Início do conteúdo

Fórum do Ensino Médio e Encontro do Proeja reforçam o Ensino Médio e Integrado e Proeja como prioritários no IFRS


Ocorreu entre os dias 16 e 17 de agosto de 2018, no campus Porto Alegre do IFRS, o II Fórum do Ensino Médio Integrado e IV Encontro do Proeja. A palestra de abertura intitulada “Impactos da reforma do Ensino Médio e a necessária resistência nos cursos de Ensino Médio Integrado e Proeja” foi ministrada pelo professor Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que em sua fala problematizou historicamente a Educação Profissional na legislação brasileira, enfatizou o cenário de precarização especialmente com a reforma do ensino médio, salientando a necessidade de resistência para que se possa seguir ofertando ensino público de qualidade.

No turno da tarde, do dia 16 de agosto, o debate foi realizado em cinco eixos temáticos: Concepções de Ensino Médio Integrado e Proeja; Diretrizes para Organização Curricular no Ensino Médio Integrado e Proeja; Metodologias de Ensino e a Prática Profissional Integrada; Formação Continuada de Professores e Articulação do Ensino Integrado e, Avaliação como prática integradora. “A partir de questões norteadoras os participantes dos eixos temáticos indicaram pontos que serão considerados na elaboração das diretrizes institucionais para o Ensino Médio Integrado e Proeja” completa a pedagoga e organizadora do evento, Greicimara Vogt Ferrari.

Na manhã do dia 17 de agosto, os campi tiveram a oportunidade de socializar práticas integradoras visando compartilhar experiências e enriquecer as práticas pedagógicas, impulsionando a formação integrada e integral nos cursos de Ensino Médio Integrado e Proeja. “O evento se enquadra dentro de uma discussão maior, em nível nacional, sobre parâmetros comuns para o ensino médio integrado, como um contraponto à reforma do ensino médio e à nova base nacional curricular comum. Envolvendo cerca de 120 servidores e estudantes, o Fórum propiciou um importante momento de reflexões sobre o futuro do ensino médio e do PROEJA no IFRS, demonstrando um esforço coletivo para torná-los prioritários dentre as ofertas de ensino”, acrescenta e finaliza o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini.

Fim do conteúdo