[Fala aí, Reitor] Primeira edição do ano novo revisita a agenda dezembro de 2019

Olá, colegas e estudantes do IFRS! Com vocês, o “Fala aí, Reitor” referente à agenda do mês de dezembro de 2019. Boa leitura!

Formação para os novos Diretores-gerais dos campi do IFRS

Em uma das últimas semanas de dezembro, realizamos um curso de formação para os novos diretores-gerais eleitos dos campi do IFRS. Foram três dias de conversas e compartilhamento de experiências. Procuramos apresentar um pouco sobre cada uma das áreas e dos aspectos que compreendem o nosso Instituto.

Encontro dos três Reitores dos IFs do RS

Em dezembro, realizamos um encontro dos reitores dos três IFs do RS (IFSul, IFFar e IFRS) na sede do nosso Escritório de Projetos do IFRS, em Porto Alegre. Aproveitamos para discutir ações em conjunto, consolidar parcerias e para assinar um Convênio com a Fapergs, do qual teremos ótimas novidades em breve.

Prêmio Folha Verde da Assembleia Legislativa do RS

No dia 9 de dezembro, nosso Campus Sertão recebeu o importante prêmio “Folha Verde”, da Assembleia Legislativa do RS, pela sua história e pela imensa contribuição na formação de profissionais para o setor agropecuário do Estado. São mais de seis mil profissionais formados em mais de 60 anos de história.

Seminário de planejamento e avaliação da pós-graduação

Participei da abertura do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento Estratégico da Pós-graduação, que ocorreu no Campus Porto Alegre, no dia 2 de dezembro. Foi uma boa oportunidade de os nossos quatro programas de Mestrado discutirem as suas questões e planejarem o próximo ano em conjunto.

Seminário temático sobre o futuro da Pós-graduação no Brasil a partir do atual contexto

Também no dia 2 de dezembro, representei o Conif em um evento que ocorreu na Faculdade de Educação da UFRGS, reunindo reitores, ex-reitores e lideranças do movimento estudantil para tratar do futuro da Pós-graduação no Brasil. Foi discutida a realidade das entidades científicas, de instituições de ensino e dos estudantes.

Reunião mensal do Conif

Na primeira semana de dezembro, ocorreu a última reunião do ano do Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif), em Brasília. A pauta dos três dias de reunião foi intensa, como de costume, mas destaco como principais momentos: a participação de gestores da Setec (Diretoria de Desenvolvimento da Rede e Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas), eleição da nova diretoria do Conif (foi eleito presidente o professor Jadir Pella, reitor do IFES), avaliação e planejamento das câmaras temáticas para 2020, homenagem a ex-reitores que fizeram parte do Conif e discussões e encaminhamentos sobre o futuro do Profept (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica).

Reunião ordinária do Conselho Superior do IFRS

Ocorreu no dia 10 de dezembro, a última reunião do ano do Conselho Superior do IFRS (Consup). Muitos temas estavam em pauta, mas nem todos foram apreciados por conta do tempo máximo de reunião. Dentre os principais temas discutidos estavam: calendários acadêmicos dos campi, Plano de ação do IFRS para 2020 e o regimento para oferta institucional de cursos regulares a distância. Mais informações no link: (https://ifrs.edu.br/institucional/consup/pautas/).

Capacitação das Comissões de Heteroidentificação

No mês de dezembro, a Proen promoveu três edições do evento de capacitação para as Comissões de Heteroidentificação. Elas irão trabalhar no processo seletivo de ingresso de novos estudantes no IFRS. Tive a oportunidade de participar da edição que ocorreu em Bento Gonçalves, contemplando os campi da Serra Gaúcha.

Reunião com grupo de professores de Artes do IFRS

Os professores de artes do nosso Instituto estiveram reunidos para discutir a minuta da Política de Arte e Cultura do IFRS, bem como o planejamento de ações para esta tão importante área. Pude participar um pouco da reunião, momento no qual tivemos interessantes discussões: certamente teremos boas novidades em 2020.

Aniversário do IFRS: 11 anos!

No dia 29 de dezembro, o IFRS esteve de aniversário, juntamente com os demais IFs do Brasil. Já são 11 anos transformando a vida das pessoas e das comunidades nas quais estamos presentes! Milhares de alunos formados, milhares de projetos desenvolvidos! Vida longa aos Institutos Federais!

Que tenhamos todos um excelente 2020.

Grande abraço,

Júlio