Habilidades comportamentais: o que são e como aprimorá-las

O Dia Mundial das Competências de Jovens é celebrado em 15 de julho. A data foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para destacar a importância estratégica de equipar os jovens com competências para o trabalho digno, o emprego e o empreendedorismo.

Em alusão à data, este texto apresenta resultados da pesquisa da estudante Rosane Aparecida Madruga, do Campus Farroupilha do IFRS, que mapeou as competências mais valorizadas por empresas de seis cidades da serra gaúcha (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi) em seu trabalho de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Como complemento, há também dicas da professora orientadora do trabalho, Anelise D’Arisbo, doutora em administração com ênfase em gestão de pessoas.

Além do conhecimento técnico, habilidades comportamentais contam para inserção e êxito no mundo do trabalho. Também conhecidas como soft skills, são características ou traços individuais que indicam como alguém costuma se relacionar com outras pessoas e realizar atividades em diferentes ambientes, como o profissional. Esses atributos incluem, por exemplo, resiliência, pensamento criativo e liderança.

Algumas das aptidões apontadas como mais importantes pelas empresas no trabalho de Rosane são:

•   Trabalhar em equipe
  •   Comunicação com eficácia
  •   Saber conviver com mudanças
  •   Pensar criativamente
  •   Trabalhar produtivamente
  •   Identificar e diagnosticar problemas ou oportunidades organizacionais
  •   Planejar e organizar
  •   Estabelecer metas e objetivos

Leia aqui o trabalho completo

A professora Anelise fala sobre o desenvolvimento de habilidades comportamentais e ressalta a necessidade de exercitar diariamente o aprimoramento: “Essas habilidades por vezes se vinculam a elementos de personalidade, os quais são trabalhados, mas dificilmente drasticamente modificados. Não se entra em um curso de cinco dias tímido e sai extrovertido, mas é possível trabalhar a habilidade comunicativa.”

Confira algumas dicas da professora Anelise para utilizar as soft skills a seu favor:

•   Aprimore suas habilidades com conhecimentos diversos. Muitas vezes, conhecimentos vistos como adversos à sua atuação podem contribuir para a formação das soft skills (curso de teatro, musicalidade, artes em geral contribuem para desinibição e habilidades comunicativas, por exemplo). Essas habilidades podem ser utilizadas para enriquecer seu currículo.
  •   Formação continuada. Nunca pare de estudar e aprender!
  •   Busque ser ético em todas as dimensões. Ética se observa na atuação constante e é reflexo da construção pessoal.
  •   Pratique o exercício diário de aprimoramento. Liderança se constrói e mantém com atitudes. Comunicação se trabalha, inovação e criatividade são criados com muito trabalho.
  •   Observe os outros, mas construa as suas soft skills. Se espelhe nos melhores, mas seja original e seja exemplo.

A docente salienta que as habilidades humanas possuem uma grande interferência tanto na hora da contratação quanto na da demissão: “A maior causa para demissões é o comportamento (ou falhas relativas a ele). Além do que, é o aspecto onde se pode apresentar maior diferenciação entre profissionais de mesmo nível. Inovação, tão requerida nas organizações, provém de pessoas. O capital essencial da organização é construído através do capital intelectual das pessoas que a constituem, e as organizações mais inteligentes sabem disso”.

Texto de Cinara Oliveira Padilha, estudante do Campus Viamão do IFRS e bolsista do projeto de extensão “O IFRS mais perto da comunidade – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades”, orientado e editado pelo Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS