IFRS conta com a nova Assessoria de Relação Étnico-racial

A história e a cultura afro-brasileira e a indígena, por lei, deve fazer parte do conteúdo escolar. Mas esses assuntos transcendem à salas de aula e merecem também atenção no dia a dia dos campi e em ações de pesquisa e extensão. Para isso, o IFRS passa a contar com a Assessoria de Relação Étnico-racial.

“A ideia é realizar um trabalho colaborativo e em rede com todos os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (Neabi) e Núcleos de Ações Afirmativas do IFRS (Naaf)”, explica Marlise Paz dos Santos, assistente de alunos e que, juntamente com a docente Caroline Castro, coordenam a nova assessoria.

Em ação

A Assessoria de Relação Étnico-racial vai buscar fortalecer e articular as ações e programas voltados à promoção de igualdade, inclusão e diversidade, com produção de dados, palestras e oficinas. Em pauta, estarão a promoção das ações afirmativas, a cultura da educação para a convivência, a defesa dos direitos humanos, o respeito às diferenças, a permanência e êxito dos estudantes e da população negra e da comunidade indígena, a valorização da identidade étnico-racial e o combate ao racismo.

“A concretização desta assessoria se deu através do movimento organizado pelos Neabis e Naafs de vários campi. O IFRS dá um grande salto com a institucionalização da assessoria e justamente por entendermos a importância que ela tem no atual momento histórico e político pelo qual passa nosso país, em que a juventude negra e indígena está sendo dizimada. Nos colocamos à serviço da comunidade acadêmica com um todo.” conclui, Marlise.

Atualmente, a assessoria se encontra no 8° andar da Torre Sul no Campus Porto Alegre. Contatos podem ser feitos por meio do e-mail [email protected]