Ferramenta gratuita de Comunicação Aumentativa e Alternativa está disponível à comunidade

Ilustração do software Beluga Talks em um celular, computador e tablet.

Pessoas com paralisia cerebral, autismo, Síndrome de Down, que perderam circunstancialmente a possibilidade de comunicação verbal devido a Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) são alguns dos usuários que podem se beneficiar do Beluga Talk.

O Beluga é um recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e busca a ampliação das habilidades de comunicação dos usuários, contribuindo para que eles possam se expressar. A ferramenta funciona online, é gratuita e está disponível no site do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Como o Beluga Talks funciona?

O recurso funciona em computadores, celulares e tablets, contém as letras do alfabeto e os números de 0 a 9, possibilitando ao usuário digitar o que deseja comunicar. Após escrever, basta clicar na opção “Falar” para o conteúdo ser lido em voz alta pelo sintetizador de voz da ferramenta.

O Beluga apresenta também as opções “sim” e “não”, tecla para leitura em voz alta, botão para acessar as configurações e função para alternar entre caracteres alfabéticos e numéricos.  Nas configurações, a ferramenta oferece opção de navegação por varredura e modo escuro. Na varredura, as teclas vão sendo escaneadas, primeiramente em grupos e depois individualmente, de modo que usuários com dificuldades físico motoras possam utilizar o Beluga com apenas um clique por vez. Já o modo escuro  modifica o esquema de cores e oferece alto contraste para pessoas que tenham também alguma limitação visual.

Para saber mais, acesse o Manual de Instalação e o Manual de uso do Beluga Talks.

Conheça também outros recursos gratuitos  de CAA no site do CTA.

O surgimento da ideia

O  Beluga Talks surgiu a partir de demandas de profissionais de saúde (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas) que trabalham em colaboração com o CTA e buscavam uma ferramenta digital e gratuita que contemplasse funcionalidades específicas.  Com essa premissa, a equipe do CTA iniciou o desenvolvimento e contou com as contribuições das estudantes Camille Naiara Borges e Ellis Pagel da Silva do Curso Técnico em Informática para Internet do Campus Bento Gonçalves.

A escolha do nome

Lael Nervis, técnico de Tecnologia da Informação no CTA, conta que a escolha dos nomes das ferramentas desenvolvidas está sempre relacionada a um animal que representa as funcionalidades do recurso. Nesse caso, ele explica: “as belugas ou baleias-brancas são animais que utilizam sons de alta frequência para se comunicar e são os mamíferos aquáticos mais vocais de todos, produzindo uma grande variedade de sons”.

Sobre CAA

A Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma categoria de tecnologia assistiva e se destina à ampliação das habilidades de comunicação. Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar, complementando ou substituindo a fala. Fazem parte dessa categoria: cartões, pastas ou pranchas de comunicação, podendo eles serem físicos ou virtuais. Incluem símbolos, letras, números e expressões que o usuário pode indicar para comunicar a mensagem desejada.