Workshop trata sobre energias renováveis

O Workshop sobre Energias Renováveis no IFRS foi realizado no dia 5 de dezembro de 2018 na sede do Escritório de Projetos do Instituto, em Porto Alegre. A atividade teve palestra do representante da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), Daniel Castro, que apresentou o cenário de investimentos da China no âmbito da ciência e da tecnologia e as possibilidades de cooperação em macroprojetos nas áreas de energia renovável, tecnologia da informação e alimentos.

Estiveram presentes representantes das Pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Extensão (Proex), Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), Escritório de Projetos, além de representantes dos campi Farroupilha, Ibirubá, Rolante, Restinga e Rio Grande.

O diretor do Escritório de Projetos, Diego Monte Blanco, fez uma introdução sobre a importância e os objetivos do encontro e perspectivas de cooperação do IFRS na temática. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, apresentou os principais marcos de desenvolvimento e articulação do IFRS e da Rede Federal nos últimos anos. Os representantes dos campi presentes apresentaram possibilidades de projetos a serem desenvolvidos de modo integrado, no tema energias fotovoltaicas e desenvolvimento tecnológico.

O encontro teve como objetivo promover uma aproximação institucional entre o IFRS e a CCDIBC, abrindo possibilidades de buscar parceiros na China para cooperações científico-tecnológicas, bem como a possibilidade de firmar convênios de cooperação internacional com universidades chinesas para intercâmbio de estudantes e servidores. Durante o workshop, também foi discutida a articulação dos campi presentes para a construção de um projeto integrado na área de energia solar fotovoltaica, a ser viabilizado através de parcerias em âmbito nacional ou internacional e de editais.