Início do conteúdo

IFRS tem duas equipes selecionadas no “Power4Girls – Empower to Lead!”


No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) informa que tem duas equipes selecionadas para o Power4Girls – Empower to Lead! Em todo o Brasil, são apenas 20 projetos selecionados. Os projetos do IFRS são dos campi Osório e Caxias do Sul.

O programa é promovido pela Embaixada e pelo Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com o Instituto Glória. Tem como foco o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e a liderança. Para a edição de 2022, o tema é Meio Ambiente e Sustentabilidade. O resultado foi anunciado neste mês de fevereiro, no site power4girls.com.br.

Conheça os projetos do IFRS

A proposta enviada pelo Campus Osório é da equipe Gurias nas Ciências, intitulada Busca de uma alternativa aos plásticos a partir da produção de biopolímeros através da fermentação microbiológica de materiais descartados pela indústria gaúcha (foto em destaque).

O trabalho se debruça na problemática do lixo plástico no mundo. Partiu do interesse das estudantes, que fazem pesquisa no Campus Osório desde o ensino fundamental, desenvolver um biopolímero a partir de resíduos agroindustriais, utilizando o subproduto do suco de uva e vinho (bagaço) e o pseudocaule da bananeira para produzir polímeros capazes de substituir os plásticos sintéticos utilizados pelas áreas da biomedicina, farmácia, eletrônica, vestuário e alimentícia.

Realizado pelas estudantes do Ensino Médio Integrado Amanda Ribeiro Machado (3° ano do Técnico em Administração), Giovana Vargas Martins (2° ano do Técnico em Informática), Isadora Mittmann Armichi (3° ano do Técnico em Administração) e Marcelle Scheffer dos Santos (2° ano do Técnico em Informática), tem orientação da professora Flávia Twardowski.

O projeto também prevê realizar ações de conscientização da comunidade acerca da Economia Circular para mostrar que, com uma sociedade mais informada sobre os problemas provocados pela grande quantidade de lixos plásticos, é possível ter uma produção mais limpa.

A proposta do Campus Caxias do Sul é do grupo Purelas e tem como título Suplemento alimentar para ruminantes como forma de reduzir o óxido nitroso do efeito estufa que é liberado pelas excretas desses animais. Segundo a professora Rachel Nasser, orientadora do projeto, a iniciativa e a ideia da temática foram das próprias alunas. Rachel também salienta que a equipe está animada para participar do Power4Girls, “pois eles capacitam e fornecem todas as ferramentas para o desenvolvimento do trabalho”.

O objetivo da equipe é criar um suplemento para a alimentação de ruminantes capaz de reduzir a lignina da sua ração, que é o que fermenta no rúmen bovino, gerando o óxido nitroso no organismo desse animal. O óxido nitroso é um gás nocivo para a camada de ozônio, que potencializa sua degradação, aumenta o aquecimento global e piora o efeito estufa. Segundo a equipe, estima-se que, se o óxido nitroso das excretas dos animais for reduzido, será possível diminuir em até 69% as emissões de gases do efeito estufa.

Compõem a equipe as estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Plásticos: Ana Carolina Lopes da Rosa, Eduarda Buttenbender Pereira, Emanuelli Ramires Cadorin e Ketelyn Rubert. Para conhecer mais o projeto, acesse no Instagram @_purelas_

 

Sobre o Power4Girls

Destinada a toda a rede pública federal do ensino médio, o programa visa empoderar meninas por meio de estratégias voltadas ao empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. A edição de 2022 tem como tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, unindo forças com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A seleção dos projetos foi feita por edital, com base nas propostas que causassem mais impactos positivos em sua comunidade, cidade, estado ou em todo o país.

As 20 melhores ideias selecionadas pelo Comitê do Power4Girls serão desenvolvidas ao longo do programa, nos meses de março a agosto. A abertura oficial ocorre em evento on-line, nos dias 7 e 8 de março, mas as equipes já conheceram seus mentores na quarta-feira, 10 de fevereiro. O encerramento do programa está previsto para acontecer de forma presencial em Brasília, em 09 e 10 de setembro.

Texto – Comunicação do Campus Osório e projeto de extensão “O IFRS mais perto da comunidade – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades” – bolsista Cinara Oliveira Padilha, estudante do Campus Viamão do IFRS. Edição do Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS.

 

Fim do conteúdo