Início do conteúdo

IFRS convida instituições de ensino a aplicarem prova presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados


Diversos estudantes em sala de aula realizando prova.

Objetivo é ampliar as possibilidades para estrangeiros que fizeram cursos EaD gratuitos de língua portuguesa ofertados pelo IFRS. Realização da prova é uma exigência para a naturalização 

 

Instituições de ensino superior podem aderir à aplicação de avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram curso a distância (EaD) ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A realização da avaliação presencial é uma exigência para a naturalização desde o final do ano de 2020 (conforme a Portaria Nº 623, do Ministério da Justiça e Segurança Pública). 

A pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, explica que imigrantes e estrangeiros de diferentes lugares do Brasil realizam os cursos de Português a distância do IFRS, que são gratuitos. Eles demonstram interesse pela prova presencial, porém alguns apresentam dificuldades para virem ao Rio Grande do Sul, por isso o Instituto está buscando ampliar as possibilidades de aplicação. 

A prova pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes. As inscrições para as instituições interessadas em se integrar à iniciativa vão até 20 de maio de 2022. Podem participar instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, universidades e instituições de ensino superior privadas de qualquer lugar do país.

Mais informações estão disponíveis no edital 45/2022. As dúvidas relacionadas ao edital 45/2022 poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected], constando no assunto do e-mail “DÚVIDAS: Adesão à Avaliação presencial de Língua Portuguesa”.

 

Fim do conteúdo