IFRS é ouro e bronze na Genius Olympiad com projetos de pesquisa “Sustainpads” e “Eco-socius”

Professora Flávia Twardowski e as estudantes Laura Nedel Drebes, Camily Pereira e Victórya Leal Altmayer Silva em vídeo chamada.

Com os projetos de pesquisa “Sustainpads” “Eco-socius”, o Campus Osório conquistou duas medalhas na categoria Ciências, uma de ouro e outra de bronze, na edição 2022 da Genius OlympiadO evento, que foi realizado virtualmente, teve sua cerimônia de encerramento transmitida ao vivo no canal do YouTube na manhã de 17 de junho de 2022.

“Sustainpads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos”, das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, levou o ouro ao apresentar uma proposta de absorvente higiênico de baixo custo e ambientalmente sustentável. O bronze ficou com o projeto “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular”, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, que desenvolveu um método para explicar o comportamento dos jovens da região na economia circular, abordando aspectos como redução no consumo, reutilização e reciclagem.

A participação das jovens cientistas na Genius foi garantida por credenciamentos recebidos como premiação em outros eventos científicos. O Sustainpads pela 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o Prêmio Genius Olympiad, onde também obteve o segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Já o  Eco-socius pelo primeiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas da Femic Jovem (Feira Mineira de Iniciação Científica) e a maior nota do evento, alcançando a somatória máxima em todos os critérios e com todos os avaliadores.

As jovens cientistas recebem como premiação a possibilidade de estudar na Universidade Estadual de Nova Iorque (EUA), que é promotora do evento, com bolsas de estudo de até 18 mil dólares, além de poderem publicar artigos em revista internacional. Ambas pesquisas têm como orientadora a professora Flávia Twardowski, que já levou à Genius sete projetos, todos premiados: quatro conquistaram medalhas de ouro, dois bronze e uma menção honrosa. Também já esteve no evento um projeto da professora Aline Dubal, que obteve bronze.

Sobre os projetos

Professora Flávia Twardowski e as estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira usam máscaras e seguram absorventes íntimos. O “SustainPads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos” desenvolveu o material absorvente (parte interna) a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira e envolvidos com um biofilme produzido com resíduos da indústria nutracêutica, que são colocados dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual ao mesmo tempo que reduz a poluição ambiental.

Entre os principais prêmios já recebidos estão: 1° lugar na área Engenharia e Materiais da Mostratec 2021, 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra da 20º Febrace e ter sido escolhido para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que acontece na Suécia, em 26 de agosto de 2022.

Estudante Victórya Leal Altmayer Silva sorrindo em frente a banner do IFRS

O projeto “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular” empregou equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características) para sua análise, que demonstrou que ações educativas podem estimular os jovens a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental.

O trabalho já foi premiado com diversos primeiros lugares: na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na categoria Ciências Sociais Aplicadas, com possibilidade de publicar artigo no periódico Scientia Prima, e conquista do Prêmio por um Mundo Sem Lixo, da empresa Movimento Circular; na Mostratec 2021, em História e Ciências Sociais; no Prêmio Jovem Pesquisador Gaúcho da Assembleia Legislativa do RS, com credencial para Regeneron ISEF e para Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso a ciência, que ocorrerá em Brasília no mês de julho.

Sobre a Genius Olympiad

Genius – Global Environmental Issues and Us – é uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais. Fundada e organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova Iorque, ocorre em Oswego, Nova Iorque (EUA).

Texto: Gabriela Morél – Comunicação do Campus Osório