IFRS têm aprovadas propostas ligadas à formação de professores em editais da Capes

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) obteve aprovação de duas propostas submetidas aos editais de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, ambos com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é de 168 bolsas de Iniciação à Docência e 24 bolsas de Residência Pedagógica. O Instituto participa do Pibid desde 2010, e pela primeira vez vai participar do Programa de Residência Pedagógica. As ações destes programas estão previstas para começar no mês de agosto.

Pibid

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do MEC que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Estão envolvidos os seguintes cursos de licenciatura e campi do IFRS: Ciências Biológicas (Vacaria), Ciências da Natureza (Porto Alegre), Física (Bento Gonçalves), Matemática (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório), Letras (Feliz e Restinga), Pedagogia (Bento Gonçalves) e Química (Feliz).

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica, que também integra a Política Nacional de Formação de Professores, busca induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Este programa envolve os cursos de licenciatura em Física (Bento Gonçalves) e Matemática (Bento Gonçalves e Caxias do Sul).