Início do conteúdo

IFRS participa do 8º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio da Assessoria de Relações Étnico-Raciais (ARER), participou do 8º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) da Rede Federal (Enneabi), realizado de 4 a 6 de junho de 2025, no Instituto Federal do Amapá (IFAP), em Macapá. A atividade reuniu mais de 700 representantes de diferentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

O IFRS foi representado pela assessora de Relações Étnico-Raciais, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino, que integrou a comissão organizadora do evento e apresentou o trabalho intitulado “Estratégias de acesso e permanência com e por meio dos Neabis” na sessão temática “Os Neabis nos Institutos Federais: o papel da educação profissional e tecnológica na construção de experiências, vivências e práticas antirracistas”. A apresentação integrou a área temática Educação, Políticas Afirmativas e Relações Raciais.

Segundo Alba, estar presente nesse espaço reafirma o compromisso da instituição enquanto coletivo que combate preconceitos e discriminações. “Foi uma oportunidade de representar os coordenadores dos Neabis do IFRS em um espaço que reafirma a importância do Núcleo na produção científica, na relação com a comunidade e na promoção de uma educação para a diversidade étnico-racial.”

Encaminhamentos

Ao longo do evento, foi elaborado um documento com propostas construídas a partir dos fóruns realizados. O material tem como objetivo orientar a atuação dos Neabis no contexto da Rede Federal, com foco na promoção da educação para as relações étnico-raciais e no combate ao racismo institucional. O documento será entregue ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Também foi definida a sede da próxima edição do Enneabi. O 9º Encontro ocorrerá no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Sousa, localizado no sertão do estado (ainda sem data definida). 

Sobre o evento

O Enneabi tem como finalidade promover debates sobre as relações étnico-raciais nos Institutos Federais e demais instituições de ensino participantes. A programação contou com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, sessões temáticas, apresentações de pôsteres, relatos de experiência, atividades culturais e feira afro-indígena. O evento busca fortalecer a implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas.

Mais informações e a cobertura completa do evento estão disponíveis na notícia. 

Fim do conteúdo