IFRS recebe visita de professor Norueguês e busca mobilidade acadêmica e administrativa para estudantes e servidores

Nesta última semana de janeiro o professor do Departamento de Inovação e Empreendedorismo, da Universidade Nord (Noruega), Roberto Rivas Hermann, esteve conhecendo as instalações do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A visita ocorreu por conta de projetos já existentes entre as duas instituições e tratativas para novos acordos.

Segundo a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marilia Bossle “aproveitamos a visita para trabalhar em projetos futuros, que vamos submeter a agências de fomento brasileiras e norueguesas para mobilidade acadêmica e administrativa, de estudantes e servidores”, explica.

Além das reuniões de trabalho o professor Rivas, teve a oportunidade de visitar o Projeto EcoViamão que trabalha em parceria com assentamento Filhos de Sepé, na última quarta-feira, 30 de janeiro.

Na quinta-feira, 31 de janeiro, o professor foi recebido pelo Reitor de IFRS, Júlio Xandro Heck e pelos pró-reitores de Administração, Tatiana Weber, de Ensino, Lucas Coradini, de Extensão, Marlova Benedetti, pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Letícia Martins, pelo Diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim e pela pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marilia Bossle.

Entre os projetos em comum, no ano de 2018 três estudantes de mestrado profissional do instituto participaram de uma escola de verão no Rio de Janeiro e na Noruega, em um projeto conjunto entre UFF, NORD, UFRJ e IFRS.

Acompanhe a matéria: IFRS na Noruega: estudantes e docente participam de curso na Nord University

Ainda no ano de 2018, a Nord teve o projeto em parceria com o IFRS intitulado “Management practice in the context of global value chains” aprovado pela agência norueguesa DIKU –  The Norwegian Agency for International Cooperation and Quality Enhancement in Higher Education (Agência Norueguesa de Cooperação Internacional e Aprimoramento da Qualidade no Ensino Superior). Com esse projeto, cinco estudantes da universidade da Noruega virão ao Brasil em 2019 e outros cinco em 2020, sendo dois em cada ano no RS; destes um estudante irá cursar estágio de prática profissional no IFRS.