IFRS participa de evento internacional sobre inclusão

Pró-reitor de ensino Lucas Coradini, Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade Andréa Poletto Sonza e coordenadora do Centro Tecnológico de Acessibilidade Bruna Salton em frente ao banner de boas vindas do evento.

Entre os dias 7 e 10 de novembro de 2022, servidores da Pró-reitoria de Ensino  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram do I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (IBC), intitulado Deficiência visual e suas interfaces: educação, saúde e tecnologia. Compuseram a delegação do IFRS o Pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, representando o Reitor, a Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e  Diversidade, Andréa Poletto Sonza, e a coordenadora do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), Bruna Poletto Salton.

Andréa participou do painel intitulado A Educação profissional inclusiva para pessoas com deficiência visual, e Bruna ministrou a oficina Atendimento educacional especializado para os estudantes com deficiência visual: estratégias e possibilidades, cuja ênfase foi o desenvolvimento e fabricação de recursos de tecnologia assistiva, inclusive materiais pedagógicos acessíveis.

O encerramento do evento contou com uma sessão especial com dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em que foram convidadas as instituições que se destacam nacionalmente no atendimento aos estudantes com deficiência, na qual Lucas participou representando o IFRS.

Durante o evento, o IFRS contribuiu também com a exposição de recursos de tecnologia assistiva desenvolvidos pelo CTA em um estande. Segundo Lucas, “o convite feito ao IFRS é um reconhecimento importante aos avanços produzidos na instituição em relação ao atendimento educacional especializado e à tecnologia assistiva, mas o mais importante é o intercâmbio de conhecimentos e as possibilidades de cooperações fomentadas em eventos dessa natureza, que contribuem para o fortalecimento das políticas de inclusão na rede como um todo”.

O IBC é uma instituição com 168 anos de tradição em educação inclusiva, referência no atendimento de pessoas cegas e com baixa visão.