IFRS recebe Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara Municipal de Bento Gonçalves

Em homenagem a seus 10 anos de atuação, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu nesta segunda-feira, 18 de março de 2019, Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. A distinção é outorgada a pessoas, entidades, empresas ou associações que se destacam por suas ações em favor do crescimento do município. A sessão solene ocorreu no plenário Fernando Ferrari e teve a presença de pró-reitores, diretores-gerais de campi e servidores do IFRS, bem como de vereadores e outras autoridades.

O reitor, Júlio Xandro Heck, agradeceu a acolhida do município tanto ao Campus Bento Gonçalves quanto à Reitoria e a seus servidores, muitos deles vindos de outras localidades para trabalharem e viverem na cidade. Júlio salientou dois grandes desafios dos Institutos Federais: a verticalização do ensino, pois ofertam desde o Ensino Médio até mestrados e doutorados; e a interiorização, atuando em cidades nas quais as universidades públicas não estão presentes.

Júlio lembrou do crescimento do IFRS, de 4 mil para 20 mil estudantes nos dez anos de atuação, e frisou que, para além dos números, a instituição é reconhecida pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O reitor destacou ainda que a bandeira da educação pública não tem partido nem cor, e salientou a necessidade de articulação política, pois para fazer educação é preciso investimentos.

O vereador Agostinho Petroli (MDB), proponente da distinção, frisou a diferença do IFRS na vida da cidade, lembrando que, diferentemente de tempos atrás, para cursar ensino superior não é mais necessário mudar de cidade e de rotina de vida, passando a viver em centros urbanos maiores. “Hoje, em Bento Gonçalves e em outras cidades, temos oportunidades com ensino qualificado, contando com o diferencial de cursos voltados a impulsionar o desenvolvimento de cada região e atender demandas locais.”

O presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto, e a secretária municipal da Educação, Iraci Luchese Vasques – representante do prefeito Guilherme Rech Pasin na solenidade – também parabenizaram o IFRS e salientaram a importância da instituição no crescimento do município.

A sessão solene pode ser assistida no canal da TV Câmara Bento no YouTube.