Reuniões com outras instituições de ensino e em colegiados do IFRS destacaram-se na agenda de junho

Banner com a frase: Fala aí, Reitor

Olá comunidade do IFRS! Com vocês, alguns destaques da minha agenda do mês de junho. Boa leitura!

Evento na Assembleia Legislativa – Prêmio Jovem Cientista RS

Para alegria e orgulho de toda comunidade do IFRS, as duas primeiras colocadas no Prêmio Jovem Cientista 2022 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul são estudantes do IFRS, ambas do Campus Osório. E em junho participei da solenidade de premiação, juntamente com as premiadas e a professora orientadora.

Reunião do Conif

O Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif) reuniu-se por três dias, em Brasília. Em pauta, muitos temas de interesse da nossa Rede, tais como: a) Matriz Orçamentária 2023; b) Banco de servidores da Rede Federal, c) Contratação de tradutor e intérprete de Libras e Profissional de Atendimento Educacional Especializado; d) relatos e encaminhamentos dos Fóruns ligados ao Conif; e) apresentação do documento do Conif para os candidatos nas eleições de 2022. Também aproveitamos a semana em Brasília para participar do lançamento da Plataforma Nilo Peçanha 2022, evento que ocorreu no Ministério da Educação.

Reunião dos Reitores das Instituições Federais do Rio Grande do Sul

Reunimos reitoras e reitores das instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul (universidades e institutos), de modo virtual, para discutir os impactos e as ações sobre o “cancelamento” de parte dos nossos orçamentos de 2022. Em momentos como estes é mais fundamental ainda a nossa ação conjunta!

Reditec Sul

No mês de maio aconteceu, no IFPR – Campus Cascavel, a Reditec Sul, um já tradicional encontro de dirigentes dos seis Institutos Federais da região Sul. O tema do evento foi “Povos e Identidades na Educação Profissional”, com discussões e palestras. A “carta” da Reditec Sul merece leitura atenta.

Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFRS

Aconteceu em junho a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS. A pauta pode ser conferida em: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/.

Entre os muitos temas da reunião, destaco a aprovação de uma alteração importante na nossa Política de Ingresso Discente (PID), com a mudança do percentual de vagas ofertadas através da nota do Enem para ingresso nos cursos superiores e subsequentes da instituição, percentual este que passa de 50% para 20%, a partir da nova resolução.

Reunião do Colégio de Dirigentes – IFRS

Tivemos uma reunião virtual do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS no mês de junho, com pauta única: orçamento 2023. Ainda não temos oficialmente o detalhamento sobre as regras de distribuição que o MEC adotará e nem os valores de cada instituição, mas é fundamental que estejamos organizados e preparados para os trâmites que o rito orçamentário nos exige.

Abraços e fiquem bem!

Júlio Xandro Heck