IFRS foi palco do I Fórum de Gestores da Educação a Distância dos Institutos Federais Gaúchos

Auditório da reitoria do IFRS lotado de participantes.

Evento buscou estabelecer um panorama sobre a educação a distância (EaD) em cada uma das instituições. Como resultado os três institutos irão propor um programa de formação em educação a distância

Entre os dias 20 e 22 de junho, o auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi palco do I Fórum de Gestores da Educação a Distância dos Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram das atividades, servidores e gestores dos Institutos Federais Farroupilha (IFFar), Sul-rio-grandense (IFSul), e dos núcleos de educação a distância (EaD) do IFRS.

O Fórum, que buscou estabelecer um panorama sobre a educação a distância (EaD) em cada uma das instituições, foi um espaço de troca de experiências e reflexões, abordando temas emergentes nas instituições, tais como: o uso da carga horária a distância em cursos presenciais, a formação de servidores para atuação na educação a distância, a elaboração de cursos de formação inicial e continuada, práticas exitosas na educação a distância e a permanência e o êxito dos estudantes.

A coordenadora de Educação a Distância do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva, enfatizou a importância da colaboração em rede das instituições para o fortalecimento da educação a distância. “A colaboração interinstitucional é fundamental para maximizar o potencial e o alcance da educação a distância”, comenta e acrescenta “estamos trabalhando para promover a EaD junto aos servidores do IFRS e garantir que as melhores práticas e estratégias sejam compartilhadas entre nossas instituições”.

Como resultado dessas discussões, os três institutos federais irão propor um programa de formação em educação a distância. O objetivo é promover encontros presenciais e online para os mais diversos públicos, visando aprofundar a compreensão e a expertise em EaD.