IFRS amplia suspensão de atividades até 18 de abril

Foi ampliada até o dia 18 de abril de 2020 a suspensão das aulas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a qual teve início na segunda-feira, 16 de março. As atividades administrativas serão executadas remotamente ou em regime de revezamento nesse período. Para servidores que se enquadram em grupos considerados de risco, o trabalho deverá ser feito de forma remota.

Todas as informações e o detalhamento constam da Portaria 286/2020. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]. O IFRS divulgou também uma Nota Pública, na qual salienta a preocupação com a integridade da comunidade, as medidas protetivas que vêm sendo tomadas e a atenção aos trabalhadores terceirizados.

As definições e orientações foram tomadas pelo Colégio de Dirigentes da instituição, composto pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, pró-reitores e diretores-gerais dos 17 campi, em reunião realizada nos dias 16 e 17 de março de 2020. O objetivo é contribuir para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) e preservar a saúde de estudantes, servidores e toda a comunidade.

O reitor Júlio salientou que a situação é inédita, grave e exige medidas urgentes. “Infelizmente, todas as previsões apontam para um período muito difícil. Por isso, o IFRS fará tudo que for necessário para proteger nossos servidores, estudantes e terceirizados, pois assim estamos contribuindo também para o bem-estar geral da população”, destacou.

O IFRS tem atualmente mais de 20 mil estudantes em cursos regulares presenciais e aproximadamente 2.500 servidores, com unidades em 16 municípios do Estado.

Confira a Portaria IFRS 286, de 17 de março de 2020

Confira a Nota Pública do Colégio de Dirigentes do IFRS, de 17 de março de 2020

Outras medidas no IFRS

Outras medidas que vêm sendo tomadas pelo IFRS são o reforço na higienização e limpeza dos ambientes da reitoria e dos campi e a distribuição de álcool gel em diferentes pontos. O IFRS criou um Comitê de crise para acompanhamento e prevenção à Covid-19, que começou a ser articulado já no dia 11 de março, na Reitoria. A partir deste dia 17 de março, todos os campi estão definindo seus comitês. O objetivo é realizar um trabalho alinhado de campanhas de prevenção e orientação, bem como auxiliar os dirigentes no embasamento e na definição de ações durante o período de pandemia do vírus.

>> Os materiais referentes ao tema estão publicados em página específica no site do IFRS. Contatos com o comitê podem ser feitos pelo e-mail [email protected].