Aluna do Campus Feliz é premiada na Mostratec

Estudante do Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou o 1º lugar na 34ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, de 22 a 25 de outubro de 2019, na cidade de Novo Hamburgo.

Com o projeto “Nitretação em banho de sais atóxicos: uma solução contra a poluição ambiental”, a estudante do 4º ano do curso Técnico em Química, Natália Ledur Fenner, recebeu 1º lugar na área de Engenharia e Materiais. Além disso, foi selecionada para participar da maior Feira de Ciências e Engenharia do mundo, a Intel International Science and Engineering Fair (Isef), que será realizada na Califórnia, Estados Unidos, em maio de 2020.

Foi a primeira participação da estudante na Mostratec e Natália relata que “participar dessa feira foi uma experiência incrível, que me recordarei com carinho por muito tempo. Pude apresentar o meu trabalho para pessoas de diferentes lugares do país, com diferentes níveis de conhecimento na área da minha pesquisa. Conhecer projetos desenvolvidos por jovens de vários estados brasileiros, que compartilham uma característica: o amor pela ciência”.

A estudante durante a cerimônia de premiação dos destaques

O projeto apresentado por Natália, com orientação da professora Cínthia Gabriely Zimmer, tem como objetivo substituir os cianetos (que são altamente tóxicos), empregados em um tratamento termoquímico realizado para melhorar propriedades de aços, por sais atóxicos, levando-se em consideração a viabilidade de implementação na indústria. Nos testes realizados até então, conseguiu-se obter resultados semelhantes utilizando sais atóxicos aos obtidos empregando-se cianetos.

A aluna conta que participar da Mostratec é uma boa oportunidade para divulgar os trabalhos realizados dentro do Campus Feliz, já que é uma feira que possui grande reconhecimento na região. “Sem contar que, por ela ter inúmeras parcerias, um destaque na feira pode abrir muitas portas”, diz a aluna.

Uma dessas portas é a participação na ISEF do ano que vem, que já gera expectativas da estudante. “Eu acredito que participar da ISEF é o sonho de todo jovem pesquisador, então eu estou extremamente ansiosa com tudo isso. Durante a feira, nós conversamos com diversos profissionais da área da nossa pesquisa, e eles nos deram sugestões valiosas para aprimorarmos o nosso trabalho. Agora, pretendemos seguir, dentro do possível, essas sugestões para apresentarmos um trabalho ainda melhor na ISEF e representarmos o nosso campus da melhor forma possível”, comenta Natália.