IFRS recebe inscrições para avaliação presencial de Língua Portuguesa para imigrantes

Estudantes realizando prova em sala de aula.

Prova de língua Portuguesa realizada no Campus Bento Gonçalves

Estão abertas até o dia 12 de agosto, as inscrições para prova presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum dos cursos de língua portuguesa na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A avaliação presencial é exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. A prova pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes.

São ofertadas 120 vagas e as provas serão aplicadas em cinco campi do IFRS: Caxias do Sul, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre e Rio Grande (informações abaixo). No momento da inscrição, o candidato deverá informar em qual campus irá realizar a prova, não sendo possível modificá-lo após o envio da inscrição. A prova terá duração máxima de três horas, conforme consta no documento com informações e orientações (edital).

As inscrições são realizadas em formulário eletrônico, mas para se inscrever, é necessário ler atentamente o documento com todas as orientações (Edital 99/2022). No formulário, serão solicitadas uma cópia do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

Comprovante de Vacinação

Os candidatos também deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid–19 e usar máscaras adequadas, que cubram nariz, boca e queixo, durante todo o tempo de permanência na instituição.

Se no dia da prova tiverem sintomas ou suspeita de Covid, não devem comparecer ao campus e informar imediatamente a Comissão Organizadora, pelo e–mail [email protected], anexando atestado médico. Nesse caso, haverá a possibilidade de reagendamento da prova, conforme a disponibilidade do campus em que se inscreveu.

Campi, data, horário e número de vagas para aplicação do exame

Campus Ibirubá

Dia 25 de agosto de 2022

Campus Feliz

Dia 27 de agosto 2022

Campus Caxias do Sul

Dia 03 de setembro de 2022

Campus Porto Alegre

Dia 23 de setembro de 2022

Vagas: 30

Campus Rio Grande

Dia 23 de setembro de 2022

Vagas: 30

Essas e outras informações importantes estão disponíveis no Edital e seus anexos, acesse.