Início do conteúdo

IFRS participa do Programa Pontes Americanas 


 Servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão participando do programa de formação “Pontes Americanas”, que visa qualificar cerca 1.200 servidores da Rede Federal (RF) para atuar como coordenadores, facilitadores do acesso das instituições da Rede aos centros de aconselhamento do EducationUSA e aos Espaços Americanos. 

O programa de formação consiste em um treinamento virtual, por meio de uma série de webinars no decorrer dos meses de abril e maio deste ano. As atividades ocorrem semanalmente via Zoom e são destinadas a assessores internacionais, professores e técnicos-administrativos.

Conforme a assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Manuela Damiani Poletti, já foram feitas apresentações sobre instituições de ensino americanas e os procedimentos para a submissão de candidaturas a programas nas universidades e colleges americanos. Ela conta que pretende em breve divulgar materiais e orientações para a comunidade do IFRS e já adianta que é possível acompanhar algumas informações e novidades sobre o assunto no site do Education USA. Outra ferramenta interessante é o site BigFuture, em que é possível selecionar as melhores instituições de acordo com o perfil do candidato. 

O programa também oferecerá oportunidades de aprendizagem da língua inglesa, programas culturais, oportunidades de intercâmbio, como, por exemplo, os programas Jovens Embaixadores, Jovens Líderes das Américas (YLAI) e outros recursos como o Essay Writing Resource Center, o qual oferece um curso de redação em inglês, gratuito, que objetiva qualificar a escrita de textos para a submissão de candidaturas a programas nas universidades e colleges americanos.

Leia também: 

Programa Pontes Americanas conectam servidores da Rede Federal aos EUA … Lançamento virtual do Programa Pontes Americanas …

Conif fortalece ações formativas de professores de idiomas da Rede Federal

Programa amplia o acesso de servidores da Rede Federal a informações de oportunidades de estudo nos EUA

Fim do conteúdo