Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] O que foi destaque em fevereiro na agenda


Queridos colegas e estudantes do IFRS. Neste mês que passou, acabei tirando duas semanas de férias. Por isso, o “Fala aí” deste mês está com um pouco menos de atividades do que o habitual. Mas, mesmo assim, tem importantes informações que eu quero compartilhar com vocês. Aí, vai! 

 

Reunião mensal do Conif

Tivemos reunião ordinária do Conselho dos Reitores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Em pauta, muitos temas relevantes para a nossa Rede. O principal ponto continua sendo o andamento do Projeto de Lei (PL) 12.279/2019, que, dentre outras coisas, propõe algumas alterações significativas na lei de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/2008). Sobre este tema, a posição do Conif é muito clara: somos contrários a qualquer alteração na nossa Lei de criação! Além deste tema, foram tratados a contratação de profissionais para atendimento educacional especializado; o Programa Mulheres Mil; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica; e outros. No dia 20 de fevereiro também ocorreu a posse da nova Diretoria do Conif para o ano de 2019.

 

Lançamento do Mural de Oportunidades

Em fevereiro, ocorreu o lançamento de uma ferramenta que será de grande importância para os nossos estudantes, o Mural de Oportunidades! Serão divulgadas ofertas de estágios, vagas de emprego, bolsas e voluntariado disponíveis nos campi, na Reitoria e também externamente à instituição. O Mural é uma ação que visa colaborar para a complementação da formação acadêmica dos estudantes, aproximando-os dos projetos de ensino, pesquisa e extensão e das oportunidades no mundo do trabalho. Acessem sem moderação: https://mural.ifrs.edu.br/

 

Reunião do Consup – fevereiro

No dia 26 de fevereiro, ocorreu a primeira reunião do Conselho Superior (Consup) de 2019. Em pauta, questões importantes da nossa instituição. Particularmente, destaco a aprovação do regulamento para a admissão de Professor Visitante e Professor Visitante Estrangeiro, o que permitirá que o IFRS atraia renomados professores do Brasil e do Exterior para passarem uma temporada aqui conosco. Destaco também a aprovação do novo Regimento da Comissão Interna de Supervisão, a CIS. Para quem quiser saber mais sobre a reunião, recomendo o acesso: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/

 

Grupo de Trabalho “Política Institucional de Arte e Cultura”

Tivemos uma reunião do Grupo de Trabalho que está dedicado à elaboração da “Política de Arte e Cultura do IFRS”. Tenho certeza que virão ótimas novidades para nossos estudantes, servidores e comunidade externa no que se refere à arte e cultura no IFRS.

Por hora, é isso. Que venha o março das mulheres!

Até mais!

Júlio Xandro Heck

Fim do conteúdo