IFRS promove aula inaugural do primeiro curso técnico EaD dia 27/02

Card com o texto: Aula Inaugural -

Matéria atualizada em 26/02 com o link correto para a aula no youtube

O ano de 2024 marca o início da oferta do primeiro curso técnico subsequente na modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se do curso Multimeios Didáticos do IFRS Campus Osório, que teve seu primeiro processo seletivo realizado em 2023.

A primeira turma irá ingressar neste primeiro semestre e, para simbolizar o momento, será realizada uma aula inaugural, aberta a toda comunidade, na terça-feira, 27 de fevereiro de 2024, às 19h, através do Youtube.

A programação conta com a palestra do professor Thiago Medeiros Barros, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O docente abordará temas pertinentes à produção de material didático com enfoque nos produtos digitais. Além dele, haverá a saudação do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck e demais autoridades acadêmicas. A previsão é de que o evento tenha duração de 2h30.

Avanço institucional

Para a coordenadora de Educação a Distância (EaD) do IFRS, Júlia Marques, a abertura do curso representa um avanço importante para a Instituição. “O Instituto já é reconhecido nacionalmente pelo protagonismo em cursos online de curta duração e pelo uso de disciplinas semipresenciais em alguns cursos. Agora, caminhamos na primeira oferta de um técnico a distância o qual haverá uma nova turma todos os anos, sem depender de recursos do governo”, celebra.

O curso Técnico em Multimeios Didáticos destaca-se entre as opções do catálogo nacional, por abordar a integração da tecnologia no contexto educacional. Conforme a coordenadora, Patrícia Prochnow, “Ao introduzir este curso, o IFRS não apenas atende à demanda na área da educação, mas também oferece uma formação alinhada às necessidades contemporâneas”. Conforme explica, com esta implementação, espera-se formar técnicos capacitados e preparados para atuar de maneira inovadora no cenário educacional, utilizando a tecnologia como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Sobre a oferta a distância, o objetivo foi o de tornar a educação mais acessível, com um alcance que somente a EaD permite.

Curso técnico em Multimeios Didáticos

Projetado para desenvolver competências essenciais para atuação em apoio pedagógico e com tecnologias educacionais, o curso tem duração de três semestres (um ano e meio), preparando para um mundo de trabalho que valoriza a inovação e a adaptabilidade.

Durante o curso o aluno irá estudar sobre Educação a Distância; Teorias da Aprendizagem; Comunicação, Linguagem e Tecnologia; Educação Inclusiva; Produção de Mídias Digitais; Fotografia e Produção de Vídeos Educacionais; Libras; Abordagens Pedagógicas Modernas; Empreendedorismo, dentre outras disciplinas teóricas e práticas que visam formar profissionais com habilidades técnicas, pedagógicas e de comunicação para apoiar práticas educacionais.

O profissional deverá desempenhar um papel colaborativo na criação e aplicação de materiais audiovisuais, demonstrando pensamento crítico, adaptabilidade e um compromisso constante com a atualização.