[Fala aí, Reitor] No ar, a edição de dezembro

Olá, colegas e estudantes do IFRS! Com vocês, o “Fala aí, Reitor” deste mês. Boa leitura!

4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Ao final do mês de novembro, o IFRS realizou o seu 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, no Campus Bento Gonçalves. Mais de mil pessoas, entre estudantes e servidores, de todos os nossos 17 campi, mostraram tudo de maravilhoso que o IFRS produz em três dias intensos de trabalho: ensino, pesquisa, extensão, inovação, arte, cultura, literatura, protótipos e muito mais.

Inauguração do Bloco de Laboratórios em Ibirubá

No Campus Ibirubá tivemos momentos de emoções e alegrias: sessão solene da Câmara de Vereadores em homenagem aos 10 anos do campus e inauguração de um belíssimo prédio de laboratórios de Física, Mecânica e Eletrotécnica e de salas de aula!

Inauguração da Quadra do Campus Caxias do Sul

Em 13 de novembro, inauguramos a quadra poliesportiva do Campus Caxias do Sul do IFRS. Mais uma obra importante na consolidação do nosso ensino público, gratuito e de qualidade.

Assinatura da ordem de serviço para construção da Quadra poliesportiva do Campus Alvorada

No dia 18 de novembro, participei do ato de lançamento da construção da quadra poliesportiva do Campus Alvorada do IFRS. Mais uma obra importante a caminho!

Instalação do colegiado da CPPD

No mês de novembro, fizemos a instalação do novo colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do IFRS, o qual ficará responsável pelo assessoramento nas questões da carreira docente no IFRS pelos próximos dois anos.

Abertura do XIII Seminário Diálogos com Paulo Freire

Tive a honra de participar da abertura do XIII Seminário Diálogos com Paulo Freire, evento que reuniu professores e pesquisadores de todo Brasil e que este ano aconteceu no Campus Bento Gonçalves. O tema do evento foi “Resistência e esperança em tempos estranhos”.

Reunião Ordinária do Conif

A reunião ordinária do Conif de novembro ocorreu em Brasília. Na reunião, tivemos a participação do Sr. Ariosto Culau, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC para tratar de questões importantes para a nossa rede, tais como orçamento e planejamento para 2020. Além da participação do secretário, tratamos de outros temas, tais como: fundos patrimoniais; relatos das Câmaras do Conif (Ensino, Administração, Desenvolvimento Institucional e Gestão de Pessoas); o Programa Mulheres Mil; avaliação dos Jogos dos Institutos Federais e a composição da Comissão Eleitoral para escolha da nova diretoria do Conif, entre outros tópicos.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

Tivemos em novembro a última reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS neste ano. Participaram as direções-gerais atuais e os/as que assumirão em fevereiro próximo. E foram muitos os assuntos tratados: orçamento 2020;  prestação de contas de obras de 2019; Política de Inovação do IFRS; apresentação do sistema “Parcerias IFRS”; Escritório de Projetos: parcerias, apoios e patrocínio a eventos e prestação de serviços; projeto EJA-FIC; Relato sobre revisão da Organização Didática; Esclarecimentos sobre o Decreto nº 9.991/2019; Bolsas de Estudo; Apresentação da OCV revisada; Orientações sobre a Plataforma Nilo Peçanha (PNP); Apresentação do Plano de Ação 2020.

Por hora era isso.

Um ótimo final de ano.