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2020


Edital IFRS nº 65/2019 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2020

Agências de Viagem e Turismo
Coordenação: Patricia Prochnow
Resumo da Proposta: A proposta objetiva ofertar o curso ‘Agências de Viagem e Turismo’ na modalidade a distância, totalmente online, de curta duração, do tipo aberto – no qual o cursista não precisa realizar inscrição em prazo certo ou passar por processo seletivo, entretanto ele terá prazo para conclusão do mesmo. Este curso está em consonância com os demais ofertados pelo IFRS na modalidade a distância e ao final dele, o cursista estará qualificado para atuar no mercado de agenciamento de turismo.

Novos horizontes: Judô na Escola
Coordenação: Felipe Parisoto
Discentes: Isadora Sana da Silva
Resumo da Proposta: O projeto ‘Novos Horizontes: Judô na Escola’ se trata de atividade complementar dentre os eventos e cursos que compõem o programa de desenvolvimento deste desporto no IFRS – Campus Osório. Há oferta de aulas semanais no turno da manhã (segundas, quartas e sextas das 10h às 12h) e objetiva a manutenção da rotina de treino da Equipe de Judô do IFRS. O ensino da arte marcial engloba fundamentos técnicos, prática, filosofia e história do Judô. Este projeto é exclusivo para atletas já registrados no IFRS, não estando aberto a novos alunos.

(Programa) Equipe de Judô – IFRS/Campus Osório
Coordenação: Felipe Parisoto
Discentes: Isadora Sana da Silva, Rafael Moreira Camargo
Resumo da Proposta: O programa de extensão se trata de ações no âmbito desportivo, visando à educação integral e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A prática do Judô objetiva promover a formação do indivíduo não só no aspecto físico (saúde e desenvolvimento motor), mas no âmbito disciplinar, postural e integrativo. O projeto de extensão ‘Judô no IFRS’ (vinculado), oferece aulas semanais nos turnos da manhã (segundas e quartas das 10h às 11h30) e tarde (segundas e quartas das 13h30 às 15h). Em termos metodológicos, a aula de arte marcial engloba fundamentos técnicos, prática, filosofia e história do Judô. Está aberta à comunidade, possui fluxo contínuo, é gratuita, a idade mínima é de 13 anos e o uso do uniforme é obrigatório. Não é necessária a vivência prévia no Judô. Os extensionistas podem participar de exames de graduação e competições estaduais, ambos reconhecidos/promovidos pela Federação de Judô, conveniada ao IFRS. Este programa busca integrar e desenvolver a prática com eventos anuais abertos como o ‘Encontro Inter-regional de Judô’, que teve sua primeira edição em 2018, e as cerimônias magnas de graduação conjuntas, prática corrente desde 2017. O programa se integra aos eventos de pesquisa com estudos em História do Judô, estando vinculado ao grupo de pesquisa do IFRS ‘Educação Física e Educação Profissional’. Tem-se por resultados esperados a formação de uma sociedade mais saudável e integradora, o incentivo da prática esportiva, a capacitação e desenvolvimento do esporte no aspecto técnico e a substancial contribuição com a política de permanência e êxito no ensino.

Judô no IFRS
Coordenação: Felipe Parisoto
Discentes: Isadora Sana da Silva
Resumo da Proposta: O projeto de extensão Judô no IFRS, oferece aulas semanais nos turnos da manhã (segundas e quartas das 10h às 11h30) e tarde (segundas e quartas das 13h30 às 15h). Em termos metodológicos, a aula de arte marcial engloba fundamentos técnicos, prática, filosofia e história do Judô. Está aberta à comunidade, possui fluxo contínuo, é gratuita, a idade mínima é de 13 anos e o uso do uniforme é obrigatório. Não é necessária a vivência prévia no Judô. Os extensionistas podem participar de exames de graduação e competições estaduais, ambos reconhecidos/promovidos pela Federação de Judô, conveniada ao IFRS. Este projeto busca integrar e desenvolver a prática com eventos anuais abertos como o ‘Encontro Inter-regional de Judô’, que teve sua primeira edição em 2018, e as cerimônias magnas de graduação conjuntas, prática corrente desde 2017. Tem-se por resultados esperados a formação de uma sociedade mais saudável e integradora, o incentivo da prática esportiva, a capacitação e desenvolvimento do esporte no aspecto técnico e a substancial contribuição com a política de permanência e êxito no ensino.

Obmep na Escola – Uma preparação para as Olimpíadas de Matemática
Coordenação: Josias Neubert Savóis
Discentes: Camily Pereira dos Santos, Gustavo Resner Gentil
Resumo da Proposta: Realizar atividades de resolução de problemas de matemática com foco exclusivo na preparação dos alunos para a participação nas olimpíadas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e no concurso internacional Canguru da Matemática. As atividades serão desenvolvidas com alunos do ensino médio e ensino fundamental (8º e 9º anos) de escolas do município de Osório ou da região. Durante o desenvolvimento serão abordados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual, além de reforçar os conteúdos mais abordados pela OBMEP. Será utilizado como material de apoio, provas das olimpíadas de matemática anteriores e demais materiais disponibilizados no site da OBMEP. O IMPA e a SBM fornecem apostilas para os alunos participantes do projeto Obmep na Escola.

Março de ações do NEPGS: 8M e 14M
Coordenação: Elisa Daminelli
Resumo da Proposta: Este projeto tem como objetivo realizar diferentes ações durante o mês de março, fazendo referência ao dia internacional da mulher, 8 de março, e também ao dia 14 de março, data que marca o assassinato da vereadora Mariele Franco. A proposta justifica-se pela necessidade de debater temas relacionados às lutas feministas e a busca por direitos, justiça e igualdade de gênero. Nessa perspectiva, pretende-se realizar ações de intervenção nos espaços de convivência do IFRS Campus Osório, com a exposição de materiais relacionados às temáticas abordadas nos murais, banheiros, áreas de convivência. Também pretende-se realizar ações de intervenção em horários de grande fluxo, como intervalos das aulas, e cinedebates que oportunizem a reflexão e o debate através da arte. As ações buscam impactar diretamente a comunidade interna da instituição e também mobilizar a comunidade externa para as questões referentes a violência e desigualdade de gênero, especialmente através da mobilização da comunidade externa para participação nos cinedebates. Espera-se atingir o público interno e externo com as ações desenvolvidas promovendo a reflexão e conscientização sobre os temas abordados.

Origens
Coordenação: Alessandro Aquino Bucussi
Resumo da Proposta: PROJETO ORIGENS (Big History Project) Estudo da Grande História do Universo, da Terra, da Vida e da Humanidade, vista em diferentes escalas, atualizada a partir do conhecimento científico e cultural disponível. Uma abordagem interdisciplinar, desenvolvida de forma participativa envolvendo uma rede de colaboradores num processo de construção que se renova a cada encontro. A ação de extensão será implementada junto às escolas parceiras na região do litoral norte, adaptando-se a proposta a cada contexto escolar. Espera-se com isso despertar tanto a atenção dos estudantes para a temática quanto dos professores, para que possam repensar o currículo, principalmente o de ensino de ciências.

(Programa) dTEC – Diálogos com Tecnologias (edição 2020)
Coordenação: Marcelo Vianna
Discentes: Maurílio Quadros da Rosa
Resumo da Proposta: O dTEC – Diálogos com Tecnologia é um programa de atividades voltadas à divulgação científica a serem realizadas no ano de 2020. O programa iniciou como um ciclo de palestras com apresentações de tecnologias digitais voltados aos discentes e comunidade externa da região, mas atualmente assumiu o caráter de publicizar as ações de C&T realizadas no IFRS campus Osório e no IFRS e de receber palestrantes como especialistas e bolsistas de outros projetos promovidos pelos diferentes institutos federais e universidades da região. Os objetivos principais do dTEC é promover o conhecimento científico e tecnológico concebido em nossa instituição entre a comunidade da região, contribuindo para intercâmbio de saberes e experiências, assim como contribuir para uma consciência crítica, democrática e solidária das diferentes áreas da C&T entre seus participantes, instigando a pensarem de maneira reflexiva e inovadora de modo influenciar suas atividades no mundo do trabalho.

Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM
Coordenação: Lisiane Zanella
Discentes: Kevin Fagundes Caldieraro
Resumo da Proposta: O projeto “Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM” é uma replicação/continuação do Projeto homônimo realizado desde 2016. O projeto prevê oficinas para alunos do último ano do Ensino Médio Integrado e das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do Litoral Norte Gaúcho. O foco das oficinas será a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, visando não apenas a preparação de conteúdos técnicos sobre a prova, mas também, sobre a construção histórica desta, as diretrizes epistemológicas adotadas e a compreensão preliminar que os alunos têm dessas questões. O eixo da extensão constitui o cerne do projeto, visto que o seu objetivo principal é a abertura das oficinas para alunos externos ao IFRS, Campus Osório. As oficinas serão ministradas semanalmente em conjunto pelos docentes da área de Ciências da Natureza envolvidos, com o auxílio do aluno bolsista. O objetivo do projeto é não apenas apresentar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aos participantes e discutí-la, mas também – e principalmente –, através da reflexão sobre a constituição da prova e de sua análise crítica, evidenciar a importância da leitura reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade em que estão inseridos.

Programando Fácil: Conhecendo a Computação (4ª edição)
Coordenação: Anelise Lemke Kologeski
Discentes: Vithória da Silveira Batista, Rafaela da Silva Bobsin, Pedro Todero Seminotti, Maitê da Silva do Nascimento, Gabrielle da Silva Kjellin
Resumo da Proposta: O projeto de extensão ‘Programando Fácil: Conhecendo a Computação’ visa proporcionar um primeiro contato com a Computação para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental das escolas da região do Litoral Norte Gaúcho, através do desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional com o uso de ferramentas plugadas e desplugadas da Tecnologia da Informação. Desta forma, pretendemos apresentar aos alunos um pouco do universo que envolve a grande área da Informática, a fim de contribuir para o seu conhecimento, e a fim de divulgar o curso Técnico de Informática do IFRS Campus Osório. Neste sentido, o objetivo deste projeto será contribuir para a consolidação do conhecimento dos alunos (tanto dos alunos bolsistas participantes quanto dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental), oferecendo oficinas de programação básica, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos, o raciocínio lógico e o pensamento computacional. O projeto já foi realizado em 3 edições anteriores, obtendo um retorno bastante positivo dos alunos e professores participantes, atendendo mais de 440 pessoas, das quais 80 já se inscreveram para algum dos processos seletivos do IFRS. Dentre os resultados, espera-se que os alunos conheçam um pouco de programação, a fim de que possam desenvolver o próprio jogo através de plataformas digitais ou computação desplugada, contribuindo positivamente para a desenvolvimento do raciocínio lógico, oferecendo e compartilhando momentos de aprendizado e trocas de experiências junto aos professores e alunos bolsistas participantes, além da oferta de inclusão digital aos participantes.

STEM Geek – 4 th
Coordenação: Claudius Jardel Soares
Discentes: João Lucas Oliveira da Costa, Gabrielle da Silva Kjellin
Resumo da Proposta: O projeto intitulado STEM Geek 4ª edição tem como objetivo principal instigar os estudantes do ensino médio e fundamental da cidade de Osório e de cidades próximas a vivenciarem praticas voltadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Durante o projeto serão realizados práticas, onde os estudantes poderão vivenciar a aprendizagem ativa. Ao final do projeto espera-se que cada estudante tenha despertado para a ciência do seu cotidiano. A iniciação científica na Educação Básica apresenta-se como um complemento educacional sendo considerada uma atividade de extrema importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e de poder vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. O projeto intitulado STEM Geek 4ª edição tem como objetivo principal instigar os estudantes do ensino médio e fundamental do litoral norte gaúcho a vivenciarem praticas voltadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Durante o projeto serão realizados práticas, onde os estudantes poderão vivenciar a aprendizagem ativa. Ao final do projeto espera-se que cada estudante tenha despertado para a ciência do seu cotidiano.

Saúde no IFRS Osório – 2020
Coordenação: Camila Vessozi da Silva
Discentes: Fernanda Silva da Rosa, Illa Mayra Almeida Maia, Arthur Godinho Borges, Vitória Luz da Silva
Resumo da Proposta: Este projeto, em sua segunda edição, surge a partir de demandas do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório – observadas no cotidiano escolar e social dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) frente à necessidade e importância de serem abordadas temáticas relacionadas à diversidade sexual, estigma, preconceito e respeito às diferenças; não menos importante é a sensibilização dos alunos e alunas a respeito dos direitos sexuais e reprodutivos, enfatizando os dispositivos de prevenção às IST’s. Frente à observação de um coletivo relevante de discentes LGBTIs e da importância de atender às suas demandas, bem como do coletivo heterossexual nas temáticas acima mencionadas, assim como a abordagem de questões de saúde mental ampliada, as quais necessitam de acolhimento e apoio profissional, o NEPGS endereçou a profissionais da saúde municipal de Osório o pedido de um projeto de intervenção, em 2019. e dá seguimento a ele neste ano de 2020. “Saúde no IFRS Osório” é vinculado ao ‘Programa de Ações do NEPGS: Educação para a diversidade de gênero e sexualidade (PRO-NEPGS)’ do campus Osório do IFRS e busca realizar atividades de Educação em Saúde, promovendo o bem estar e a autonomia dos agentes sociais, criando uma rede de vínculos entre o corpo discente, docente e a secretaria da saúde, bem como busca, neste momento, ir ao encontro da comunidade externa, ampliando a discussão para outras escolas do Litoral Norte.

(Programa) Programa de Ações do NEPGS: Educação para a diversidade de gênero e sexualidade (PRO-NEPGS)
Coordenação: Kathlen Luana de Oliveira
Discentes: Giulia Roberta Miguel Rufino, Illa Mayra Almeida de Maia
Resumo da Proposta: Este Programa visa articular ações de ensino, pesquisa e extensão que proporcionem debates e construções coletivas sobre gênero, sexualidade e demais temáticas relacionadas. Vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS)- IFRS-Campus Osório e tem como objetivo sensibilizar, problematizar e incentivar a reflexão sobre as temáticas que envolvem o núcleo, como feminismo, machismo, violências contra a mulher, LGBTfobia, trabalho e carreira, saúde física e mental e demais questões relacionadas a gênero e sexualidade, buscando realizar diversas atividades envolvendo a comunidade interna e externa ao Campus. O Programa almeja continuar fortalecendo o NEPGS, articular ações com NEPGS e NAAfs de outros Campi, promover a interdisciplinaridade e estreitar laços com a comunidade externa, e surge da necessidade de intensificar as atividades do núcleo e melhorar sua organização e gerenciamento. A metologia proposta é a de diversas ações que poderão ocorrer de forma simultânea, conforme o objetivo, público alvo, local de execução e temática abordada: grupo de estudos; rodas de debate; ciclo de palestras; cinedebate; intervenções artísticas/culturais; sensibilização/informações como cartazes, murais, redes sociais, entre outros materiais. A urgência de permanecer realizando ações relacionadas às temáticas do núcleo é percebida pela necessidade, tanto da comunidade acadêmica da própria instituição como do público externo, de discutir e refletir sobre questões relacionadas à violência, ao assédio, à diversidade e à saúde. Assim, visa-se como resultado, a ampliação de conhecimentos e o combate a preconceitos, a intolerância e a discriminação, tanto no âmbito do campus como fora dele.

(Programa) WikiEscolas
Coordenação: Bruna Flor da Rosa
Discentes: Inaê de Borba Rosa, Gabriel Silva Teixeira
Resumo da Proposta: Na contemporaneidade a comunicação propiciada por dispositivos móveis conectados à Internet é rápida e veloz, descentralizada e não hierárquica. Essa forma mais fluida de comunicar aos poucos altera também o modo como os sujeitos buscam a informação, como organizam suas rotinas e até como aprendem. Tais formas de se comunicar baseiam-se especialmente no compartilhamento e na colaboração entre os interagentes. Para aproveitar as características específicas dos modos de se comunicar contemporâneo é importante pensar institucionalmente em formas de comunicação estratégicas entre o IFRS com a Comunidade e entre as próprias escolas, visando a ampliação e a divulgação das informações para além das paredes e muros em que são produzidos. Pensando nas potencialidades descritas e valendo-se da colaboração e compartilhamento emergentes das práticas comunicacionais da cibercultura, o programa WikiEscolas propõe o mapeamento colaborativo de estabelecimentos escolares da Educação Básica e o compartilhamento de informações sobre elas, criando em sentido ampliado um espaço de interações entre escola, universidade e comunidade.

Espaço Cultura (2020)
Coordenação: Agnes Schmeling
Discentes: Milena Rolim Seibel, Maria Luiza Silva Conceição, Naíma de Oliveira Valadares, Laura Zambon Leite
Resumo da Proposta: Espaço Cultura é um projeto de extensão do IFRS, campus Osório que visa promover e oportunizar apresentações artístico culturais (música, teatro, dança, literatura, artes visuais, fotografia, cinema, entre outras expressões artísticas) e trocas artísticas diversas para com a comunidade interna e externa ao IFRS. Prevê uma apresentação cultural em cada última quarta-feira de cada mês, no horário das 18h15min às 19h 15min, nas dependências do campus Osório (abertas ao público em geral); apresentações semanais dos alunos do campus Osório nos turnos manhã, tarde e noite e apresentações em espaços públicos do litoral norte. Estima-se atingir a um público externo de mais de 2000 pessoas além de favorecer a integração do IFRS com a comunidade em geral e complementar a formação integral dos alunos do campus Osório. Vinculado ao Programa Música no campus Osório, é coordenado pela servidora Agnes Schmeling e desenvolvido por bolsistas PIBEX e estudantes voluntários.

Leitura e Escrita para o ENEM
Coordenação: Dudlei Floriano de Oliveira
Discentes: Vitor Angelo dos Santos Gouvea
Resumo da Proposta: Através de aulas com os alunos do curso de licenciatura em Letras do campus, estudantes das séries finais do Ensino Médio poderão praticar, através de aulas presenciais, atividades de leitura, interpretação textual e escrita, visando melhor prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Básico (ENEM), preparando-os para as provas de linguagens e redação do exame.

Rede de Orgânicos de Osório
Coordenação: Bianca Pugen
Discentes: Larissa Moro de Souza dos Santos
Resumo da Proposta: A proposta é dar continuidade as ações de promoção da saúde a partir do incentivo a uma Rede de agricultores e consumidores de produtos orgânicos. Este apoio vem ocorrendo desde 2017. O que se objetiva é aprimorar o desenvolvimento do portal web criado em 2019 para facilitar o relacionamento consumidor/produtor, disponibilizando semanalmente, a listagem de produtos ofertados. Além disso, a realização de duas oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos orgânicos será disponibilizada à comunidade interna do Campus, visando fomentar conhecimentos sobre formas saudáveis e alternativas de elaboração de alimentos. A Rede de Orgânicos de Osório é formada por um grupo de produtores e consumidores de alimentos orgânicos e busca a consolidação de circuitos curtos de comercialização. Em 2017, 2018 e 2019 o IFRS – Campus Osório apoiou esta Rede com ações que possibilitassem o fortalecimento e articulação destes agricultores. Este apoio foi importante e, em 2020, pretende-se apoiar novamente, aprimorando o portal web (com bolsista do ADS) e com duas oficinas sobre utilização integral de alimentos orgânicos (com o curso subsequente em panificação).

Literatura em Vídeo
Coordenação: Dudlei Floriano de Oliveira
Discentes: Anna Tereza Rempel Chollet, Paula Pelissoli Pereira, Maria Fernanda Cwick ds Santos, Elis Regina Terra de Souza Arnoldo
Resumo da Proposta: Exibição de filmes e vídeos inspirados em obras literárias, seguidos por debates guiados por diferentes professores de Literatura e áreas afins.

Música na Escola: práticas e reflexões (2020)
Coordenação: Agnes Schmeling
Discentes: Milene Zuchinali de Souza, Ana Karoline de Matos Alves
Resumo da Proposta: O Projeto ‘Música na Escola: práticas e reflexões’ integra desde 2016 as ações do Programa de Música do campus Osório. Em 2016 a direção da Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha de Morro Alto -Maquiné/RS, procurou o campus Osório do IFRS para elaborar e desenvolver um projeto musical em sua escola pois tinha os instrumentos musicais mas não profissionais para trabalhar com a música. Desta forma e apoiados nas leis 11.769/08 e 13.278/16 que versam sobre as artes no ensino básico e tornam obrigatória a Educação Musical na escola e as leis 10.639/03 e 11.892/08 que visam a abordagem da cultura africana e indígena na escola (parte constituinte da comunidade de Morro Alto) tornamos efetivo o desenvolvimento deste projeto. Destinado aos alunos das series finais do ensino fundamental da Escola e a professores do ensino
básico bem como a pessoas da comunidade quilombola, envolvidas com o ensino e aprendizagem da musica e o resgate cultural da região, criou-se o projeto. A proposta contempla a musicalização dos participantes, bem como e aprendizagem de um instrumento musical – violão ou flauta ou percussão, iniciados em 2016 e o resgate da cultura quilombola e indígena da região. O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Santa Teresinha de Morro Alto -Maquiné/RS e transcorre no período de maio a novembro de cada ano; é composto de 15 encontros presenciais de 4 horas cada, destribuídos neste período, totalizando assim 60 horas. Estima-se atingir diretamente 85 pessoas entre alunos, professores e comunidade em geral.

Oficinas de Instrumentos Musicais (2020)
Coordenação: Agnes Schmeling
Discentes: Manuela Krauss, Laura Cecília Grabin Duarte, Maurício Henrique Fernandes Germano
Resumo da Proposta: As oficinas de instrumento musical estão vinculadas ao Programa ‘Música no IFRS, campus Osório’, voltadas para a comunidade em geral. Tem como principal objetivo oportunizar o contato com diferentes instrumentos musicais e ou a aprendizagem dos mesmos, além de disponibilizar a sala de música à comunidade. As oficinas são práticas musicais individuais e ou coletivas, na qual cada participante opta pela aprendizagem de um ou mais instrumentos. Serão conduzidos pela professora de música e pelos bolsistas do projeto (bolsistas PIBEX ou voluntários), que tem diferentes habilidades musicais (violonistas, tecladistas, guitarristas, percussionistas, flautistas, entre outras) e terão seus horários definidos na sala de música para atendimento/execução do projeto. Cada modalidade prevê 40 horas de encontros presenciais, desenvolvidos de maio a novembro do presente ano. Ofertar o acesso, o contato, a troca, o aprendizado, tem sido meta deste projeto desenvolvendo assim a criatividade, o bem estar e o gosto pela música.

Eco e Pet – Aplicativo para adoção e denúncias de animais abandonados
Coordenação: Bruno Chagas Alves Fernandes
Discentes: Lucas Neves Proença
Resumo da Proposta: O presente projeto visa dar continuidade ao desenvolvimento de um aplicativo móvel tendo como tema a proteção animal. O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Osório, ONGs e Polícia Ambiental (PATRAM), e possibilitará que a população realize denúncias de maus-tratos, animais soltos e/ou abandonados em via públicas, além de animais silvestres em meio urbano. O aplicativo também disponibilizará para a população do município de Osório uma listagem dos animais disponíveis para adoção pelo canil municipal, e ONGs locais, incentivando assim a adoção dos animais.

Desenvolvimento de aplicativo móvel referente ao programa Jogue Limpo com Osório da Prefeitura de Osório – RS
Coordenação: Bruno Chagas Alves Fernandes
Discentes: Mell Amisa Matsuda
Resumo da Proposta: O presente projeto corresponde ao desenvolvimento de um aplicativo na plataforma móvel referente ao programa Jogue Limpo com Osório da prefeitura de Osório – RS. O Programa criado em 2013 e tem apresentado uma mudança comportamental significativa, no que diz respeito para descarte correto do lixo, reciclagem, uso dos serviços como cata-treco, central de transbordo, papa-pilhas, descarte do lixo eletrônico, entre outros, assim como a limpeza da cidade.

Sistema de acompanhamento de Avaliações do Frênulo Lingual para bebês: Teste da Linguinha
Coordenação: Bruno Chagas Alves Fernandes
Resumo da Proposta: O “Teste da Linguinha” é o exame que avalia o frênulo lingual do bebê, que nada mais é do que uma pequena membrana que conecta a língua à parte inferior da boca, verificando se há ou não a famosa “língua presa”. Tão indispensável quanto os vários outros exames aos quais o recém-nascido é submetido, o “Teste da Linguinha” também tem a sua importância, pois uma alteração no frênulo pode interferir na amamentação e trazer prejuízos futuros para as funções orais. A médio prazo, pode comprometer a transição alimentar, momento em que é iniciada a oferta de novos alimentos ao bebê e longo prazo, pode trazer importantes alterações para a fala. Os profissionais de saúde de Osório realizam o teste em bebês do município de Osório seguindo os protocolos desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o Conselho Federal de Fonoaudiologia e a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial. Atualmente o registro dos exames é todo realizado de forma manual, sendo arquivado em planilhas e documentos impressos. O projeto tem por objetivo desenvolver um sistema Web para informatizar o processo de registro e acompanhamento dos exames realizados e facilitar a geração de relatórios e levantamento estatísticos. O projeto está sendo desenvolvido pelo aluno de ADS do campus Osório Alcieres Cardoso. E acompanhado pela Equipe de fonoaudiologia da prefeitura de Osório: Celina Rech Maggi e Ana Paula Sudbrack.

Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório
Coordenação: Marla Heckler
Discentes: Pedro Todero Seminotti, Michele de Lemos Sifuentes
Resumo da Proposta: O Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório visa oferecer um espaço extraclasse para que alunos do Ensino Básico possam discutir Ciências usando como fio condutor a Astronomia. A Astronomia além de ser uma ciência multidisciplinar atrai a atenção e desperta a curiosidade do público em geral, inclusive dos jovens, que são os alunos matriculados no Ensino Básico regular. Sendo por esse motivo considerada na literatura como uma ferramenta valiosa para estimular o interesse pela Ciências (Física, Química e Biologia e também da Matemática), melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Os participantes do Clube serão estimulados a desenvolver um projeto ao longo do ano em uma temática de seu interesse, construir aparatos experimentais de baixo custo para observar e entender fenômenos astronômicos e a participar de campanhas nacionais e internacionais de educação em Astronomia tais como a busca de asteroides, observação remota de objetos celestes e as olimpíadas de conhecimento. Serão realizados oficinas para discussão de assuntos previamente selecionados e relacionados a Astronomia utilizando, principalmente, atividades investigativas mão na massa. Espera-se com esse projeto promover o processo de ensino-aprendizagem significativo, oportunizar o acesso e discussão de descobertas cientificas recentes e despertar o gosto dos jovens pelas Ciências e, em especial, de Física.

(Programa) Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço
Público – IFRS Campus Osório
Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer
Discentes: Luis Rodrigo Pereira Cardoso, Heloísa Scherer Konarzewski,
Resumo da Proposta: A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço  Público – IFRS Campus Osório é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho. O programa objetiva incubar empreendimentos solidários singulares com potencial econômico e projetos de instituições governamentais, buscando ampliação dos serviços produtivos, melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores/as, inserção nos espaços de governança e coordenação existentes, bem como aprimoramento dos serviços públicos a população, por meio da geração de tecnologias sociais adequadas e ações cooperadas e em rede. O programa incubou, até 2019, 02 (dois) empreendimentos (Coomafitt e Cecobe) a partir dos diagnósticos realizados e com as expertises do IFRS Osório, produzindo tecnologias sociais inovadoras e customizadas. Especialmente à Coomafitt, o aprimoramento do aplicativo para rastreabilidade de produtos e soluções para produtos agroindustrializados, reunindo condições para acessar e ampliar seus mercados; e à Cecobe, com um projeto de formação em economia solidária a gestores e trabalhadores. Em 2019, foram incubados também o desenvolvimento de soluções para o serviço público, especialmente a Prefeituras Municipais. O método de incubação externa será mantido, indo a equipe ao encontro do espaço de atuação dos empreendimentos e instituições públicas, e também devido às limitações de estrutura física do Campus. Para atendimento das demandas específicas, ampliou-se a equipe de docentes das áreas do IFRS, buscando o desenvolvimento tecnologias sociais, inovações e novos conhecimentos. Há, contudo, a necessidade de se ter continuidade e novos discentes.

(Programa) NEABI CULTURAL 2020
Coordenação: Estêvão da Fontoura Haeser
Resumo da Proposta: O presente programa visa centralizar as ações culturais de extensão propostas pelo NEABI (Nucleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas) do Campus Osório, criando as condições para que o núcleo atue como um polo cultural, contando com bolsistas que possam mantê-lo sempre aberto e à disposição dos estudantes cotistas. Dentre as ações previstas para este programa estão o Cineclube Ruth de Souza (2ª edição), o Projeto Autoral Afrobeat (ano 3), um grupo de estudos de autoras negras e indígenas, seminários, rodas de conversa e saídas de campo voltadas à cultura afro e indígena. Essa iniciativa busca criar um espaço de referência para as/os estudantes cotistas, um ambiente acolhedor onde possam estudar, tirar dúvidas acerca de assuntos relacionados à temática das relações étnico-raciais, visando a efetivação das políticas afirmativas no IFRS e a permanência destes estudantes. Além disso acredita-se que assim se contribuirá para a construção da identidade destes jovens.

AfroGeoLiteratura: a autoria negra geografizando saberes
Coordenação: Adriana Silvester Quadros
Discentes: Naíma de Oliveira Valadares, Patrícia Ester Borges da Silva
Resumo da Proposta: O projeto pretende aproximar a literatura e a geografia a partir da escrita de autoras negras. A proposta prevê a leitura de diferentes produções textuais e gêneros literários produzidos por autoras brasileiras e de outros países, num formato semelhante a um clube de leitura. Os escritos destas autoras são impregnados de suas vivências, de formas de apreender e de se relacionar com o mundo. De suas dores, alegrias, poesia, ancestralidades e realidades sociais. A partir da leitura dos textos destas autoras, dos lugares de fala destas mulheres e das e dos personagens reais e ficcionais presentes em suas obras, constrói-se a possibilidade de aproximação com a geografia. Estas narrativas provem de diferentes lugares geográficos e os participantes do projeto serão instigados a desvendar estes lugares, compreendendo estes espaços a partir de categorias geográficas como as de paisagem, lugar e território. A partir destas leituras, da possível identificação do leitor com as produções e personagens, será realizado, ao fim do período proposto, um espetáculo literário geográfico. Ainda nos meses de outubro e novembro, está prevista a visita de uma das autoras para a realização de uma oficina com o grupo e que será aberta a comunidade e a realização de uma viagem a Porto Alegre para participação na feira do livro.

Autoral Afrobeat 2020
Coordenação: Estêvão da Fontoura Haeser
Resumo da Proposta: O projeto Autoral Afrobeat é uma atividade vinculada ao Programa de Extensão ‘NEABI Cultural’ e tem como objetivo o desenvolvimento musical e cultural dos participantes, com ênfase na cultura afrobrasileira. Caracteriza-se por uma prática musical coletiva, na qual cada participante traz seus conhecimentos musicais e, a partir destes são construídos os arranjos musicais e a construção de um espetáculo musical que é levado à comunidade externa. O repertório do grupo é majoritariamente autoral, e nas composições podemos encontrar os seguintes instrumentos: flauta doce, saxofone, clarinete, trompete, violão, guitarra, baixo, percussão, teclado, voz, entre outras possibilidades. A proposta de trabalho visa a composição de músicas inéditas, inspiradas pelo estilo Afrobeat, a partir das quais ocorrerá a montagem de um espetáculo, que no ano de 2018 já ocorreu, com apenas 4 músicas. Em 2019 finalizou-se a composição de outras cinco músicas para que o espetáculo cresça. Os encontros ocorrem semanalmente, nas terças feiras, no campus Osório, das 12h às 13h30min, além das Jam Sessions, encontros para compor e exercitar, com duração de duas horas. O Autoral Afrobeat, que nasceu em 2018 dentro do projeto Grupo Instrumental, da professora Agnes Schmeling, representa oficialmente a instituição em escolas, espaços públicos diversos, congressos, entre outros e estima atingir com seu espetáculo mais de 2000 pessoas. Para 2020, o objetivo é fazer o registro fonográfico das composições.

Matemática em Diferentes Contextos: Informática, Cartografia, Biologia, Matemática e suas Provas
Coordenação: Aline Silva de Bona
Discentes: Jenifer Cassandra da Silva Oliveira, Bruno Ferreira da Luz
Resumo da Proposta: O curso tem o objetivo de proporcionar diferentes aplicabilidades aos conceitos de Matemática explorados na Escola Básica, através de diferentes contextos, envolvendo mais de uma área do conhecimento além da Matemática. A modalidade do curso é a distância, do tipo MOOC, via plataforma do MOODLE da reitoria do IFRS, de curta duração – 40h, aberto ao público nacional, e com inscrição na hora, sem prazo definido, e não existe seleção, mas existe prazo para concluir o curso. O curso atende a exigências do IFRS na modalidade a distância e ao concluir poderá realizar os dois cursos que seguem em continuidade, ou apenas atuar mais qualificado ao mercado de trabalho, seja como professor ou como estudantes a partir de nível médio incompleto. O curso está organizado sob a metodologia de resolução de problemas que serão construídos por meio de descrições e vídeos, e a avaliação são reflexões, apontamentos e outras problematizações, que visam contribuir ao processo reflexivo do estudantes para a vida pessoal e profissional.

Trabalho e Saúde LGBTQIA+
Coordenação: Luciane Senna Ferreira
Resumo da Proposta: O evento ‘Trabalho e Saúde LGBTQIA+’ é uma proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS e vinculado ao Programa de Ações do NEPGS: Educação para diversidade do Campus Osório, em alusão ao Dia Internacional de Combate
à LGBTFOBIA que ocorre em 17 de maio. Trata-se de uma palestra online, aberta ao público em geral, que versará sobre o tema trabalho, carreira, mercado e saúde da comunidade LGBTQIA+. Terá acesso via link disponibilizado nas redes sociais do NEPGS e do IFRS Campus Osório, antecipadamente.

I Ciclo de Palestras: diálogos entre educação e trabalho
Coordenação: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
Resumo da Proposta: O momento atual é de grande incerteza, de crise política e de constantes ataques aos serviços públicos, especialmente no que se refere à Educação Pública. É urgente, portanto, promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida.

Imagem da Beleza Feminina na Publicidade – Caso Brasil/Portugal
Coordenação: Luciane Senna Ferreira
Resumo da Proposta: O evento ‘Imagem da Beleza Feminina na Publicidade – Caso Brasil/Portugal’ é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS Campus Osório e está vinculado ao Programa de Ações do NEPGS (PRONEPGS). Realizado na modalidade online, contará com palestrante do Instituto Universitário de Lisboa, abordando temáticas e leituras sobre a representação da beleza feminina na publicidade.

Judô em Casa: Treinos de Quarentena
Coordenação: Felipe Parisoto
Discentes: Isadora Sana da Silva
Resumo da Proposta: A presente ação, destinada ao público regular da Equipe de Judô do IFRS/Campus Osório, tem por objetivo manter o condicionamento físico e técnico durante o cenário de Pandemia e restrição de contato impostas pelo Covid-19 no ano de 2020. Ainda, visa manter o contato dos alunos com os fundamentos filosóficos das artes marciais, fundamentais para o desenvolvimento integral do corpo discente. Serão realizados dois treinos semanais, com duração individual de 30 minutos, transmitido via Meet, onde os alunos realizarão atividades funcionais. A avaliação será feita por frequência e participação.

Matemática em Diferentes Contextos (2) : Educação Física, Biblioteconomia, Direito e Matemática Aplicada – Regra de Três. (3) Administração, Pedagogia, Procedimentos Técnicos
Coordenação: Aline Silva de Bona
Resumo da Proposta: O curso tem o objetivo de proporcionar diferentes aplicabilidades aos conceitos de Matemática explorados na Escola Básica, através de diferentes contextos, envolvendo mais de uma área do conhecimento além da Matemática. A modalidade do curso é a distância, do tipo MOOC, via plataforma do MOODLE da reitoria do IFRS, de curta duração – 40h, aberto ao público nacional, e com inscrição na hora, sem prazo definido, e não existe seleção, mas existe prazo para concluir o curso. O curso atende a exigências do IFRS na modalidade a distância e ao concluir poderá realizar os dois cursos que seguem em continuidade, ou apenas atuar mais qualificado ao mercado de trabalho, seja como professor ou como estudantes a partir de nível médio incompleto. O curso está organizado sob a metodologia de resolução de problemas que serão construídos por meio de descrições e vídeos, e a avaliação são reflexões, apontamentos e outras problematizações, que visam contribuir ao processo reflexivo do estudantes para a vida pessoal e profissional. Composto por 3 módulos, sendo esse o segundo e terceiro. Em resumo: As áreas envolvidas no primeiro módulo do curso (já aberto) foram Informática, Cartografia e Biologia, e nesse módulo 2: Educação Física, Biblioteconomia, Direito e Matemática Aplicada – Regras de Três, e módulo 3: Administração, Pedagogia, Procedimentos Técnicos.

Memórias através de lives – Vivências e Experiências no IFRS- Campus Osório
Coordenação: Marcelo Vianna
Resumo da Proposta: O Núcleo de Memória do IFRS-Campus Osório envolve-se nas comemorações de dez anos de funcionamento do referido Campus. Entre as diversas atividades previstas, será realizada uma série de lives, as quais contarão com a presença de egressos e de servidores que atuaram no Campus Osório. Destaca-se que a opção pelo formato live se deve ao fato de que tais atividades tornaram-se bastante populares durante a pandemia global que vivenciamos. Entende-se que, embora as atividades presenciais estejam suspensas, deve-se dar continuidade aos eventos de comemoração do aniversário do Campus.

Sistema de Monitoramento da COVID-19 para a Prefeitura de Osório
Coordenação: Vinícius Fritzen Machado
Discentes: Luan da Silveira de Souza
Resumo da Proposta: O projeto visa implementar um sistema de apoio à Secretaria de Saúde do município de Osório. O sistema consiste em uma aplicação WEB com bancos de dados associado que permite fácil monitoramento, visualização e geração de relatórios. Atualmente os membros da secretaria de saúde utilizam uma planilha eletrônica e, com a quantidade crescente de casos monitorados, os quais incluem suspeitos da COVID-19, fica inviável a utilização do instrumento atual. Propomos um sistema simples que tem potencial regional e de fácil utilização para suprir nas necessidades atuais da prefeitura.

Fora da Gaiola: tensionamentos da paisagem sonora
Coordenação: Estêvão da Fontoura Haeser
Resumo da Proposta: “FORA DA GAIOLA – tensionamentos da paisagem sonora”, será um evento artístico amplo, ocupando diversos espaços da cidade de Osório. Proposto a partir do projeto de extensão “Depois de John Cage: música fora da gaiola”, realizado no IFRS Campus Osório em 2017 e 2018, o presente projeto será composto por uma exposição de fotografias, projeção de vídeos, realização de performance e intervenções urbanas em três dimensões: (1) visual, (2) sonora e (3) invisível. 1. VISUAL – Exposição fotográfica em espaco a definir (Instituto Federal, Casa do Conde, José do Patrocínio ou Centro Cultural Conceição), projeções de vídeo a noite em espaços públicos da cidade (praças e muros) de acordo com programação/cronograma, realização da performance Gambiarrádio (na noite de abertura do evento). 2. SONORA – intervenção urbana com carro de som 3. INVISÍVEL – transmissões FM em espaços públicos da cidade A exposição “FORA DA GAIOLA – tensionamentos da paisagem sonora” toma como principal referencial teórico e artístico a obra do músico/compositor/artista estadunidense John Cage e o conceito de Paisagem Sonora do musico e professor canadense Murray Schafer para desacomodar a comunidade osoriense acerca da relação entre o ambiente urbano e seus sons.

II Ciclo de Palestras: Educação e Diversidade
Coordenação: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
Resumo da Proposta: O momento atual é de grande incerteza, de crise política e de constantes ataques aos serviços públicos, especialmente no que se refere à Educação Pública. É urgente, portanto, promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida.

Projeto Quintal
Coordenação: Lisiane Zanella
Discentes: Henrique da Silva de Andrades, Jonas Cauan Flores
Resumo da Proposta: Conhecer a biodiversidade ao nosso redor é essencial para preservá-la. Esse momento de distanciamento social nos dá a oportunidade de olhar ao redor e observação seres vivos que antes não tínhamos tempo para sequer notar. Por isso, este projeto tem por objetivo promover a democratização do conhecimento biológico acerca da identificação de espécies de animais e plantas que ocorrem na região do Litoral Norte Gaúcho, a partir de registros das espécies que encontramos no quintal de casa. O projeto será realizado a partir da divulgação semanal de desafios de identificação de espécies, em que postaremos registros nos stories do software Instagram. Os registros serão obtidos pela equipe do projeto, e por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer melhor as espécies que podem ser encontradas no seu quintal. Consultaremos especialistas de cada grupo taxonômico e sites especializados para auxiliar na identificação das espécies. Posteriormente à identificação, postaremos um novo stories com informações sobre a espécie e sua classificação científica. Formaremos um banco de dados biológicos sobre as espécies que ocorrem na região, com a participação das comunidades interna e externa. Esperamos incentivar as pessoas a observarem as espécies de seres vivos ao seu redor e a pesquisarem sobre elas. Também esperamos disseminar informações relevantes sobre as espécies de modo a facilitar o acesso e popularizar o conhecimento biológico, promovendo o cuidado com as demais espécies de seres vivos e com o ambiente. O banco de dados biológico poderá futuramente ser divulgado a partir de uma aplicação web ou aplicativo móvel.

A Arte de viver: Orgulho LGBTQI+ e o ser negre
Coordenação: Adriana Silvester Quadros
Resumo da Proposta: O evento ‘A arte de viver: orgulho LGBTQI+ e o ser negre’ é uma proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS/Osório, em parceria com NEABI/OSÓRIO, e vinculado ao Programa de Ações do NEPGS: Educação para diversidade, em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQ+, que ocorre em 28 de junho. Trata-se de uma palestra online, aberta ao público em geral e que integrará uma ação maior organizada por todos os NEPGS do IFRS. A palestra versará sobre como transformar morte em vida? Valorizar a existência, a partir daquilo que é desvalorizado por quem se considera superior?, abordando que empoderamento é amor e reconhecimento, primeiro para si mesmo e que para resistir é preciso existir e, assim, viver se faz uma arte a todo o momento: é isso que ensina o orgulho “gay”, e também o orgulho negre. O acesso à ação será via link disponibilizado nas redes sociais do NEPGS e do IFRS Campus Osório, antecipadamente.

V Encontro de Libras e II Seminário de Educação Inclusiva do Litoral Norte: vem pra live!
Coordenação: Ingrid Ertel Sturmer Ingrassia
Resumo da Proposta: Desde 2016 é ofertado o Encontro de Libras do Litoral Norte para estudantes de Libras, comunidade surda, familiares e amigos de surdos, bem como demais interessados. A proposta do evento iniciou para implementar ações que viessem a fomentar reflexões e formações considerando-se as competências do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS Campus Osório. Assim, criou-se um espaço de diálogos e formações, a partir da intenção entre duas instituições, o IFRS – Campus Osório e o Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). No ano de 2019 além do Encontro, ofertamos o I Seminário de Educação Especial Inclusiva. Neste ano de 2020, dada a situação de pandemia do Covid – 19 que estamos vivenciando, iremos ofertar o ‘V Encontro de Libras e II Seminário de Educação Especial Inclusiva do Litoral Norte: vem pra live!’ através de lives. O evento ocorrerá em 4 noites com duração de 1h cada encontro. Em cada noite teremos uma fala de uma professora Meste ou Doutora com pesquisas na área da Inclusão, Surdez ou Libras. Como as lives serão transmitidas no YouTube, o evento poderá ter uma abrangência maior com público de diferentes localidades do Brasil.

Mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
Coordenação: Adriana Silvester Quadros
Resumo da Proposta: A população negra corresponde na atualidade a mais da metade dos brasileiros, cerca de 54%, segundo o IBGE. Na América Latina e no Caribe 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes. Embora essa população seja expressiva numericamente no Brasil e fora dele, infelizmente é a que mais sofre com a pobreza. A situação é ainda mais preocupante quando se trata das mulheres negras na região. A desigualdade entre mulheres brancas e negras chama atenção: no Brasil, mulheres brancas recebem 70% a mais do que negras, segundo a pesquisa Mulheres e Trabalho, do IPEA, publicada em 2016. De acordo com a ONU, dos 25 países com os maiores índices de feminicídio do mundo, 15 ficam na América Latina e no Caribe. Diante desta situação, há 28 anos atrás, um grupo definiu que uma solução só surgiria da própria união entre mulheres negras. Nasceu assim em 1992, o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. Esta rede de mulheres permanece unida até hoje. A partir deste encontro nasce o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, lembrado todo 25 de julho, data reconhecida pela ONU ainda em 1992. No Brasil, desde 2014, 25 de julho é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data homenageia a líder quilombola que viveu no século 18.

Provas de Matemática Básica Alternativas e Investigativas
Coordenação: Aline Silva de Bona
Resumo da Proposta: O curso objetiva compartilhar com os professores de matemática da educação básica e estudantes de licenciatura em matemática os resultados da pesquisa denominada Provas Investigativas para Verdade Matemática de Nível Médio, na forma de um curso, pois serão provas matemáticas envolvendo conteúdos de nível fundamental e médio apresentados de outras formas do que as usuais encontradas em livros didáticos, por exemplo, numa forma dinâmica, através de vídeos, e propostas investigativas de construção. A metodologia do curso será organizada de forma online, e com apoio do chat do Moodle do IFRS – Campus Osório, e as demais ferramentas como organização de material pdf, vídeos, fóruns, e atividades, e paralelamente organiza-se encontros no meet. O curso está previsto ser em 3 dias, 5, 6 e 7 de outubro, de manhã e tarde, para que os participantes possam se apropriar das ideias e propostas. O material da pesquisa e apresentado no curso será um caderno ou livro de resultados, que os participantes do curso serão presenteados posteriormente ao final da pesquisa. Além disso, o curso objetiva compartilhar e assim enriquecer as provas construídas na pesquisa, inclusive adaptando a linguagem, e representações, como uma forma inclusive de incentivo aos professores de sala de aula que explorem mais essa construção formal em sala de aula, e que ela não precisa ser objeto de avaliação quantitativa, mas pode ser um processo lógico construtivo rico e interessante aos estudantes de forma gradual na escola básica.

Arte Negra na Escola – 2ª Edição
Coordenação: Estêvão da Fontoura Haeser
Resumo da Proposta: O ‘Arte Negra na Escola’ é um material didático, produzido pelo Departamento Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre artistas negras e negros do Rio Grande do Sul. A cada edição são escolhidos três artistas cujas obras e biografia comporão o material didático que será produzido de forma impressa: uma pasta contendo fichas no tamanho A4, contendo cinco imagens de obras de cada artista, um comentário sobre sua trajetória e uma proposta pedagógica. ‘O material, que foi concebido especialmente para uso em sala de aula, combina reproduções de obras de arte, textos breves sobre os autores e sugestões de exercícios a serem desenvolvidos no ambiente escolar. Sua pretensão é funcionar como material de apoio ao cumprimento das leis federais que preveem o ensino obrigatório de cultura africana e afro-brasileira, tantas vezes desdenhadas ou invisibilizadas. Nessa primeira edição, apresentam-se trabalhos de figuras de destaque de três gerações diferentes, com linguagens, técnicas e trajetórias também distintas: Pelópidas Thebano (1934), Carlos Alberto Oliveira, o Carlão (1951-2013) e Leandro Machado (1970).’ (Disponível em: http://www.ufrgs.br/deds/noticias/material-pedagogico-produzido-pelo-deds-recebe-trofeuacoriano-de-artes-plasticas. Acesso em 29 de abril de 2020) O docente Estêvão da Fontoura Haeser, professor de arte e presidente do NEABI (2017-2019) no Campus Osório, foi convidado a integrar a equipe de produção deste material, representando o IFRS, desde a primeira edição, que foi lançada em 2018.

Os Institutos Federais e o compromisso com a transformação social
Coordenação: Paola Cardoso Purin
Resumo da Proposta: O Campus Osório do IFRS, no mês de agosto de 2020, comemora dez anos de história. Nesse período, a Instituição possibilitou vivências e práticas educativas voltadas aos integrantes de sua Comunidade Acadêmica e do território no qual está inserida (Litoral Norte). Neste momento simbólico, no qual completamos dez anos de história, ressalta-se a importância de defender e difundir essa política pública que possibilita aos nossos estudantes e servidores vivenciarem experiências humanizadoras. É nesse sentido que justifica-se a promoção de um momento formativo voltado aos servidores e estudantes do Campus Osório, bem como aos demais interessados. Um momento de diálogos, trocas e reflexões a respeito dos fundamentos que orientam a proposta institucional do IFRS. Assim, informamos que a presente ação objetiva promover um encontro formativo sobre os princípios que orientam a proposta institucional do IFRS, tendo como temática central dialogar sobre ‘Os Institutos Federais e o compromisso com a transformação social’. Além disso, esta atividade objetiva, também, homenagear nossas/os alunas/os pelo dia da/do estudante! A referida ação será ministrada pelo professor Dr. Gaudêncio Frigotto, intelectual orgânico da Educação Pública e referencial teórico da proposta dos Institutos Federais. Contará, também, com a mediação do professor Dr. Marion Machado Cunha (UNEMAT/MT) e da Dr. Paola Cardoso Purin, pedagoga do Campus Osório (IFRS).

Currículo Lattes: o que é? Como se faz?
Coordenação: Rafaela Fetzner Drey
Resumo da Proposta: O presente evento caracteriza-se como uma oficina teórico-prática destinada a alunos de cursos superiores, em especial bolsistas de pesquisa, extensão e ensino. Ao longo de dois encontros online síncronos e tarefas práticas individuais, os participantes irão conhecer os objetivos da Plataforma Lattes do CNPq, percorrendo todas as etapas de preenchimento e publicação de suas informações acadêmicas não apenas de forma teórica, mas também prática, com o preenchimento de seu próprio currículo em tempo real. Será possível interagir com a ministrante do curso e com os demais participantes.

Organização das Nações Unidas: direitos humanos e MUNs
Coordenação: Roberta dos Reis Neuhold
Discentes: Isadora Horst Bitencourt
Resumo da Proposta: O curso de Extensão Organização das Nações Unidas: Direitos humanos e MUNs surge no contexto da pandemia da covid-19 como uma alternativa para viabilizar a participação de estudantes externos ao IFRS nas simulações promovidas pelo ensino IFMUNdi – Produzindo debates, promovendo conhecimento. Por meio desse projeto, que encontra-se em sua quarta edição no Campus Osório do IFRS, são organizados fóruns inspirados nos Modelos das Nações Unidas (MUNs), nos quais estudantes representam senadores ou diplomatas em sessões de debate. Neste ano, devido as circunstâncias, as simulações ocorrerão de maneira virtual, o que torna tangível que estudantes de diferentes municípios atuem nas simulações. O curso, que será hospedado na plataforma Moodle, além de promover a qualificação dos participantes para a atuação em simulações das Nações Unidas, objetiva disseminar o conhecimento acerca da Organização Nações Unidas (ONU), discorrendo também acerca de temáticas como os direitos humanos. Para tanto, serão elaborados materiais dinâmicos e informativos – por exemplo, vídeos ilustrados e organogramas. Conclui-se que o curso é relevante por promover a difusão de conhecimentos gerais, exercitando a participação cidadã, bem como a interlocução entre teoria e prática.

Guia de regras para simulações de Modelos das Nações Unidas (MUNs)
Coordenação: Roberta dos Reis Neuhold
Resumo da Proposta: O curso de Extensão Organização das Nações Unidas: Direitos humanos e MUNs surge no contexto da pandemia da covid-19 como uma alternativa para viabilizar a participação de estudantes externos ao IFRS nas simulações promovidas pelo ensino IFMUNdi – Produzindo debates, promovendo conhecimento. Por meio desse projeto, que encontra-se em sua quarta edição no Campus Osório do IFRS, são organizados fóruns inspirados nos Modelos das Nações Unidas (MUNs), nos quais estudantes representam senadores ou diplomatas em sessões de debate. Neste ano, devido as circunstâncias, as simulações ocorrerão de maneira virtual, o que torna tangível que estudantes de diferentes municípios atuem nas simulações. O curso, que será hospedado na plataforma Moodle, além de promover a qualificação dos participantes para a atuação em simulações das Nações Unidas, objetiva disseminar o conhecimento acerca da Organização Nações Unidas (ONU), discorrendo também acerca de temáticas como os direitos humanos. Para tanto, serão elaborados materiais dinâmicos e informativos – por exemplo, vídeos ilustrados e organogramas. Conclui-se que o curso é relevante por promover a difusão de conhecimentos gerais, exercitando a participação cidadã, bem como a interlocução entre teoria e prática.

III Ciclo de Palestras: Políticas Públicas para o Ensino Básico e Profissional
Coordenação: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
Resumo da Proposta: O momento atual é de grande incerteza, de crise política e de constantes ataques aos serviços públicos, especialmente no que se refere à Educação Pública. É urgente, portanto, promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida.

Memórias Temáticas – Vivências e Experiências no IFRS- Campus Osório
Coordenação: Marcelo Vianna
Resumo da Proposta: O Núcleo de Memória do IFRS-Campus Osório envolve-se nas comemorações de dez anos de funcionamento do referido Campus. Entre as diversas atividades previstas, será  realizada uma segunda rodada de lives, agora organizadas em temas de interesse, as quais contarão com a presença de egressos que atuaram no Campus Osório. Destaca-se que a opção pelo formato live se deve ao fato de que tais atividades tornaram-se bastante populares durante a pandemia global que vivenciamos. Entende-se que, embora as atividades presenciais estejam suspensas, deve- e dar continuidade aos eventos de comemoração do aniversário do Campus.

Edital IFRS Nº 09/2020 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS

Comitê de Extensão e preparação para fóruns do IFMUNdi
Coordenação: Roberta dos Reis Neuhold
Discentes: Isadora Horst Bitencourt, Sara Lopes dos Reis
Resumo da Proposta: Inspirado nos Modelos das Nações Unidas (MUNs), o projeto de ensino “IFMUNdi: Promovendo debates, produzindo conhecimento”, realizado no Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul há quatro anos, transforma, semestralmente, a instituição em palco de simulações de fóruns nacionais e internacionais, onde estudantes do ensino médio integrado ao técnico representam senadores ou diplomatas em sessões de debate. O “Comitê de Extensão e Preparação para Fóruns do IFMUNdi” objetiva abrir essas atividades para a comunidade externa, fomentando a participação de estudantes, preferencialmente do 3° ano do ensino médio, de escolas osorienses nas simulações. Para tanto, serão realizadas quatro oficinas com os estudantes, voltadas ao estudo do tema e funcionamento das sessões de debate e da estrutura do órgão representado, bem como ao exercício de técnicas de oratória, argumentação e escrita. Essas atividades formativas qualificarão a participação dos estudantes na simulação, além de aproximá-los do IFRS e de seus estudantes. O objetivo geral é estabelecer pontes entre a teoria e a prática, promover o crescimento acadêmico e humano e a valorização da democracia e dos direitos humanos. Ao final, espera-se, por um lado, que o IFMUNdi não fique mais restrito à comunidade do Instituto Federal. Por outro, como um potencial desdobramento, que os estudantes da cidade que estão concluindo sua trajetória escolar no ensino médio se aproximem do IFRS a partir de suas atividades e passem a considerá-lo como um caminho possível para darem prosseguimento aos estudos nos cursos técnicos subsequentes ao médio ou no ensino superior.

Abrigar faz bem 
Coordenação: Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
Discentes: Katiuza Freitas Ferreira
Resumo da Proposta: O Presente Projeto parte da Iniciativa da aluna do curso de Pós Graduação Especialização em Educação Básica e Profissional, Katiuza Freitas Ferreira, que já e cuidadora de animais e tem por objetivo, através de ações como palestras em escolas públicas municipais, castração de gatos e cães de rua, fornecer alimentação e abrigo, de forma comunitária, desenvolver na comunidade do bairro Albatroz, Município de Imbé, no qual reside, a consciência da importância sanitária, humana e psicológica do bem estar dos pet de rua.

EDITAL IFRS Nº 17/2020 – APOIO A PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO VOLTADOS À ARTE E À CULTURA

Projeto.raw: Contando histórias em imagens
Coordenação: Gabriela Silva Morél
Discentes: Gustavo Viega Idalêncio, Arthur Godinho Borges, Matheus Viana Stein
Resumo da Proposta: Cada vez mais práticas educativas estão se apropriando da tecnologia de processamento digital de imagens e sons, colocando-as à serviço do ser humano. Com vista nisso, o projeto tem por objetivo promover o aprendizado e a troca de experiências no que diz respeito a produção de vídeos de curta e médio duração. Para isso, será aberto para participação de pessoas da comunidade interna do campus e também externa, do litoral norte, que tenham interesse e/ou conhecimento no tema, mas que não encontram oportunidade de desenvolver suas habilidades – visto que não há muito incentivo e visibilidade para ações desse tipo na nossa região. As produções serão levadas para além do ambiente da instituição, por meio de publicação na página do Youtube do Campus Osório e também participando de festivais estudantis da área de cinema – o que contribui para aumentar a visibilidade e o reconhecimento do Campus Osório como um produtor de vídeos cinematográficos.

(Programa) Música no IFRS, campus Osório (2020)
Coordenação: Agnes Schmeling
Discentes: Eugenia Silva Paim, Fernanda Silva da Rosa, Vitória de Souza Fabricio
Resumo da Proposta: O Programa de Música do IFRS, campus Osório iniciou suas atividades em 2013. Desde então tem como objetivo ofertar a educação musical, incentivar o fazer musical e a criatividade, dar assessoria, musicalizar, promover apresentações artísticas e trocas, refletir sobre a música no contexto social e a promoção da cidadania, promover a interação entre universidade e comunidade, e contribuindo assim, também para pesquisas na área da Educação Musical. Atualmente é composto de diferentes projetos e ações: ‘Polisenso’, ‘Plantões Musicais’, ‘Oficinas de Instrumentos’; ‘Música na Escola: práticas e reflexões’, ‘Formação Docente para Musicalidade’, ‘Tertuliando’, ‘Coral Jovem do IFRS, campus Osório; ‘Oficinas de Teatro’ e ‘Espaço Cultural’. Os projetos são desenvolvidos na Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha (Morro Alto/Maquiné), na UERGS – campus Osório, no IFRS – campus Osório e em espaços públicos de todo Litoral Norte. Abertos a participação da comunidade em geral, anualmente o Programa atinge cerca de 5000 pessoas diretamente ou indiretamente, efetiva a implementação da lei 13.278/16 que objetivam o ensino e aprendizagem das Artes na Educação Básica, bem como complementa a formação integral dos participantes. Inscrições e informações podem ser obtidas com a professora de música Agnes Schmeling, no campus Osório. O Programa, por meio de seus projetos atende ao tripé ensino & pesquisa & extensão, uma vez que atendem à comunidade, complementa a disciplina de música do EMI e estimula a pesquisa e a reflexão acerca de suas ações.

Música no IFRS – Campus Osório – Teatro
Coordenação: Marlon André da Silva
Discentes: Lauren Beatriz Michelon, Maria Eduarda Cardoso da Silva, Nayara de Oliveira Alves, Gabriela Bocchese Garcez
Resumo da Proposta: Musical é um projeto de extensão que propõe a montagem de um musical e a sua apresentação em espaços públicos na comunidade do litoral norte, visa o desenvolvimento das diferentes habilidades artísticas, que versam entre música & atuação & dança – desenvolver a expressão corporal (teatro e dança) e a expressão músico-vocal dos integrantes, bem como potencializar a sensibilidade, percepção e conhecimento de práticas ligadas à improvisação, à criação e execução. Este é um projeto que atende a lei n°13.278/16 (que prevê o ensino e aprendizagem das quatro áreas das artes na Educação Básica) além de atender à demanda por esta atividade artística e por consolidar a arte e a cultura em nossa comunidade. Metodologicamente será composto por um elenco de 20 integrantes da comunidade interna e externa (entre 15 e 18 anos de idade), sob direção de Beatriz Aguiar e preparação músico-vocal de Agnes Schmeling, serão estudados musicais e sua diferença perante o teatro sem os elementos dessa vertente; ao longo da montagem serão realizados exercícios de expressividade corporal (teatro e dança) e de técnica vocal (voz/música), a criação do roteiro (autoral); da música, composta por canções brasileiras com possível adaptação de letra, as marcações de cena, além de toda criação atrás das coxias (figurino, maquiagem, caracterização, cenário, iluminação). Os ensaios transcorrerão no IFRS, campus Osório, nas quintas feiras, das 8h às 12h, na sala de música ou auditório da instituição. O musical será ofertado, em forma de apresentação artística, para a comunidade em geral de todo litoral norte.

(Programa) Galeria de Arte Claudia Paim
Coordenação: Estêvão da Fontoura Haeser
Discentes: Sheila Roberta Schweig, Gabriela Dadda Bittencourt
Resumo da Proposta: O Programa Galeria de Arte Claudia Paim propõe a criação de um ambiente adequado à exposição de obras de arte e trabalhos artísticos nos espaços do Campus Osório. As recentes conquistas dos estudantes do campus Osório, que vêm tendo trabalhos aceitos em exposições internacionais de arte, promovidas pelas instituições parceiras, já listadas neste formulário, indicam a seriedade e a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. As instituições parceiras para o ano de 2020, nomeadamente InSEA (internacional), APECV (Portugal) e Assessoria de Juventude e Cultura da Prefeitura municipal de Osório, são aquelas com as quais o campus já tem projetos artísticos conjuntos em andamento e que precisam de espaço para expor seus resultados. Um destes projetos foi o ‘Social Poster’, que teve como resultado 42 trabalhos de estudantes do campus Osório, dos quais 16 foram selecionados para duas exposições internacionais. Atualmente Galeria conta com 16 molduras A4 e 6 molduras A3. Há trabalhos deste projeto em exposição no campus desde novembro de 2019, porém, menos da metade dos trabalhos estão em exposição devido às limitações de material (molduras/expositores) e espaço. Propõe-se que a Galeria seja um Programa e não um projeto pelo fato de que a mesma abrigará diferentes exposições, cada uma sendo resultado de um diferente projeto, seja de ensino ou extensão, que são as exposições, como, por exemplo, a exposição do Projeto Social Poster. Os projetos estão sendo inscritos no edital de fluxo continuo e estarão prontos em breve, para serem associados ao programa da Galeria.

EDITAL IFRS CAMPUS OSÓRIO Nº 04/2020 Seleção de Bolsistas de Extensão

(Programa) Agricultura familiar – Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público – IFRS Campus Osório
Coordenação: Márcio Rogério Olivato Pozzer
Discentes: Claiton Luiz dos Santos da Rosa, Lara Jaqueline Sparremberger Maschmann, Romero Assis de Oliveira, LUSARDO SANT ́ANNA BITTENCOURT, Luan da Silveira de Souza, Laisa das Neves Costa, Eduardo Colissi Wiceskoski, Rafaela da Silva Bobsin, Ana Clara Jardim da Silva Scheila Almeida de Borba, Rafaela da Silva Andreoli, Richard William Pott Espíndola, Maria Fernanda Cwik dos Santos, Gabriel Oliveira Soares, Beatriz de Oliveira Lopes
Resumo da Proposta: A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público – IFRS Campus Osório é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho. O programa objetiva incubar empreendimentos solidários singulares com potencial econômico e projetos de instituições governamentais, buscando ampliação dos serviços
produtivos, melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores/as, inserção nos espaços de governança e coordenação existentes, bem como aprimoramento dos serviços públicos a população, por meio da geração de tecnologias sociais adequadas e ações cooperadas e em rede. O programa incubou, até 2019, 02 (dois) empreendimentos (Coomafitt e Cecobe) e 01 (um) projeto público (Prefeitura Municipal de Osório), a partir dos diagnósticos e com as expertises do IFRS Osório, produzindo tecnologias sociais inovadoras e customizadas e formação em economia solidária. Para 2020, o programa teve que ser ajustado em virtude da suspensão das aulas no IFRS, em decorrência da pandemia do covid-19. Num primeiro momento, serão retomadas as atividades com a Coomaffitt, com recursos orçamentários específicos para agricultura familiar, mantendo a incubação externa e com a atuação dos docentes e bolsistas de forma remota. Em reunião realizada com a Coomaffit, demandas para atendimento foram apontadas (marketing digital, ferramentas de gestão logística e sistemas de gestão), ressaltadas pela situação de pandemia. Os conhecimentos e tecnologias sociais disponibilizados e desenvolvidos pela Incubadora neste contexto, contribuirão para a sustentação econômica, ampliação da renda dos trabalhadores, fortalecimento da rede e desenvolvimento regional.

Última atualização em 30/12/2022

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