Geral
IFRS e Unifesp lançam nova versão de plataforma para avaliação de acessibilidade digital
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, marcou também o lançamento da nova versão do AMAWeb, plataforma gratuita destinada à Avaliação e Monitoramento de Acessibilidade na Web. O lançamento aconteceu na página oficial do projeto no Linkedin.
A escolha da data reforça a relevância de iniciativas que ampliem o acesso a conteúdos e serviços digitais e evidenciam a necessidade de ferramentas que apoiem a implementação de acessibilidade no meio digital.
A plataforma é desenvolvida desde 2022 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e com apoio do Ministério Público Federal (MPF).
Novidades e Relevância
O sistema reúne diferentes módulos, dentre eles o avaliador automático, que realiza a análise técnica das páginas. Segundo Tiago Silva da Silva, da UNIFESP e coordenador do projeto, a nova versão do validador apresenta avanços significativos em usabilidade e desempenho. As melhorias envolvem otimizações na interface, ajustes nos relatórios de análise e uma navegação mais intuitiva, tornando o processo de verificação mais eficiente para equipes de desenvolvimento, design e gestão.
Há também manuais de orientação para implementação da acessibilidade; checklist para verificação manual de critérios; e o observatório de acessibilidade, que acompanha periodicamente o status de diferentes sites e possibilita visualizar sua evolução ao longo do tempo.
A plataforma também ganhou uma nova página inicial, totalmente redesenhada para facilitar o acesso às principais ferramentas do projeto
Bruna Poletto Salton, vice-coordenadora do projeto e coordenadora do CTA, destaca que a atualização reforça o compromisso do projeto em oferecer ferramentas gratuitas, práticas e confiáveis, alinhadas às diretrizes internacionais (WCAG) e às normas brasileiras ABNT NBR 17225/2025 e ABNT NBR 17060/2022.
“O AMAWeb pode ajudar a obter dados para que órgãos públicos verifiquem o nível de acessibilidade dos sites brasileiros, permitindo diagnósticos mais precisos e monitoramento contínuo. Os órgãos de fiscalização passam a contar com dados e indicadores que podem subsidiar cobranças e exigências com base nessas normativas, fortalecendo políticas públicas e ações de promoção da acessibilidade digital no país”, destaca Bruna.
Para conhecer a ferramenta, acesse a plataforma AMAWeb e avalie a acessibilidade da sua página web. Para acompanhar as atualizações do projeto, siga o AMAWeb no LinkedIn.