Início do conteúdo

IFRS registra a milésima certificação da pós-graduação


Banner com a frase: Pós-graduação. IFRS registra a marca de 165 mestres e 835 especialistas.

No mês de fevereiro de 2023 foi registrada a milésima conclusão de um curso de pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nessa soma estão as especializações, que totalizam 835 pessoas certificadas, e os mestrados profissionais, que registram 165 diplomados.

A oferta de especialização na instituição teve início no ano de 2009, com o curso de Viticultura, no Campus Bento Gonçalves. Já a dos mestrados começou em 2015, com os mestrados profissionais em Informática na Educação (MPIE), do Campus Porto Alegre, e em Tecnologia e Engenharia de Materiais (PPGTEM), ofertado em conjunto pelos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.

A adesão do IFRS à rede nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ocorreu em 2016 e ao Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT), em 2018. Por essas redes, o IFRS oferta mestrados no Campus Porto Alegre. Em 2020, o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia (PPGVE) foi aprovado para oferta no Campus Bento Gonçalves, e em 2021 houve a adesão ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Atualmente, a instituição conta com 23 cursos de especialização, em 15 campi, e seis cursos de mestrado profissional, que contemplam seis campi. Todos os cursos são gratuitos.

Expectativa de novos cursos

O IFRS submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) três propostas de mestrados profissionais em 2022 e aguarda os resultados para este ano. São eles: Mestrado Profissional em Ensino – Campus Sertão, Mestrado Profissional em Tecnologia e Ciências da Decisão – Campus Viamão e Mestrado Profissional em Educação Básica – Campus Farroupilha.

Verticalização do Ensino

A oferta de cursos de pós-graduação lato sensu de especialização e stricto sensu de mestrado atendem a um dos objetivos da lei que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892/2008). Uma das finalidades dos IFs é promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.

“Um ótimo exemplo pode ser observado no Campus Bento Gonçalves, no qual temos o curso técnico integrado ao ensino médio de Viticultura e Enologia, o curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia (Graduação), a especialização em Viticultura e o mestrado profissional em Viticultura e Enologia, contemplando quase plenamente a verticalização (com exceção da oferta de curso de doutorado). Servidores altamente qualificados atuam em todos os níveis de ensino, proporcionando aos estudantes uma visão ampla e qualificada do saber”, explica Jaqueline Morgan, chefe do Departamento de Pós-graduação do IFRS.

Uma das característica da pós-graduação do IFRS é a descentralização dos cursos de especialização, presentes em praticamente todos os campi. “Espera-se também, com a aprovação da Capes, ter o primeiro mestrado do IFRS localizado na região norte do Estado. Sabe-se da importância da oferta de cursos de pós-graduação gratuitos fora dos grandes centros, alcançando uma população, em geral, desprovida desse tipo de oferta”, enfatiza Jaqueline.

Sobre as áreas escolhidas para os cursos de pós-graduação, conforme Jaqueline, são previstas durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) por toda a comunidade do IFRS. “Vivemos um importante momento para os campi pensarem suas previsões de criação de novos cursos de pós-graduação”, finaliza.

Mestrados e especializações no IFRS

O IFRS oferece cursos de mestrado profissional e de especialização gratuitos em diversos campi. Os cursos objetivam formar profissionais com alto nível de qualificação, comprometidos com o avanço do conhecimento.

Conheça todos os cursos em https://ifrs.edu.br/cursos/

Fim do conteúdo