Início do conteúdo

IFRS promove capacitação em Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência


Auditório da reitoria com servidores assistindo a palestra.

Com o objetivo de capacitar gestores da Reitoria e dos campi sobre a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS, foi realizado na terça-feira, 30 de maio de 2023, no auditório da Reitoria, um evento sobre o tema.

A atividade foi direcionada a diretores-gerais, equipes de ensino e de gestão de pessoas de todas as unidades da instituição. Esses servidores têm atuação diretamente envolvida nos trâmites da Instrução Normativa 06/2022, que regulamenta o fluxo e os procedimentos para denúncias de assédios e violências. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, que devem atuar como multiplicadoras, levando as orientações e o conhecimento às equipes de trabalho de suas unidades.

O evento iniciou na parte da manhã com as boas-vindas do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, de forma remota. Ele ressaltou o avanço das ações pedagógicas realizadas nos campi, a confecção de cartilhas e de outros materiais de apoio sobre o tema. “Queremos um IFRS livre de qualquer assédio de qualquer natureza. Para isso, estamos atentos a três pontos: o primeiro é que toda denúncia seja devidamente acolhida; o segundo é a proteção, cuidado e preservação com as vítimas; e o terceiro é o direito à ampla defesa, cuidados com a forma e garantia de um processo justo e responsável”.

Depois, foi a vez de o procurador federal junto ao IFRS, Albert Caravaca, apresentar a lei 14.540/2023, que Institui o Programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e demais crimes contra a dignidade e a violência sexual no âmbito da administração pública e demais documentos que tratam sobre a parte jurídica e procedimental. Na sequência, a coordenadora de Correição e Gestão de Processos Disciplinares do IFRS, Suélen Patrícia dos Santos, explicou o funcionamento dos Procedimentos Correcionais e os fluxos a serem seguidos.

 

Programação da tarde

A fala da tarde ficou a cargo da Assessoria de Gênero e Sexualidade, representada pela professora Cátia Gemelli. Ela abordou os principais conceitos e formas de combate aos preconceitos e violências de gênero e sexualidade. Houve também um espaço para proposições e encaminhamentos.

O encerramento ficou por conta do diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei, e da pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, que organizaram as principais questões tratadas durante o dia e propuseram, a partir das contribuições dos participantes, duas ações imediatas: a atualização do fluxo de acolhimento das denúncias e o planejamento de ações de formação para as equipes de acolhimento.

Todos os representantes do campi receberam a Cartilha de enfrentamento às violências de gênero no IFRS e outros materiais impressos.

Fim do conteúdo