IFRS implanta processo eletrônico nos procedimentos de contratações em todas as unidades do Instituto

A partir de abril de 2021, os processos como dispensas e inexigibilidades, pregões, contratos e demais procedimentos de contratação serão realizados via Sipac Protocolo, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O projeto piloto iniciou na reitoria em agosto de 2020, com a finalidade de ajustar procedimentos e modelos de documentos para melhor utilização da ferramenta e adequação legal.

Segundo a Diretora de Licitações e Contratos do IFRS, Grazielle Marin Leite, trata-se de uma “ação de implantação de boa prática administrativa visando a modernização, eficiência e transparência. Proporcionará economia de recursos públicos com energia elétrica, papel, e inclusive de espaços utilizados até então para a guarda de documentos físicos“, explica.

Grande parte dos servidores, na função de requisitantes de materiais e serviços, provavelmente participarão do processo eletrônico em algum momento, na fase de solicitação ou de planejamento das contratações, reforça Grazielle.

No dia 25 de março de 2021 a Diretoria de Licitações e Contratos realizou treinamento por web conferência aos servidores que atuam nos setores de licitações e contratos dos campi do IFRS.

Conforme publicado na  Instrução Normativa Proad 03 de 24 de dezembro de 2021, que regulamenta o calendário de Licitações Compartilhadas 2021 no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio grande do Sul, está previsto que todos os processos de pregões compartilhados do Ciclo 2 do Calendário de Licitações Compartilhadas do IFRS em 2021, sejam realizados em meio eletrônico.  Acesse a IN para mais informações Instrução Normativa 03/2021.