Início do conteúdo

Google Meet terá restrições para gravações a partir de 9 de janeiro


O recurso de gravação para reuniões/aulas remotas realizadas na plataforma Google Meet não estará mais disponível a partir de 9 de janeiro de 2022 para a modalidade G Suite for Education. Essa é a categoria utilizada no IFRS a partir do e-mail institucional (@ifrs.edu.br ou @seucampus.ifrs.edu.br).

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), juntamente com as Coordenações de Tecnologia da Informação dos campi, estão estudando alternativas de aplicativos para quem utiliza o Meet para gravar aulas e depois compartilhar com os alunos. Neste sentido, estão sendo testadas outras soluções disponíveis que contenham funcionalidades semelhantes e possam atender às necessidades dos campi para gravação de reuniões e aulas remotas. 

Uma das possibilidades neste momento é a adoção de software de gravação local como o OBS Studio, que pode ser utilizado acessando o link https://obsproject.com/pt-br/download. Os servidores que tiverem interesse poderão inclusive fazer o curso EaD “Produção de Vídeos usando OBS Studio e Kdenlive”, que é ofertado pelo IFRS com inscrições contínuas. Um dos módulos do curso é específico sobre o OBS Studio, mas há também conteúdos adicionais, como técnicas de gravação e de edição de vídeos (acesse https://moodle.ifrs.edu.br se quiser saber mais ou realizar a inscrição).

O IFRS continua utilizando também o serviço de WebConf da RNP, no entanto, esse tem limite de gravações e por isso é mais recomendado para reuniões de trabalho.

Entre em contato com a equipe de TI do seu Campus para saber quais soluções estão disponíveis para utilização.

Algumas dúvidas frequentes:

> Será possível utilizar, a partir do e-mail institucional, o Google Meet para realizar reuniões virtuais e aulas remotas?

Sim! O uso do Google Meet continuará disponível para o e-mail institucional do IFRS, porém a funcionalidade de gravação das sessões não estará mais disponível a partir de 9 de janeiro de 2022 para a modalidade G Suite for Education (usada na instituição).

 > Preciso gravar uma aula remota a partir de 9 de janeiro. Como devo fazer?

Entre em contato com a Equipe de TI do seu campus para saber qual solução está disponível.

 > Preciso gravar uma reunião de trabalho. O que eu faço?

Se você tiver autorização para gravação na Webconf-RNP, essa pode ser uma alternativa. Caso não tenha, entre em contato com a Equipe de TI do seu campus para saber qual solução está disponível.

 

Fim do conteúdo