IFRS divulga edital de seleção de estudante para chamada pública de evento no Japão

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande Sul (IFRS) podem se candidatar a seleção da chamada pública Sakura Science High School Program, um intercâmbio de curta duração (7 dias, em novembro) no Japão para estudantes brasileiros do Ensino Médio. São dez vagas ao todo no Brasil, e o edital do IFRS pré-seleciona um estudante a concorrer a uma das vagas. Confira o edital: Edital IFRS 43/2019. As inscrições podem ser realizadas até 2 de setembro de 2019.

Quem pode participar:

Podem participar estudantes regularmente matriculados que estejam cursando o penúltimo ou o último semestre dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de: Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Refrigeração e Climatização, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Geoprocessamento, Fabricação Mecânica, Plásticos e Química.

Dos objetivos:

O Sakura Science High Scholl Program tem por objetivo promover intercâmbio para estudantes brasileiros na área de ciência e tecnologia avançada, desenvolvidas no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

O intercâmbio ocorre de 24 a 29 de novembro de 2019.

Da seleção de Estudante:

O IFRS disponibiliza uma vaga na pré-seleção. Após, o estudante concorre a uma das dez vagas em seleção promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

A agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Techology Agency – JST) providenciará para os estudantes selecionados:

– Bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos);

– Acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio;

–  Seguro viagem;

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação providenciará para os estudantes selecionados bilhetes aéreos para os trechos nacionais da viagem internacional.

– Os valores para a emissão do passaporte e da viagem para a entrevista no consulado japonês para a emissão do visto serão responsabilidade do estudante.

Informações completas no Edital IFRS 43/2019, é de responsabilidade do candidato a leitura atenta deste documento.

Dúvidas, entre em contato: [email protected]