, Biblioteconomia, Direito e Matemática Aplicada – Regra de Três. (3) Administração, Pedagogia, Procedimentos Técnicos

Coordenação: Aline Silva de Bona

Resumo da Proposta: O curso tem o objetivo de proporcionar diferentes aplicabilidades aos conceitos de Matemática explorados na Escola Básica, através de diferentes contextos, envolvendo mais de uma área do conhecimento além da Matemática. A modalidade do curso é a distância, do tipo MOOC, via plataforma do MOODLE da reitoria do IFRS, de curta duração – 40h, aberto ao público nacional, e com inscrição na hora, sem prazo definido, e não existe seleção, mas existe prazo para concluir o curso. O curso atende a exigências do IFRS na modalidade a distância e ao concluir poderá realizar os dois cursos que seguem em continuidade, ou apenas atuar mais qualificado ao mercado de trabalho, seja como professor ou como estudantes a partir de nível médio incompleto. O curso está organizado sob a metodologia de resolução de problemas que serão construídos por meio de descrições e vídeos, e a avaliação são reflexões, apontamentos e outras problematizações, que visam contribuir ao processo reflexivo do estudantes para a vida pessoal e profissional. Composto por 3 módulos, sendo esse o segundo e terceiro. Em resumo: As áreas envolvidas no primeiro módulo do curso (já aberto) foram Informática, Cartografia e Biologia, e nesse módulo 2: Educação Física, Biblioteconomia, Direito e Matemática Aplicada – Regras de Três, e módulo 3: Administração, Pedagogia, Procedimentos Técnicos.

 

Filosofia II

Coordenação: Kathlen Luana de Oliveira

Resumo da Proposta: Neste curso são trazidos conceitos sobre filosofia e trajetória, sociedade, globalização e mundo. O curso utiliza como base o material ‘Filosofia 2’, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é organizado em 3 unidades, totalizando 40 horas.

 

(Programa) WikiEscolas

Coordenação: Bruna Flor da Rosa

2021 Discentes: Eduardo Colissi Wiceskoski, Inaê de Borba Rosa

Resumo da Proposta: Na contemporaneidade a comunicação propiciada por dispositivos móveis conectados à Internet é rápida e veloz, descentralizada e não hierárquica. Essa forma mais fluida de comunicar aos poucos altera também o modo como os sujeitos buscam a informação, como organizam suas rotinas e até como aprendem. Tais formas de se comunicar baseiam-se especialmente no compartilhamento e na colaboração entre os interagentes. Para aproveitar as características específicas dos modos de se comunicar contemporâneo é importante pensar institucionalmente em formas de comunicação estratégicas entre o IFRS com a Comunidade e entre as próprias escolas, visando a ampliação e a divulgação das informações para além das paredes e muros em que são produzidos. Pensando nas potencialidades descritas e valendo-se da colaboração e compartilhamento emergentes das práticas comunicacionais da cibercultura, o programa WikiEscolas propõe o mapeamento colaborativo de estabelecimentos escolares da Educação Básica e o compartilhamento de informações sobre elas, criando em sentido ampliado um espaço de interações entre escola, universidade e comunidade. Para tanto, será desenvolvida uma aplicação web afim de realizar o mapeamento digital, de forma colaborativa.

 

I Seminário do PIBID do IFRS – Campus Osório: Partilhando Práticas

Coordenação: Ednei Luis Becher

Discentes: Giulia Gonçalves da Silva, Kelli Lessa de Souza

Resumo da Proposta: O evento proposto visa oportunizar um espaço de trocas entre estudantes participantes do programa PIBID entre eles mas também com profissionais que já atuam nas redes de ensino. Acredita-se que tal iniciativa possa dar visibilidade e contribuir para consolidação institucional do programa, ampliando os canais de diálogo entre as redes de ensino da região a instituição formadora. O evento acontecerá remotamente, em virtude da situação da pandemia, através do uso da plataforma Google Meet.

 

Em cartaz: o teatro no palco virtual

Coordenação: Agnes Schmeling

Discentes: Gabriela Bocchese Garcez, Théo Petró dos Santos, João Marcelo Gigante de Brum

Resumo da Proposta: O Projeto ‘Em cartaz: o teatro no palco virtual’ é uma ação de extensão e busca oferecer oficinas teatrais online, com enfoque na atuação, escrita e produção, para jovens (entre 14 e 16 anos de idade) da comunidade externa. Almejando suprir a demanda pelo ensino das Artes/teatro na Educação Básica, serão desenvolvidas duas grandes ações ao longo do projeto: a primeira sendo a criação do Coletivo de Roteiro, visando a formação de um coletivo de estudantes que receberão oficinas na área dramatúrgica (narrativas clássicas, modernas e contemporâneas) e, a segunda ação será aulas de atuação baseadas em autores do teatro (Constantin Stanislavsky, Lee Strasberg, Stella Adler, Sanford Meisner) que incentivam o estudante a ampliar sua manipulação corporal, expressão vocal, improvisação, planos de atuação, criatividade, entre outros. Os participantes do Coletivo poderão colocar em prática os conteúdos aprendidos na elaboração do roteiro e na produção de uma áudio novela de seis a mais episódios e, os participantes das aulas de atuação poderão aplicar os conceitos na escrita e atuação das Esquetes de Propagandas Performativas, ação que tem por objetivo criar uma série de vídeos engraçados, criativos e cativantes. As aulas acontecem de forma online semanalmente, ministradas por um profissional da área e coordenado pela professora Agnes Schmeling. Os resultados serão exibidos em meios de comunicação digitais com ampla divulgação, potencializando a linguagem artística do teatro não só a comunidade escolar, mas também a população do Litoral Norte Gaúcho incentivando o consumo de arte virtual.

 

Oficinas de Instrumentos Musicais (2021-2022)

Coordenação: Agnes Schmeling

2021 Discentes: Laura da Rosa de Miranda, Bernardo Gomes de Jesus

2022 Discentes: Isabella de Oliveira, Manuela Krauss

Resumo da Proposta: As oficinas de instrumento musical, voltadas para a comunidade externa, estão vinculadas ao Programa ‘Música no IFRS, campus Osório’. Tem como principal objetivo oportunizar aos participantes o contato com um instrumento musical, a aprendizagem do mesmo e a musicalização. As oficinas são práticas musicais individuais e ou coletivas, na qual cada participante opta pela aprendizagem de um ou mais instrumentos musicais. Ocorrem semanalmente por encontros remotos de 1hora cada e serão conduzidos pela professora de música e pelos bolsistas do projeto (bolsistas PIBEX e ou estudantes voluntários) que têm diferentes habilidades musicais (violonistas, tecladistas, guitarristas, percussionistas, flautistas, entre outras possibilidades). Cada modalidade prevê uma carga horária de 20 horas semestrais com certificação com no mínimo 75% de presença, desenvolvidos de forma remota (e ou presencial), de julho a dezembro de 2021 e de fevereiro a dezembro de 2022. Ofertar o acesso, o contato, a troca, o aprendizado, tem sido meta deste projeto desenvolvendo assim também a criatividade, a reflexão, o bem estar e o gosto pela música.

 

Espaço Cultura & Tertulias

Coordenação: Agnes Schmeling

Discentes: Bianca Dutra Guidoni, Milena da Silveira Henkel

Resumo da Proposta: Espaço Cultura é um projeto de extensão do IFRS, campus Osório que visa promover e oportunizar apresentações artístico culturais (música, teatro, dança, literatura, poesia, artes visuais, fotografia, cinema, entre outras expressões artísticas) e trocas artísticas diversas para com a comunidade em geral. Atualmente vinculado ao projeto Tertúlias da UFRGS/litoral norte que promove debates e reflexões sobre questões pedagógico-educacionais, filosóficas, geográficas, ambientais, culturais, literárias, históricas, entre outras, promovendo assim efetiva integração entre comunidade e instituições federais, vê-se organizando e preparando as apresentações artísticas que comporão as lives do projeto referido e interagindo com as ações propostas. As apresentações ocorrem duas vezes por mês e estima-se atingir a um público externo de mais de 3000 pessoas além de promover a cultura e a integração do IFRS com a comunidade externa. Vinculado ao Programa Música no campus Osório, é coordenado pela servidora Agnes Schmeling e desenvolvido por um bolsista PIBEX .

 

Flautasoar

Coordenação: Agnes Schmeling

2021 Discentes: Letícia Maria Gomes da Silva

2022 Discentes: Jean Victor Santos Caetano

Resumo da Proposta: O projeto Flautasoar são oficinas de flauta doce, ofertadas à comunidade externa, principalmente a comunidade de Maquiné e Osório (por meio da Associação Educa Hoje e da prefeitura municipal de Maquiné). Estão vinculadas ao Programa ‘Música no IFRS, campus Osório’ e tem como principal objetivo oportunizar aos participantes o contato com o instrumento musical, a aprendizagem do mesmo e a musicalização. As oficinas são práticas musicais individuais e ou coletivas, ocorrem semanalmente por encontros remotos de 1 hora cada, com início em julho de 2021 e término em dezembro, sendo desenvolvidos pela professora de música do IFRS, campus Osório e pelo(s) bolsista(s) do projeto. Com uma carga horária de 20 horas, com presença mínima de 75%, tem certificação para os participantes. Ofertar o diálogo com a comunidade externa por meio de instituições parceiras, acesso a Arte e Cultura, a troca de experiências educativo-culturais, o ensino-aprendizado musical e a efetivação da lei n°13.278/16 são metas deste projeto além de propiciar o desenvolvimento da criatividade, da sensibilização, da reflexão crítica, do bem estar e do gosto pela música dos participantes e da comunidade que os rodeia.

 

Lincando Culturas

Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer

2021 Discentes: Luis Rodrigo Pereira Cardoso, Tcharles Fernando Rodrigues

2022 Discentes: Laura da Rosa de Miranda, Camila da Cunha dos Santos

Resumo da Proposta: A partir da constatação por parte da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude do município de Osório da precariedade da divulgação das programações artísticas, científicas e culturais na cidade, foi demandado ao câmpus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) o desenvolvimento de um aplicativo que promova gratuitamente e de maneira colaborativa a agenda cultural da cidade. A partir de uma série de reuniões entre pesquisadores e a prefeitura, decidiu-se pelo desenvolvimento de uma aplicação web que trará uma série de benefícios para a economia da cultura da cidade, indo além da divulgação inicialmente solicitada e dinamizando a circulação de bens artísticos, científicos e culturais e subsidiando os promotores culturais de informações e estatísticas em seus planejamentos. Assim, artistas, trabalhadores da cultura e empresários da cultura poderão se conectar por um sistema gratuito na internet que contribuirá com seus planejamentos e desenvolvimentos, bem como com a divulgação para a população de seus trabalhos.

 

Conhecer para pertencer: turismo pedagógico em Osório/RS

Coordenação: Bianca Pugen – Márcio Rogério Olivato Pozzer

2021 Discentes: Mariana Machado Da Silva

Resumo da Proposta: O projeto prevê a formatação de roteiros turísticos pedagógicos e temáticos em Osório, para que sejam ofertados à estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio do município. Cada roteiro, apesar de ser organizado com alguma ênfase em determinada área, irá contemplar todos os âmbitos possíveis, com a finalidade de tornar a visitação mais interdisciplinar possível. Os roteiros serão conduzidos por Guias de Turismo e haverá encenações ao longo do trajeto, feitas por grupos teatrais do município, a fim de tornar o roteiro lúdico, atraente, dinâmico, agradável e educativo. O trabalho com turismo pedagógico objetiva promover a sensibilização da comunidade acerca se questões sobre patrimônio e cidadania, uma vez que, reconhecendo com olhar de visitante o próprio lugar que habita, o sujeito pode aprofundar seus conhecimentos sobre este lugar, valorizá-lo e aprender a preservá-lo.

 

(Programa) As memórias de uma instituição por meio de sua comunidade – o Núcleo de Memória IFRS Campus Osório

Coordenação: Marcelo Vianna

Discentes: Amanda Mesquita Goldani

Resumo da Proposta: O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Osório, instituído por ocasião das comemorações de dez anos de funcionamento do referido campus (2020), tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. Entre as ações previstas, encontram-se a prospecção, organização e realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, especialmente aqueles que atuaram em seus primeiros anos, assim como membros da comunidade que tiveram participação em sua instalação. Da mesma forma, serão realizados encontros virtuais, organizados por temáticas de interesse e por segmentos (egressos do Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, técnicos, docentes e demais membros da comunidade). Tais iniciativas oportunizam apreender as memórias de indivíduos que atuaram em nosso campus, permitindo conhecer mais sobre suas experiências e suas percepções sobre o espaço escolar, a formação escolar adquirida, as relações sociais estabelecidas, entre outros elementos que constituem a trajetória dos entrevistados. Também será dada continuidade à organização da documentação de interesse histórico do IFRS Campus Osório, especialmente seu acervo fotográfico, o que irá subsidiar novas pesquisas sobre a instituição. Em linhas gerais, o NuMem visa constituir um espaço de memória sobre a instituição e seus agentes sociais, permitindo reunir fontes para pesquisas e ações de Ensino e Extensão em História, Educação e demais áreas afins. Espera-se que o NuMem se torne um importante local de referências à comunidade escolar, de modo a compreender a efetividade das políticas institucionais dos Institutos Federais, como seu papel de transformação social através do ensino público, gratuito e de qualidade.

 

STEM Geek – 6 th

Coordenação: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Marianna Venturini de Toledo, Klaus Saraiva Kaiser

Resumo da Proposta: O projeto intitulado STEM Geek 6ª edição tem como objetivo principal instigar os estudantes do ensino médio e fundamental da cidade de Osório e de cidades próximas a vivenciarem praticas voltadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Durante o projeto serão realizados práticas, onde os estudantes poderão vivenciar a aprendizagem ativa. Ao final do projeto espera-se que cada estudante tenha despertado para a ciência do seu cotidiano.A iniciação científica na Educação Básica apresenta-se como um complemento educacional sendo considerada uma atividade de extrema importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e de poder vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. O projeto intitulado STEM Geek 6ª edição tem como objetivo principal instigar os estudantes do ensino médio e fundamental do Litoral Norte gaúcho a vivenciarem praticas voltadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Durante o projeto serão realizados práticas onde os estudantes poderão vivenciar a aprendizagem ativa. Ao final do projeto espera-se que cada estudante tenha despertado para a ciência do seu cotidiano. A ideia é realizar as oficinas no Laboratório de Ciências do campus Osório. Caso persista a pandemia, ocorrerá em formato on-line, como foi feito em 2020, onde a cozinha da residência dos participantes se ‘transformou’ no laboratório para as práticas STEM. Sempre com experimentos de baixo custo para que possam realizados na própria residência do estudante.

 

Literatura em Vídeo

Coordenação: Dudlei Floriano de Oliveira

Discentes: Maria Fernanda Cwik dos Santos

Resumo da Proposta: Realização de ações com palestras e debates que versem sobre a literatura e sua relação com outras linguagens e expressões artísticas, como o cinema.

 

Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório

Coordenação: Marla Heckler

2021 Discentes: Giovana Vargas Martins, Isabella de Oliveira, ARTHUR FERREIRA STEDILE

Resumo da Proposta: O Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório visa oferecer um espaço extraclasse para que alunos do Ensino Básico possam discutir Ciências usando como fio condutor a Astronomia. A Astronomia além de ser uma ciência interdisciplinar atrai a atenção e desperta a curiosidade do público em geral, inclusive dos jovens, que são os alunos matriculados no Ensino Básico regular. Sendo por esse motivo considerada na literatura como uma ferramenta valiosa para estimular o interesse pela Ciências (Física, Química e Biologia e também da Matemática), melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Os participantes do Clube serão estimulados a desenvolver um projeto ao longo do ano em uma temática de seu interesse, construir aparatos experimentais de baixo custo para observar e entender fenômenos astronômicos e a participar de campanhas nacionais e internacionais de educação em Astronomia tais como a busca de asteroides, observação remota de objetos celestes e as olimpíadas de conhecimento. Serão realizados oficinas para discussão de assuntos previamente selecionados e relacionados a Astronomia utilizando, principalmente, atividades investigativas mão na massa. Espera-se com esse projeto promover o processo de ensino e aprendizagem significativo, oportunizar o acesso e discussão de descobertas científicas recentes e despertar o gosto dos jovens pelas Ciências e, em especial, de Física.

 

IFMUNdi: produzindo conhecimento e promovendo debates no IFRS

Coordenação: Roberta dos Reis Neuhold

2021 Discentes: Giulia Marques Alves, Melissa dos Santos Rios, Victor de Lucena Santos, Vitoria Nunes Pacheco

Resumo da Proposta: Inspirado nos Modelos das Nações Unidas (MUNs), o projeto ‘IFmundi: produzindo conhecimento e promovendo debates’ reúne estudantes secundaristas que representam Estados membro da ONU, parlamentares e jornalistas em simulações, promovidas pelo projeto, de assembleias, reuniões, cúpulas e conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Poder Legislativo brasileiro, sobre problemáticas globais e regionais. O IFMUNdi parte da ideia de que o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo leva o estudante a desenvolver habilidades de leitura da realidade e reflexão sobre os rumos da sociedade. Os fóruns de debates, nas diferentes escalas, destacam temas associados a questões humanitárias, políticas, sociais, ambientais e econômicas que atingem diferentes povos. Com a pandemia da Covid-19 e o impedimento de encontros presenciais, o IFMUNdi passou a realizar simulações e oficinas preparatórias de forma remota, conseguindo ampliar seu público, anteriormente restrito ao Campus Osório do IFRS, para estudantes de todo o Brasil. Na edição de 2021, será mantido o mesmo formato, possibilitando a interlocução com realidades diversas. Durante o projeto, o secretariado – equipe de bolsistas e coordenadora – preparam materiais didáticos para facilitar a participação dos inscritos nas simulações, além de promoverem oficinas preparatórias – com palestras e mesas redondas – sobre as temáticas e órgãos simulados. Nessa edição, serão promovidas duas simulações – uma da ONU e outra do parlamento brasileiro – além de dois encontros formativos, todos eventos no formato on-line.

 

Formação em práticas de economia solidária

Coordenação: Isabel Cristina Tedesco Selistre

2021 Discentes: Scheila Almeida de Borba

Resumo da Proposta: A Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários (IRES), formada em 2017 no IFRS Campus Osório, é um programa interdisciplinar de produção de conhecimento e tecnologias que visa contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho, especialmente atendendo as necessidades das organizações cooperativas da região. Este projeto propõe-se a colaborar com a formação dos associados à COOMAFITT – Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas através da elaboração e disponibilização de um curso online que abranja os principais tópicos pertinentes ao tema “economia solidária”. Para alcançar tal objetivo, primeiramente, definiremos o perfil do nosso usuário; na sequência, será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o conteúdo a ser abordado; em seguida, o material coletado será revisado e organizado em módulos considerando as características dos cooperados alvo; por fim, o curso será disponibilizado através da plataforma Moodle.

 

Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM

Coordenação: Saulo Antônio Gomes Filho

2021 Discentes: Ketlin Luciana de Carvalho Garcia

Resumo da Proposta: O projeto “Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM” é uma replicação/continuação do Projeto homônimo realizado desde 2016. O projeto prevê oficinas para alunos do último ano do Ensino Médio Integrado e das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do Litoral Norte Gaúcho. O foco das oficinas será a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, visando não apenas a preparação de conteúdos técnicos sobre a prova, mas também, sobre a construção histórica desta, as diretrizes epistemológicas adotadas e a compreensão preliminar que os alunos têm dessas questões. O eixo da extensão constitui o cerne do projeto, visto que o seu objetivo principal é a abertura das oficinas para alunos externos ao IFRS, Campus Osório. As oficinas serão ministradas semanalmente em conjunto pelos docentes da área de Ciências da Natureza envolvidos, com o auxílio do aluno-bolsista. O objetivo do projeto é não apenas apresentar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aos participantes e discutí-la, mas também – e principalmente –, através da reflexão sobre a constituição da prova e de sua análise crítica, evidenciar a importância da leitura reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade em que estão inseridos. Em virtude das condições atuais causadas pela pandemia, as oficinas serão realizadas por meio remoto, com utilização de ferramentas como google meet.

 

Uma introdução à Organização das Nações Unidas para atuar em simulações acadêmicas e escolares (MUNs)

Coordenação: Roberta dos Reis Neuhold

Resumo da Proposta: O curso de extensão ‘Uma introdução à Organização das Nações Unidas para atuar em simulações acadêmicas e escolares (MUNs)’ surge no contexto da pandemia da covid-19 como uma alternativa para viabilizar a participação de estudantes externos ao IFRS nas simulações promovidas pelo ensino ‘IFMUNdi: produzindo debates, promovendo conhecimento’. Por meio desse projeto, que entrará em sua 5a edição em 2021, são organizados fóruns inspirados nos Modelos das Nações Unidas (MUNs), nos quais estudantes representam senadores ou diplomatas em sessões de debate. Nos dois últimos anos, devido à pandemia, as simulações vêm ocorrendo de maneira virtual, o que torna tangível que estudantes de diferentes municípios atuem nelas. O curso, hospedado na plataforma Moodle, além de promover a qualificação dos participantes para a atuação em simulações das Nações Unidas, objetiva disseminar o conhecimento acerca da Organização Nações Unidas (ONU), discorrendo também acerca de temáticas como os direitos humanos, podendo abarcar interessados em geral que não participarão das simulações. Para tanto, foram elaborados materiais dinâmicos e acessíveis – por exemplo, vídeos ilustrados e organogramas. Conclui-se que o curso é relevante por promover a difusão de conhecimentos gerais, exercitando a participação cidadã, bem como a interlocução entre teoria e prática.

 

ORIGENS

Coordenação: Alessandro Aquino Bucussi

Resumo da Proposta: Este projeto de extensão apresenta uma introdução ao estudo da Grande História, tratando das origens do Universo, da Terra, da Vida e da Humanidade. Essa abordagem é feita usando diferentes escalas de tempo e pretende apresentar o que há de mais atual no conhecimento científico e cultural sobre o assunto. Envolve uma abordagem interdisciplinar, desenvolvida de forma a se estabelecer com os professores colaboradores um processo de construção participativa da forma como a proposta deverá ser implementada. Neste segundo semestre de 2021 a ação será implementada em duas escolas estaduais parceiras, localizadas no litoral norte do Rio Grande do Sul. Adaptaremos a ação de extensão ao contexto escolar de ensino remoto, utilizando-se para isso a plataforma Classroom, utilizada pelos estudantes das escolas estaduais. Pretendemos, com isso, despertar tanto a atenção dos estudantes para a temática, quanto preparar os professores para que possam repensar a forma como estruturam o currículo escolar, principalmente no que se refere ao ensino de ciências. Paralelamente a essa implementação será criado um curso MOOC (massive online open course) sobre a Grande História para ser disponibilizado via plataforma Moodle no site de cursos à distância do IFRS, dando maior abrangência ainda à divulgação da temática.

 

Ciclo de Colóquios do GPEMatE 2021

Coordenação: Ednei Luis Becher

Resumo da Proposta: Este projeto propõe a realização de quatro encontros (colóquios) que acontecerão ao longo do ano de 2021. Os encontros versarão sobre temas relacionados a complementação da formação inicial dos estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Campus Osório do IFRS e também relacionados a formação continuada de professores das redes públicas e privadas de ensino, pois deseja-se através desta iniciativa aproximar os estudantes da realidade da escola atual e, desta forma, viabilizar e levantar possíveis problemas de pesquisa que possam ser desenvolvidas pelos participantes do grupo GPEMatE. A certificação acontecerá no final dos 4 encontros e totalizará 8 horas para aqueles que tenham participado de todos os encontros que ocorrerão de forma virtual através do uso da plataforma Google Meet, tendo periodicidade bimestral e iniciando no mês de maio. As inscrições acontecerão através do endereço de e-mail do grupo de pesquisa ou de formulário eletrônico que terá seu link incluído no material de divulgação.

 

Obmep Na Escola – Uma preparação para as Olimpíadas de Matemática (OBMEP em Casa)

Coordenação: Josias Neubert Savóis

Resumo da Proposta: Realizar atividades de resolução de problemas de matemática com foco exclusivo na preparação dos alunos para a participação nas olimpíadas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e no concurso internacional Canguru da Matemática. As atividades serão desenvolvidas de forma remota com alunos do ensino médio e ensino fundamental (8º e 9º anos) de escolas do município de Osório ou da região. Durante o desenvolvimento serão abordados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual, além de reforçar os conteúdos mais abordados pela OBMEP. Será utilizado como material de apoio, provas das olimpíadas de matemática anteriores e demais materiais disponibilizados no site da OBMEP. O IMPA e a SBM fornecem apostilas para os alunos participantes do projeto Obmep na Escola, material este que pode ser acessado (baixado) livremente nos sites relacionados à OBMEP, fato este que facilita muito o desenvolvimento do projeto de forma remota.

 

Aula Inaugural Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Resumo da Proposta: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional do IFRS-Campus Osório, cujo funcionamento iniciou em 2014, costumeiramente oferece uma Aula Inaugural acerca de tema relevante para a área da Educação. Este ano, a aula desenvolve-se sobre o tema da inclusão e irá intitular-se ‘Incluir é Sinônimo de Dignidade Humana’, contando com a fala do Prof. Gustavo Maurício Estêvão de Azevedo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Compreendeu-se que a oferta de uma aula ocorrida em formato online viabilizaria a assistência de diferentes pessoas, logo, decidiu-se abrir inscrições para estudantes de outros cursos do IFRS, bem como para a comunidade externa, notadamente docentes e pessoas que atuam na área da Educação Inclusiva.

 

Eventos no pós-pandemia: reinventar é preciso

Coordenação: Bianca Pugen

Resumo da Proposta: Trata-se de uma atividade prática integrada entre os componentes do primeiro semestre do curso Técnico Subsequente em Eventos. Esta ação curricular envolve os 7 componentes do curso e visa proporcionar aos estudantes espaço de aplicação das teorias discutidas ao longo do semestre, nos diferentes componentes. A atividade consiste no planejamento e organização de um evento digital, destinado a estudantes e profissionais da área de Eventos, para que possam refletir e discutir os desafios enfrentados pelo setor de Eventos, bem como as possibilidades de retomada futura. Ocorrerá na plataforma Google Meet, com certificação para os participantes.

 

ProjEx: Projeto de Pesquisa/Extensão Exponencial

Coordenação: Alessandro Aquino Bucussi

Resumo da Proposta: Trata-se de um Produto Educacional desenvolvido no ProfEPT enquanto resultado da pesquisa de dissertação de mestrado do aluno Marcos Dias Mathies do IFRS – Campus Porto Alegre denominada “A exponencialidade tecnológica e as novas demandas do mundo do trabalho: uma proposta à EPT” realizada no IFRS – Campus Osório O produto educacional apresenta a proposta de um curso de formação que se constitui de um esforço de atualização dos docentes da rede federal acerca da 4ª revolução industrial e demais temas relativos à ExponencialidadeTecnológica que está revolucionando as estruturas econômico-sociais dos arranjos produtivos a nível local, e global com base no empreendedorismo digital (startups). Visando problematizar as novas demandas do mundo do trabalho e a relação da da EPT frente a esta conjuntura, o curso irá abordar os principais aspectos teóricos e práticos da Exponencialidade Tecnológica no âmbito da EPT.

 

V Semana de Letras

Coordenação: Mateus da Rosa Pereira

Resumo da Proposta: O presente projeto apresenta a proposta de realização do quinto evento do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Osório. Intitulado “V Semana de Letras”, o evento pretende oferecer aos acadêmicos das áreas de Letras e Humanidades e também ao público externo atividades que apresentem discussões frutíferas acerca da temática definida – ensino de língua e literatura. Serão realizadas atividades acadêmicas com oficinas, palestras e debates. Além disso, também serão realizadas atividades culturais ao longo dos três dias de evento, a ser realizado em novembro de 2021, no formato remoto.

 

Roda de Conversa sobre Gênero

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Resumo da Proposta: O Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade promove eventos que visam constituir espaços de reflexão. Neste encontro, pretende-se, por meio da palestra de Gislaine Gabriele Saueressig e de Marlise Sozio Vitcel, refletir sobre as experiências do NUGED do IF-Sul e realizar um intercâmbio entre dois núcleos de dois Institutos Federais do Rio Grande do Sul.

 

VI Encontro de Libras e III Seminário de Educação Especial Inclusiva do Litoral Norte: Políticas e Práticas

Coordenação: Lidiane Barreto Alves Zwick

Resumo da Proposta: Desde 2016 é ofertado o Encontro de Libras do Litoral Norte para estudantes de Libras, comunidade surda, familiares e amigos de surdos, bem como demais interessados. A proposta do evento iniciou para implementar ações que viessem a fomentar reflexões e formações considerando-se as competências do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS Campus Osório. Assim, criou-se um espaço de diálogos e formações, a partir da intenção entre duas instituições, o IFRS – Campus Osório e o Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). Para o ano de 2021, devido a situação de pandemia, pretende-se ofertar este seminário através de lives para a comunidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. O ‘VI Encontro de Libras e III Seminário de Educação Especial Inclusiva do Litoral Norte: Políticas e Práticas’, o qual ocorrerá em duas noites com duração de 2h cada encontro. Em cada noite a comunidade irá dialogar com professoras Mestres ou Doutoras sobre pesquisas com temas relacionados a: Inclusão, Surdez ou Libras. Como as lives serão transmitidas no YouTube, o evento poderá ter uma abrangência maior com público de diferentes localidades do Brasil.

 

Oficinas de cinema

Coordenação: Flávia Santos Twardowski Pinto

Resumo da Proposta: Desde o começo da pandemia, filmes passaram a ser majoritariamente consumidos através de plataformas de streaming, fato que se destaca entre estudantes em ensino remoto. O conteúdo dessas plataformas é sugerido por meio de algoritmos de engajamento que favorecem a baixa diversidade de títulos, priorizando obras estrangeiras, o que acarreta no não cumprimento do Art. 26º, 8§ da Lei 13.006 de 2014, o qual prevê o acesso a filmes nacionais como parte da formação pedagógica escolar. Assim, este projeto objetiva ampliar a visão da linguagem cinematográfica para que os estudantes diversifiquem o seu consumo, assistindo a mais produções nacionais. Para tanto serão realizadas oficinas para que sejam espaços de discussão sobre o tema. Dessa forma, espera-se introduzir a historiografia do cinema brasileiro, para que os estudantes diversifiquem o seu consumo.

 

O ensino de Língua Inglesa na prática: micropráticas de ensino de inglês para a comunidade

Coordenação: Rafaela Fetzner Drey

Resumo da Proposta: A presente proposta constitui-se como um projeto de extensão curricularizado vinculado à disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Inglês do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês do campus Osório. Ao longo da disciplina, serão discutidas metodologias e abordagens para o ensino de língua inglesa na escola básica atual, e também serão preparadas atividades de língua inglesa que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas e que podem ser aplicadas tanto a alunos de ensino fundamental quanto de ensino médio. Visando proporcionar aos alunos experiências práticas de ensino de língua inglesa e também oferecer novas perspectivas de estudo da língua estrangeira aos alunos de escolas públicas da comunidade, serão preparadas atividades específicas de língua inglesa que serão ministradas pelos alunos-professores licenciandos ao longo de oficinas realizadas em escolas públicas municipais e estaduais do município de Osório. Ao término das oficinas, os alunos-professores irão produzir relatórios de experiência da microprática de ensino, compartilhando suas práticas em grupo para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira na escola atual.

 

Semana Acadêmica do ADS 2021

Coordenação: Bruno Chagas Alves Fernandes

Resumo da Proposta: O evento Semana Acadêmica do ADS é composto de atividades que buscam trazer para o Campus Osório do IFRS reflexões contemporâneas, experiências e práticas de profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para interação com a comunidade acadêmica e empreendedores da região. As palestras buscam aproximar reflexões e situações vivenciadas por gestores/as, pesquisadores e profissionais. O evento contará com as seguintes palestras: 08 nov | 20h – Testes em Software: habilidade que apoia todas as pessoas em tecnologia. Como está sua habilidade em testes? Palestrante: Daniel Wildt (Sócio e Mentor na Wildtech, Blogger/Youtuber no danielwildt.com, Sócio e Diretor na uMov.me). 10 nov | 19h30 – A ciência no dia a dia. Palestrante: Flávia Twardowski (Professora do IFRS – Campus Osório). 11 nov | 20h – Mercado de TI – Dicas de como iniciar a sua carreira na área. Palestrante: Jenifer Costa (Team Lead na SAP). O evento oferecerá certificado aos participantes e aos organizadores.

 

ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional

Coordenação: Marcelo Paravisi

2022 Discentes: BIANCA DUTRA GUIDONI, YURI AGLIARDI CIFUENTES, THÔMAS XIMENDES ROMERO, JÉSSICA GELSDORF

Resumo da Proposta: Por meio do presente projeto serão desenvolvidos cursos de programação aplicada à robótica, tendo como público alvo estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre e dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Além disso, serão ofertadas capacitações para os professores que atuam diretamente com nosso público alvo, com o intuito de aproximar esses educadores à essas tecnologias e que se tornem disseminadores das mesmas em suas escolas. Logo, com a capacitação dos professores e formação destes estudantes, pode-se pensar em novos projetos a serem criados, não apenas pelo IFRS , mas também pela comunidade. Uma vez que os ambientes de inovação tecnológica ficarão mais conhecidos, e que mais membros dessas comunidades saberão que eles podem usufruir desses espaços para o desenvolvimento de novos produtos e protótipos baseados nas tecnologias da indústria 4.0. Do ponto de vista das ações internas ao IFRS, serão selecionados estudantes do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio ou do curso técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio, e também do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou do curso superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, para atuarem como bolsistas do projeto. Eles irão auxiliar os professores extensionistas no atendimento dos participantes dos cursos. Para isso, antes do início dos cursos, esses bolsistas passarão por treinamentos de forma a compreender a metodologia a ser utilizada no projeto, bem como os recursos tecnológicos que serão utilizados.

 

Educação Matemática: da alfabetização até o pensamento computacional

Coordenação: Aline Silva de Bona

Resumo da Proposta: O curso de formação docente para as professoras da educação infantil, dos anos iniciais até o quinto ano do ensino fundamental, objetiva colaborar com a alfabetização e letramento da matemática, desde a problematização até a metodologia do pensamento computacional. Através de leituras, estudos, e interações por email, num primeiro momento, depois uma busca por uma prática inovadora e fundamentada matematicamente. Em seguida encontro sincrono, com reflexões e refinamentos, depois um momento de oficina e compartilhar aprendizados presencial, com todos os protocolos de segurança. A proposta de formação está ancorada em dois projetos de pesquisa em desenvolvimento sobre o livros didático de matemática e o pensamento computacional, com seus múltiplos contextos para mobilizar o aprendizado de matemática, do professor -pedagógio ao estudante. Ao final, pretende-se convidar as professores para fazerem outros cursos e incentivar a produção científica das práticas vividas nesse curso. Contribuindo assim com a educação matemática da região, pois muitas professores atuam em diferentes segmentos (público e privado) e em mais de um municípo, de forma que cada uma propague o aprendido nesse curso.

 

Semana Acadêmica Integrada Tecnologia em Processos Gerenciais Técnico em Administração Subsequente

Coordenação: Catia Eli Gemelli

Resumo da Proposta: A Semana Acadêmica Integrada Tecnologia em Processos Gerenciais e Técnico em Administração Subsequente é uma proposta das coordenações dos cursos, bem como de sua equipe docente e discente. O objetivo é promover discussões sobre temáticas contemporâneas fundamentais à atuação de Técnicos(as) em Administração e Tecnólogos(as) em Processos Gerenciais, contemplando estudantes e egressos(as) do IFRS Campus Osório e de outras instituições de ensino da região. As palestras serão realizadas por pessoas internas e externas ao Campus, sempre com a mediação de discentes dos dois cursos.

Última atualização em 17/03/2023

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