IFRS oferece avaliação nutricional de videiras e análise do solo para produtores rurais

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está oferecendo duas possibilidades de prestação institucional de serviços (PIS) para a comunidade externa. O objetivo é apoiar produtores rurais, cooperativas, empresas, organizações sociais e prefeituras das regiões da Serra Gaúcha e do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente das cidades de Bento Gonçalves e Ibirubá.

O primeiro projeto de PIS aprovado a ser executado na instituição refere-se a análises químicas do solo, realizadas no Laboratório de Solos e Tecido Vegetal por servidores e estudantes do Campus Ibirubá, sob a coordenação do professor Ben-Hur Costa de Campos e da técnica em laboratório Sandra Meinen da Cruz. No período de 10 meses, projeta-se a realização de aproximadamente 1.000 análises de solo. Os laudos vão auxiliar na correção e adubação das áreas agrícolas dentro de critérios técnicos, evitando, por exemplo, a falta de nutrientes para as plantas e o uso excessivo que acarretaria em perdas econômicas e danos ambientais. Esta iniciativa visa atender a uma demanda regional, abrangendo principalmente os municípios de Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach, Tapera, Colorado e Espumoso.

Reunião de treinamento

O segundo projeto será desenvolvido com apoio do Campus Bento Gonçalves sob a coordenação do professor Diovane Freire Moterle. Tem por objetivo realizar ações de avaliação da fertilidade do solo e melhoria da eficiência da adubação e calagem em áreas de cultivo de videiras, atendendo demandas oriundas do setor vitivinícola dos municípios da Serra Gaúcha. Essas demandas foram levantadas pelo setor vitivinícola do Rio Grande do Sul, que desde o princípio tem incentivado e se interessado como demandante na proposta. Para atingir ao objetivo proposto pela ação, serão oferecidos cursos de formação técnica, levantamento de dados, análises de solos e de folhas de videiras e a confecção de relatórios técnicos.

Os interessados deverão procurar os responsáveis pela prestação de serviços em cada um dos campi envolvidos:

IFRS busca integrar conhecimentos com atendimento de demandas da comunidade

A prestação institucional de serviços no IFRS é regulamentada pela Resolução 96/2019 e se constitui em oferta de conhecimento produzido pela instituição para a solução de demandas da comunidade externa. Podem ser utilizadas abordagens pedagógicas e científicas na produção e na transferência de conhecimentos e tecnologias à sociedade,  como consultorias, ensaios e análises laboratoriais, vistorias e capacitações, visando à solução de demandas de empresas públicas, privadas e pessoas físicas.

No IFRS, a PIS é de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão, com o assessoramento direto do Escritório de Projetos. Para a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin, esses primeiros projetos aprovados de prestação institucional de serviços são um marco para a instituição e ampliam o leque de possibilidades de atendimento das demandas das comunidades externas pelo IFRS: “Tendo em vista as áreas de atuação e as instalações físicas/equipamentos disponíveis em nossos campi, bem como a expertise dos servidores, pretendemos, ao prestar esses serviços especializados à sociedade, promover o desenvolvimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais, locais e regionais e o fortalecimento da extensão tecnológica”, finaliza.

O gerenciamento dos recursos financeiros de ambos os projetos será realizado via Fundação de Apoio (FEENG) e, posteriormente, repassado aos servidores (que receberão retribuição pecuniária conforme disposto em legislação específica), estudantes (por meio de bolsas de extensão), além dos valores destinados à Pró-reitoria de Administração (Proad) (5% do valor do projeto) e  aos campi envolvidos (3% do valor do projeto).

Tem interesse em conhecer as possibilidades de Prestação Institucional de Serviços no IFRS?

Acesse os fluxos e as orientações disponíveis em: https://integra.ifrs.edu.br/ e/ou preencha o cadastro individual para prestação institucional de serviços, após autenticado no sistema,  em:  https://integra.ifrs.edu.br/competencias.

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo email [email protected].