Início do conteúdo

Fórum de Educação Profissional e Tecnológica finaliza com a aprovação de uma Carta à Sociedade


A aprovação de uma “Carta à Sociedade” marcou o encerramento do  II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na tarde de quarta-feira, 21 de agosto de 2019, no Campus Bento Gonçalves. Aproximadamente 170 professores, técnicos administrativos em educação e estudantes dos 17 campi e da Reitoria do IFRS participaram do evento, que promoveu reflexões sobre êxitos, obstáculos e perspectivas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica durante os dias 20 e 21 de agosto.

Na carta, os participantes defendem a valorização da educação pública e a promoção da ciência de forma autônoma, crítica e independente como o caminho para superar as profundas desigualdades existentes no país. Manifestam-se também contra “quaisquer retrocessos nas políticas públicas educacionais e no pleno desenvolvimento científico e tecnológico do país”. O texto ainda aponta preocupação com o projeto “Future-se” e pede a reversão imediata dos cortes orçamentários das instituições de ensino federais (leia a íntegra da Carta).

Mesa de encerramento

A aprovação da carta ocorreu ao final da mesa de encerramento do evento, que reuniu o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Carla Comerlato Jardim, e a doutora em Educação e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Marise Nogueira Ramos. Eles abordaram o tema “Perspectivas e Desafios da Educação Profissional”. O pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini, atuou como mediador.

Os três palestrantes destacaram preocupação com o momento atual para a educação pública nacional, a partir da Emenda Constitucional 95, que limita os investimentos púbicos em educação. Foi consenso também que a aproximação entre as instituições federais de ensino e a comunidade e o apoio social são fatores determinantes para que a educação pública federal possa ser mantida com qualidade.

Marise abordou legislações e diretrizes relacionadas à educação no Brasil ao longo do tempo e alertou para a difusão de um sentimento de crise instaurado no país que vem autorizando medidas construídas de forma não democrática e divulgadas como atualizações das diretrizes.

Carla salientou que os IFs nasceram com a proposta de conjugar o pensar e o fazer, a ciência e o trabalho, e de atuar para a inclusão e grandes desafios. A reitora do IFFar frisou a necessidade, além de respaldo social, de apoio do Congresso Nacional e de luta para a educação como um bem público. Ela citou a frase de Mario Quintana: “Democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida…”, concluindo: “Para mim, os IFs nasceram para isso”.

Júlio abordou aspectos do projeto “Future-se” e disse que ele é pouco detalhado e não foi pensado para os Institutos Federais, pois há muitos campi em municípios brasileiros onde é pouco provável que grandes investidores tenham interesse. Disse que já são 1 milhão de estudantes da Rede Federal de EPCT no país, sendo 564 mil no ensino técnico, mas que esse número é pequeno quando comparado com o de vários países desenvolvidos. Entre os desafios atuais, citou o encerramento do ano de 2019 com todas as unidades em funcionamento, a consolidação de projetos de pesquisa e extensão alinhados às demandas regionais e o aperfeiçoamento da captação de recursos externos e das estratégias de permanência e êxito dos estudantes. Aumentar a inserção nas comunidades em que os IFs estão presentes e participar mais das instâncias municipais e regionais foi necessidades citada pelo reitor.

Outras atividades

Antes da mesa de encerramento, o Grupo Teatral Sem Nome, composto por estudantes do Campus Restinga, realizou uma apresentação provocadora e emocionante, com uma peça sobre o “Retrato da família brasileira”. No turno da manhã do dia 21 de agosto, foi realizada mesa com o tema “Formação Humana Integral, Prática Educativa e Avaliação na Educação Profissional”, tendo como palestrantes as doutoras em Educação Lucília Regina de Souza Machado, integrante do Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; e Maria Isabel da Cunha, membro da  Rede Sulriograndense de Investigadores da Educação Superior.

O II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica IFRS foi uma realização da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS (Proen).

Leia também:

Aberto o 2º Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS

Portfólio IFRS é lançado para estimular cooperação e auxiliar no atendimento de demandas da comunidade

“Quem é o estudante do IFRS?” – Dados do diagnóstico discente são apresentados no Fórum de EPT

 

Confira algumas imagens da tarde de encerramento do Fórum

Teatro de estudantes do Campus Restinga

 

Mesa de encerramento do Fórum

 

Participantes votaram para a aprovação da carta

 

Fim do conteúdo