IFRS participa da semana EPT e de Ciência e Tecnologia em Brasília com 11 projetos

3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.

De 16 e 22 de outubro de 2023, será realizada a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Ministério da Educação (MEC), e a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)  participará, de 16 a 18 de outubro, apresentando, de forma interativa com o público visitante, 11 projetos expostos em um estande da instituição, no qual 11 estudantes e cinco servidores estarão envolvidos. Já no dia 19 será lançada a Rede Integra, iniciativa do IFRS financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) que reunirá os 33 Institutos Federais que hoje possuem o Portal Integra.

Os eventos contam com atividades que visam divulgar e ampliar o conhecimento do público. Na programação serão contemplados seminários, exposição de projetos e pesquisas das instituições EPT, além de oficinas e apresentações culturais.

Confira os 11 projetos do IFRS
  • TechTrap: Sistema 4.0 automatizado de monitoramento remoto para auxílio no controle da mosca-das-frutas, do IFRS Campus Bento Gonçalves. Rudinei Fabrisio Tomasin (estudante) e coordenador Leonardo Cury da Silva (professor);
  • Poalab, do IFRS Campus Porto Alegre. Matheus Madril Benites (estudante) e coordenador André Peres (professor);
  • Cluster 4.0: manutenção preditiva online, do IFRS Campus Caxias do Sul. Giovana Emilia Bizarro Vieira (estudante) e coordenador Juliano Cantarelli Toniolo (professor);
  • Sustainpads: Absorventes Ecológicos e Acessíveis, do IFRS Campus Osório. Amanda Ribeiro Machado (estudante) e coordenadora Flávia Twardowski (professora);
  • Iniciação Tecnológica na educação básica na serra gaúcha, do IFRS Campus Caxias do Sul. Gabriela Roth (estudante) e coordenadora Kelen Berra de Mello (professora);
  • Programa Ecoviamão (Núcleo de estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e entorno), do IFRS Campus Viamão. Gustavo Spader (estudante) e coordenador Claudio Fioreze (professor);
  • Idealizar Maker: soluções criativas no ensino, pesquisa e extensão, do IFRS Campus Canoas. Emilly Binsfeld Lui (estudante) e coordenadora Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues (professora);
  • Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), do IFRS Campus Bento Gonçalves. Hélen Vitória Machado Treméa (estudante) e coordenadora Bruna Poletto Salton (técnica administrativo);
  • Projeto ELAS, do IFRS Campus Caxias do Sul. Sabrina Danieli Dani (estudante) e coordenadora Fabiana Lopes da Silva (professora);
  • IFRS Integration up, do IFRS Campus Erechim. Emanuelli Horbah Matte (estudante) e coordenadora Adriana Troczinski Storti (professora);
  • TecnoMaker 4.0, do IFRS Campus Rio Grande. Jéssica Januário dos Santos Villas Bôas (estudante) e coordenador Serguei Nogueira da Silva (professor).

Sobre a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

O evento contará com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes que compõem a mostra, oferta de oficinas rápidas para o público, área exclusiva sobre inovação e debates sobre EPT. Os visitantes não precisam se inscrever e terão acesso livre e gratuito aos espaços da mostra tecnológica. Já os debates e as oficinas necessitam de inscrição, que pode ser feita pelo link.

Nessa edição, mais de 50 instituições ofertantes dessa modalidade de ensino no País participarão do evento, incluindo os Institutos Federais (IFs), as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O tema da Semana é “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”. Na programação, haverá debates sobre a EPT na educação básica; a inovação e o empreendedorismo na EPT; as demandas governamentais por qualificação profissional; a gestão e governança das instituições da rede federal, entre outros assuntos.

O evento também terá a presença de unidades móveis educacionais, no lado externo do Centro de Convenções, oportunizando ao público oficinas de imersão e interatividade. A programação conta, ainda, com apresentações culturais, exposição multimídia sobre os 15 anos dos IFs e concessão da Medalha Nilo Peçanha, patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)