Início do conteúdo

Gravidez e amamentação na Covid-19


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gravidez e a amamentação devem receber os mesmos cuidados das recomendações gerais de higiene para prevenção da Covid-19.Todas as mulheres têm o direito a uma experiência de parto positiva, estando ou não contaminadas com o vírus.

São seus direitos:

Respeito e dignidade

Comunicação clara de profissionais da maternidade

Acompanhamento por alguém de sua escolha

Estratégias de alívio para dor

Mobilidade no trabalho de parto, quando possível, e decisão sobre a posição em que desejam dar à luz

As orientações encontradas são voltadas aos profissionais de saúde, sem grandes alterações de conduta para a parturiente.

Alguns hospitais, por características próprias, podem estabelecer regras complementares para estas internações, incluindo restrição de acompanhante no momento do parto. Informe-se em seu estabelecimento de escolha e converse com o profissional que te acompanha. Os protocolos estão sendo atualizados constantemente para melhor atender às gestantes, puérperas e seus bebês, a partir de novas evidências sobre a Covid-19.

 

Amamentação: Mulheres com Covid podem amamentar. Para isso, devem:
– Praticar higiene respiratória e usar máscara
– Lavar as mãos antes e depois de tocar o bebê
– Limpar e desinfetar as superfícies rotineiramente
Caso a mãe com o vírus não se sinta bem para amamentar, pode receber apoio para dar ao seu bebê leite materno seguro de outra forma:
– Extração de leite
– Relactação
– Doação de leite materno

O contato próximo e o aleitamento materno precoce e exclusivo ajudam o bebê a crescer. Mulheres com Covid-19 devem receber apoio para amamentar de forma segura, segurar o bebê nos braços e compartilhar o quarto com seu bebê.

Veja mais sobre o aleitamento e Covid-19: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-e-aleitamento-materno-orientacoes-da-sbp-e-rblh/

 

Fonte das informações:  https://www.paho.org/bra/ e https://portal.fiocruz.br/

Fim do conteúdo