IFRS completa 15 anos de história

Selo de comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e os demais Institutos Federais completam 15 anos no dia 29 de dezembro de 2023. Em 2008, nesta mesma data, foi promulgada a Lei Federal nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou 38 Institutos Federais no país.

O IFRS busca oferecer ensino humanizado, crítico e cidadão, para cumprir a missão de promover a formação integral dos estudantes. Atualmente tem em torno de 20 mil estudantes e cerca de 200 opções de cursos regulares, todos gratuitos, incluindo cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação. Além disso, são milhares de estudantes espalhados pelo Brasil e o mundo nos cursos de qualificação a distância (EaD): mais de 340 opções de cursos EaD em diferentes áreas do conhecimento.

A instituição atua com o tripé ensino, pesquisa e extensão, em uma estrutura multicampi. São 17 unidades de ensino: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves. E para fazer a educação pública, gratuita e de qualidade acontecer, conta com mais de 2 mil servidores (professores e técnicos administrativos).

Destaques conquistados

O IFRS possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até cinco. Com esse resultado, tem o segundo maior IGC contínuo entre os 38 Institutos Federais. Os dados foram divulgados em março de 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) e referem-se ao ano de 2021. O IGC é um dos indicadores de qualidade da educação superior.

Sobre a Rede Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se configura como importante estrutura de acesso à educação de qualidade e gratuita, à formação integral e às conquistas científicas e tecnológicas. De acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede é composta por 680 unidades de ensino, ofertando mais de 11 mil cursos e com mais de 1,5 milhão de matrículas. No Rio Grande do Sul, atuam três institutos federais: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha).

• Conheça o hotsite dos 15 anos elaborado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Saiba mais sobre o IFRS

Emoção e homenagem

• Assista aos reels dos 15 anos do IFRS: