Início do conteúdo

IFRS solicita recursos ao governo federal para agilizar obras do PPCI do Campus Porto Alegre


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) enviou, nesta terça-feira, 19 de fevereiro de 2019, um ofício à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) solicitando recursos extra orçamentários para agilizar a concretização das ações previstas no Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) do Campus Porto Alegre. O início do ano letivo no campus ocorreria nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, mas foi adiado, assim como as atividades administrativas, como medida de prevenção e cuidado com a segurança da comunidade que circula pelo local, conforme disposto na Portaria nº 035, de 18 de fevereiro de 2019, alterada pela Portaria nº 042, de 20 de fevereiro de 2019.

O PPCI do campus possui certificado do Corpo de Bombeiros e encontra-se em fase de implantação. Entretanto, a insuficiência de recursos de investimento impediu a concretização de todas as medidas necessárias no ano de 2018 e, para 2019, o IFRS também não contará com recursos suficientes, considerando o que está previsto no orçamento anual da instituição. Além disso, ainda não ocorreu a liberação integral do orçamento do IFRS, o que inviabiliza a execução das medidas neste momento.

Na tarde desta terça-feira, 19 de fevereiro, gestores do IFRS e do Campus Porto Alegre estiveram reunidos com o Corpo de Bombeiros para buscar orientações e planejar ações conjuntas. Foi solicitada vistoria do Corpo de Bombeiros a fim de confirmar se as atividades podem ter continuidade e quais são os cuidados necessários até todas as ações do PPCI serem implantadas.

A equipe de engenharia do IFRS orçou em R$ 1,2 milhão os recursos necessários para as obras do projeto de adequação. Entendendo que se trata de um caso de urgência, a Gestão do IFRS solicitou à Setec/MEC a descentralização de orçamento para dar início imediato às obras.

A elaboração e execução dos PPCIs é ação prioritária no IFRS. Dentre todas as demandas por investimento na instituição a partir de 2018, a maior parte dos recursos está sendo destinada a esta finalidade, com projetos e obras em execução em diversos campi. Essa prioridade também está expressa no planejamento de infraestrutura do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023.  

Leia também:

Comunicado do Campus Porto Alegre sobre o adiamento do ano letivo e suspensão temporária das atividades administrativas 

Fim do conteúdo