IFRS inicia os trabalhos de revisão da Organização Didática

Entre os dias 16 e 17 de janeiro, a Comissão Central deu início aos trabalhos de revisão da Organização Didática (OD) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Nesta primeira reunião foram detalhados a metodologia e cronograma que serão utilizados e elaborado um manual com orientações para as Comissões Locais, que conduzirão os trabalhos nos campi.

Os próximos passos contarão com uma capacitação das comissões locais; um período de consulta à comunidade, que será realizado através de questionário online; e a realização das assembleias nos campi, para discussão e validação das propostas. Ao final, o documento será encaminhado para análise e aprovação do Conselho Superior (Consup) do IFRS.

O processo de revisão da organização didática do IFRS representa a qualificação de um dos documentos institucionais mais importantes, afirma o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini. “O documento possui um papel fundamental na padronização dos procedimentos e consolidação da identidade institucional, algo essencial em uma instituição multicampi”. Houve um grande esforço da comunidade do IFRS para a criação da OD e sua implementação nos últimos anos, o momento, portanto, é de avaliação e ajustes pontuais para seu aprimoramento, conclui o pró-reitor.

Saiba mais sobre a Organização Didática

Esse documento dispõe sobre as normas e procedimentos acadêmicos dos cursos em seus diferentes níveis, formas e modalidades, de acordo com o previsto no Estatuto e Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nos dispositivos da legislação educacional vigente e demais ordenamentos institucionais.