Início do conteúdo

IFRS está entre as melhores instituições com três cursos da área de exatas


Banner com a frase: IFRS está entre as melhores instituições com três cursos de exatas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática figuram em pesquisa do site Responde Ai

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é destaque no Brasil entre as instituições que ofertam cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática. Em pesquisa publicada pelo site Responde Aí, que realiza o levantamento das melhores universidades do país ofertantes dos cursos da área de exatas, o IFRS alcançou boas colocações. ** Segundo o site, o ranking é feito tendo como base o Conceito Preliminar de Curso (CPC), medido pelo Inep/Ministério da Educação (MEC). 

Entre as instituições que ofertam o curso Análises e Desenvolvimento de Sistemas, os campi Canoas e Farroupilha do IFRS correspondem ao grupo avaliado na pesquisa e o IFRS figura em quarto lugar na lista desse curso. Em Licenciatura em Matemática, os campi Canoas e Caxias do Sul estão entre os avaliados, garantindo a quarta colocação para o IFRS. Já entre as instituições que ofertam Engenharia Mecânica, o Campus Rio Grande do IFRS está em sexto lugar na relação.

** Conforme o site, para o ranking, foi utilizado o último índice de CPC divulgado pelo MEC. O conceito preliminar de curso é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta da educação superior (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

Confira abaixo informações sobre os cursos e os campi ofertantes das graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica e de Licenciatura em Matemática

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de atuar na automação dos sistemas de informação nas organizações, tanto organizações públicas quanto privadas dos três setores de atividade econômica: indústria, comércio e serviços. No IFRS, é ofertado nos campi Bento Gonçalves (conceito 4), Canoas (conceito 5), Farroupilha (conceito 5), Feliz (conceito 4), Osório (conceito 4), Restinga (conceito 3), Rio Grande (conceito 3), Sertão (conceito 3) e Veranópolis (curso novo, ainda não avaliado). 

O curso de Engenharia Mecânica é ofertado no Campus Rio Grande (conceito 5) e também nos campi Erechim (conceito 4), Farroupilha (conceito 4) e Ibirubá (conceito 3). Forma profissionais capazes de solucionar problemas com uma visão sistêmica dos processos de fabricação. 

Já o curso de Licenciatura em Matemática é ofertado pelos campi Bento Gonçalves (conceito 4), Canoas (conceito 5), Caxias do Sul (conceito 4), Ibirubá (conceito 3) e Osório (conceito 4). Forma profissionais habilitados a atuar como professores de matemática em instituições de educação básica e profissional, tanto do setor público quanto do privado, capazes de articular teoria à prática e de contribuir para a educação integral dos alunos.

Fim do conteúdo