Início do conteúdo

IFRS realiza avaliação de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados


Banner com a frase: Avaliação. Língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados.

Estrangeiros, imigrantes e refugiados que concluíram algum curso de língua portuguesa EaD ou on-line oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) poderão se inscrever para a realização  de avaliação presencial a serem realizadas nos campi Bento Gonçalves, Canoas e Rio Grande.

Essa prova presencial visa a atender à Portaria Nº 623/2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade a distância.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de maio de 2023 e devem ser feitas através do formulário eletrônico disponível no Edital Proex Nº 15/2023. No entanto, poderão ser encerradas antes do prazo final, caso as vagas para a aplicação das provas sejam preenchidas. São 30 vagas para o Campus Bento Gonçalves, 20 para o Campus Canoas e 20 para o Campus Rio Grande.

Sobre a prova

A prova é constituída por atividades de compreensão auditiva e de leitura, expressão escrita e oral. O tempo estimado de duração das provas é de três horas e serão aplicadas nas seguintes datas e horários:

Campus Bento Gonçalves – 03 de junho de 2023, às 9h;

Campus Canoas – 05 de junho de 2023, às 9h;

Campus Rio Grande – 1º de junho de 2023, às 19h.

O  candidato  deverá apresentar-se no local de realização da prova com no mínimo 15 minutos de antecedência. Não será permitida a entrada após o início da prova. Deverá ser apresentado, no momento da realização da prova, CPF, RNE (ou CRNM) e a cópia do certificado do curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

A prova deve ser feita com caneta esferográfica, na cor azul ou preta, fabricada em material transparente. Será permitido ao candidato somente o uso de dicionários no formato impresso a serem utilizados somente para as partes da avaliação referentes à compreensão leitora e à expressão escrita. 

Informações completas no edital.

Fim do conteúdo