Início do conteúdo

IFRS aprova nova Política de Inovação


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passa a contar com uma Política de Inovação. O documento aprovado no Conselho Superior da instituição no dia 28 de abril de 2020 já está publicado. 

Conheça a Política de Inovação do IFRS

A política regulamenta e dá diretrizes a iniciativas como: proteção intelectual, transferência e licenciamento de tecnologia; licenciamento de direitos; parcerias com organizações públicas, privadas ou independentes para projetos cooperados de pesquisa aplicada. Aborda também a aplicação dos conhecimentos e práticas para a formação da cultura empreendedora, do associativismo e do cooperativismo; utilização, por terceiros, do espaço físico do IFRS para inovação, uso de equipamentos, recursos humanos e capital intelectual da instituição, visando ao desenvolvimento sustentável dos arranjos sociais, culturais e produtivos; recebimento de receitas e pagamento de despesas, previstos na Lei de Inovação, entre outros tópicos. 

O documento também consolida a institucionalização e gestão do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e do Escritório de Projetos do IFRS.

Com a aprovação da Política de Inovação, de acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Rodrigo Noll, o IFRS reforça seu compromisso com a lei de criação dos Institutos Federais: realização de pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas em benefício da comunidade. “Isso será possível pois a política garante a segurança jurídica para estreitar relacionamentos com os arranjos produtivos e sociais locais por meio de parcerias estratégicas, transferência tecnológica e prestação institucional de serviços, bem como o desenvolvimento de habitats de inovação e seus ecossistemas”, ressalta Noll. 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, a aprovação da Política de Inovação é um marco na trajetória do IFRS: “cria novas possibilidades de atuação da instituição, de seus servidores e estudantes em ações de inovação e na interação com a sociedade. Define diretrizes e estimula a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação, que são mecanismos importantes para o desenvolvimento sustentável das comunidades que o IFRS está inserido”. 

Fim do conteúdo