IFRS promove II Encontro dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo

Habitats de Inovação e Empreendedorismo do IFRS

Evento é voltado a servidores e estudantes envolvidos ou interessados na atuação de incubadoras, Fablabs, espaços makers e laboratórios para a economia 4.0

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promoverá, entre os dias 29 e 30 de novembro de 2021, o II Encontro dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo. O evento tem o objetivo de proporcionar uma troca de experiências e reflexões sobre incubadoras, Fablabs, espaços makers, laboratórios para a economia 4.0 e outras iniciativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo no IFRS.

Os interessados poderão se inscrever até 26 de novembro pelo formulário eletrônico. O evento ocorrerá de forma virtual e será realizado no Google Meet.

Sobre os Habitats de Inovação:

Atualmente, o IFRS possui 18 habitats em operação, alguns ainda em fase de estruturação. No ano de 2021, foram agregados a esse ecossistema os laboratórios IFMaker e laboratórios voltados à economia 4.0. “Durante a pandemia de Covid-19, os habitats tiveram um importante papel na fabricação de equipamentos de proteção individuais (EPIs) para atender às comunidades onde o IFRS atua”, explica o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação e do Escritório de Projetos do Instituto, Anderson Yanzer.

Nos últimos anos, o IFRS, além de apoiar as formas tradicionais de habitats de inovação, tem fomentado também projetos relacionados a uma cultura voltada à criatividade, inovação e empreendedorismo, permitindo a colaboração destes com os habitats existentes e, muitas vezes, gerando outros habitats e ações de interação com a comunidade interna e externa. “Na busca por integrar as diversas iniciativas em funcionamento e em fase de implantação, está sendo estruturada uma comunidade virtual de empreendedorismo e inovação para agregar servidores e estudantes que atuam e possuem interesse nessas temáticas”,  conclui Anderson.

Confira a programação do evento:

– 9h: Abertura do evento

9h30min: Palestra de aberturaHabitats de Inovação: a experiência e trajetória do Via Estação Conhecimento

Palestrante: Clarissa Stefani, professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. É líder do grupo VIA Estação Conhecimento com foco em habitats de inovação. Tem formação internacional em ambientes de inovação na Espanha e China.

– 11h: Reunião com representantes dos Habitats do IFRS

– 14h: Palestra – Fab Lab da Teoria à Prática

Palestrante: Kenzo Abico, arquiteto, presidente do Instituto Fab Lab Brasil e Co-coordenador da Rede Fab Lab Brasil

– 15h30min: Reunião Grupo de Trabalho – Ambiente Makers, Fab Labs e projetos para economia 4.0

– 9h: Palestra – Incubadoras tecnológicas e sociais: case do IFES

Palestrante: Rodolpho Rangel, diretor da Agência de Inovação e de Extensão Tecnológica do Ifes.

– 10h: Reunião Grupo de Trabalho – Incubadoras Tecnológicas e sociais

– 14h: Palestra – Uso da ferramenta Portal Hub de Inovação para gestão dos habitats de inovação e empreendedorismo no IFRS

Palestrante: Luana Mozzaquatro –  Stars Aceleradora

– 15h: Encerramento