Início do conteúdo

IFRS na Mostratec 2019


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participou com 13 trabalhos, de diferentes áreas do conhecimento, na 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu de 22 a 24 de outubro em Novo Hamburgo. No total, foram seis premiações para o IFRS. O evento, organizado pela Fundação Liberato, reúne jovens pesquisadores e é considerado o maior do gênero na América Latina.

Confira as participações:
  • Campus Bento Gonçalves

A importância do ensino prático de Entomologia Agrícola – das estudantes Camila Cassineli e Júlia Zanella Bonadiman, orientadas pela professora Regina da Silva Borba.

 

  • Campus Canoas

Explorando a Física: uma estratégia didática para o Ensino Médio – dos estudantes Fernanda Neumann e Lucas Corrêa Ferrari.

> Recebeu o 2º lugar na categoria Matemática e Física / Ciências planetárias e terrestres.

 

  • Campus Caxias do Sul

O ser para a morte – dos alunos Carlo Carminatti Pissaia e Marcos Henrique Catuzzo.

 

  • Campus Feliz

Nitretação em banho de sais atóxicos: uma solução contra a poluição ambiental – da estudante Natália Ledur Fenner (Foto).

> Conquistou o 1º lugar na área de Engenharia de Materiais (leia mais).

 

  • Campus Osório

Geopen: tecnologia assistiva para o ensino de geometria plana a alunos deficientes visuais – das estudantes Ana Clara Jardim da Silva, Beatriz Bittencourt de Aguiar, Christian Kossmann Goulart, com orientação de Flávia Twardowski e coorientação de Josias Neubert Savóis e Vinicius Fritzen Machado.

 

Bee Life: Uma alternativa para diminuir o número de mortandade de abelhas –  das estudantes Camila Yumi Tochihara Reyes, Laura Nedel Drebes e Milena Moraes Vedovatto. Orientador: Cláudius Jardel Soares. Coorientadora Flávia Twardowski

 

Desenvolvimento de painéis aglomerados de subprodutos agroindustriais lignocelulósicos de milho e arroz – dos estudantes Júlia Oscar Destro, Lucas Oliveira de Lima, com orientação de Flávia Twardowski e coorientação de Cláudius Jardel Soares.

> Conquistou o 4º Lugar em Engenharia e Materiais.

 

Biostraw: desenvolvimento de canudo biodegradável dos resíduos da laranja e da mandioca – das estudantes Bárbara Ribeiro Waengertner e Fernanda Airoldi Colombo, com orientação de Flávia Twardowski e coorientação de Cláudius Jardel Soares.

> Conquistou credenciamento para a Expocientec Paraguai

 

GlyphoGrab: Utilização de Resíduos Agroindustriais na adsorção de glifosato em meio aquoso – das estudantes Vanessa Teixeira da Rosa, com orientação de Flávia Twardowski e coorientação de Cláudius Soares.

> Recebeu o 3º lugar em Ciências Ambientais e credenciamento para a Fenecit

 

ClavIF: um Claviculário Inteligente – dos alunos Luiz Gabriel Rebechi e Rodrigo Guimarães Ourique, com co-autoria do professor Bruno Porcher.

> Conquistou o 3º lugar na categoria Engenharia Eletrônica.

 

Inclusão Digital através de Metodologias de Ensino que Estimulam a Aprendizagem de Programação, Lógica e Pensamento Computacional – dos alunos Richard William Pott Espíndola, Maurício Braga Júlio e Vithória da Silveira Batista.

 

Caracterização da produção científica e tecnológica dos Institutos Federais: o caso do IFRS –  Campus Osório – da estudante Rafaela da Silva Adreoli, com a orientação da Roberta dos Reis Neuhold.

 

Apresentação do Campus Osório na Mostratec Junior:

Desenvolvimento de bandejas biodegradáveis a partir do pseudocaule da bananeira – das estudantes Giovana Vargas Martins, Isadora Mittmann Armichi e Marcelle Scheffer dos Santos, com orientação da Rejane Feistuer Schroeder e coorientação de Flávia Twardowski. Projeto realizado dentro do Meninas na Ciências do CNPq – Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral.

 

Fim do conteúdo