IFRS busca parceria de empresas e entidades para realizar Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

Para garantir a realização de seu maior evento – o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino – o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou chamamento público solicitando apoio de empresas e entidades. O objetivo é buscar doações e cedências de materiais e serviços, tendo como contrapartida a divulgação da marca das empresas apoiadoras no site e nos materiais promocionais do evento. Entre os pedidos de doação estão canetas, blocos de anotação, copos descartáveis, guardanapos de papel, água, café e biscoitos. Já as solicitações de cedência são de crachás, sistema de controle de presença, tendas gazebos e puffs.

Esta é a primeira vez que a instituição solicita apoio para a realização das atividades. Devido aos cortes e contingenciamentos no orçamento das instituições de ensino federais, que ocorrem em especial desde o ano de 2016, outros eventos e iniciativas como visitas técnicas deixaram de ser realizados no IFRS. No entanto, a gestão do Instituto optou por manter o Salão por considerá-lo fundamental para a formação e a troca de experiências dos estudantes. O evento reunirá aproximadamente 600 estudantes e servidores.

Como apoiar

Empresas e entidades interessadas em colaborar podem preencher o formulário disponível no site ifrs.edu.br, aba “Editais” / “Edital IFRS nº 55/2017”. No edital, há orientações para o envio de propostas de apoio e mais informações sobre os materiais necessários para o evento. O prazo para participação no chamamento público vai até 06 de outubro de 2017.

Sobre o Salão

O 2º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, no Campus Bento Gonçalves. Estudantes e servidores divulgarão projetos realizados nos 17 campi da instituição. O tema central desta edição é “A nova realidade nacional: riscos e desafios para ensino, pesquisa e extensão na Educação Profissional e Tecnológica”.

O Salão congrega sete eventos simultaneamente: 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 5º Seminário de Extensão, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, 2º Seminário de Pós-graduação, 2º Seminário de Internacionalização, 5ª Mostra de Robótica e 4ª Mostra Cultural do IFRS. Mais informações podem ser acessadas no site eventos.ifrs.edu.br.

Sobre a situação orçamentária do IFRS

Apesar do crescimento do IFRS, em número de campi e de alunos, o orçamento da instituição vem sendo reduzido desde o ano de 2016. Para os 17 campi e aproximadamente 19 mil estudantes, no ano de 2017 o orçamento aprovado para o IFRS na Lei Orçamentária Anual (LOA) foi de R$ 50 milhões. A título de comparação, no ano de 2012, quando a instituição tinha 12 campi e 12 mil alunos, o orçamento havia sido de R$ 54 milhões.

Dessa forma, ainda que o orçamento fosse liberado em sua totalidade, muitas atividades foram comprometidas, entre elas visitas técnicas, aquisição de livros e de equipamentos para laboratórios. No entanto, o orçamento não vem sendo liberado na totalidade. O valor total é composto por orçamento de custeio (para bolsas de ensino, pesquisa e extensão; viagens técnicas; materiais de consumo; segurança; limpeza; entre outros) e orçamento de investimento (livros; equipamentos para laboratório; mobiliário; obras). Até a segunda semana de setembro de 2017, foram liberados 80% do orçamento de custeio e 50% do orçamento de investimento previsto na LOA.