[Fala aí, Reitor] Novembro foi marcado por visita, inaugurações e importantes eventos

Texto: Fala aí! Reitor.

Confira alguns destaques da agenda do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, no mês de novembro.

Olá comunidade do IFRS. Depois de dois meses sem o “Fala aí, Reitor” – por conta do calendário eleitoral do IFRS –  voltamos com os destaques da minha agenda no mês de novembro!

Visita da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação ao IFRS

Em novembro tivemos uma visita muito especial e importante ao IFRS: a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que participou de uma reunião com os reitores e gestores dos três Institutos Federais gaúchos (IFRS, IFSul e IFFar). O encontro ocorreu no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, a ministra falou sobre o que vem sendo realizado em ciência, tecnologia e inovação nestes 11 meses nos quais está à frente da pasta, além de projetos e expectativas. Os gestores dos três IFs do RS também participaram fazendo perguntas e trocando impressões.

Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino 2023

Novembro foi o mês de realização do nosso evento institucional mais importante e grandioso: o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Foram dois dias intensos, com a participação de mais de 1200 pessoas (servidores e estudantes) e uma completa programação, que incluiu apresentações de trabalhos de pesquisa, pós-graduação e internacionalização, oficina de equoterapia, visitas pelo campus e muitas atividades artísticas fizeram parte do evento.

Inaugurações no Campus Ibirubá

Participei da inauguração de um bloco acadêmico para a área agrária e novos espaços dos laboratórios de informática no Campus Ibirubá. E  teve também uma homenagem aos estudantes que ganharam prêmios nacionais em competições esportivas e científicas.

I Encontro de Engenheiras do IFRS

Participei do do primeiro Encontro de Engenheiras do IFRS, ocorrido no Campus Bento Gonçalves. O evento contou com aproximadamente 70 participantes – predominantemente mulheres – entre estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas da engenharia. As atividades visaram estimular discussões e reflexões sobre protagonismo feminismo, equidade e igualdade de gênero, perspectivas profissionais e outros temas comuns relacionados à formação profissional.

Reditec 2023

Em novembro, aconteceu, em Natal e sob coordenação do IFRN, a 47ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif),  buscou integrar reitores, pró-reitores e diretores-gerais e sistêmicos da Rede de todo o Brasil, além de convidados e parceiros. O IFRS foi representado por mim (reitor), pró-reitores, diretor de Gestão de Pessoas, diretores-gerais dos nossos campi e representação da Assessoria Internacional e de EaD. No final do evento, foi anunciada a sede 2024 da Reditec: será organizada pelo Instituto Federal de Goiás e pelo Instituto Federal Goiano, em Caldas Novas – GO.

Reunião com a diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Fizemos reunião com a diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para tratar de  projetos e ações em parceria entre o IFRS e o Grupo!

Reinauguração do Espaço Lúdico-esportivo do Campus Canoas

Tivemos a reinauguração do Espaço Lúdico-esportivo (quadra de esportes) do Campus Canoas, na tarde de 20 de novembro. A estrutura foi inaugurada em 2021 e, em abril de 2022, o campus recebeu R$ 250 mil reais provenientes de uma emenda parlamentar da deputada Fernanda Melchionna para fechamento das laterais da quadra e construção de arquibancadas. As obras realizadas trazem importantes melhorias para a utilização deste espaço tão importante para a comunidade do Campus.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS

No mês de novembro tivemos reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. Participaram os colegas que fazem parte da gestão da reitoria (pró-reitores e diretor de Gestão de Pessoas), os diretores-gerais dos campi e também foram convidados os diretores-gerais recentemente eleitos na instituição. Em pauta: a) informes do Conif;  b) Organização Didática do IFRS; c) proposta de complementação orçamentária para o custeio de bolsas para estudantes nos Editais de Fomento para Ensino, Pesquisa e Extensão executados em 2024; d) contratação de profissionais para Apoio Educacional Especializado em 2024; e informes gerais.

Parceria com a Prefeitura de Porto Alegre

O IFRS assinou um Protocolo de Intenções com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, visando o desenvolvimento conjunto de projetos futuros, em diversas áreas.

I Encontro de Egressos Alumni IFRS

Aconteceu, com organização da nossa Pró-reitoria de Extensão (Proex) o I Encontro de Egressos Alumni IFRS. O encontro foi realizado no Campus Bento Gonçalves e contou com participação expressiva de ex-alunas e ex-alunos do IFRS.

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio