[Fala aí, Reitor] Mês de junho foi de importantes discussões e reflexões na agenda do reitor

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS.

Seguimos neste contexto pandêmico e com restrições às nossas ações institucionais. No entanto, muitas coisas aconteceram durante o mês de junho e eu divido algumas com vocês. Boa leitura.

Reunião Extraordinária do Conselho Superior do IFRS

No dia 23 de junho, o Conselho Superior (Consup) do IFRS – órgão deliberativo máximo da instituição, composto por representantes de todos os segmentos da nossa comunidade, de todos os campi e da Reitoria – reuniu-se de forma extraordinária para discutir e deliberar sobre a continuidade da suspensão das atividades administrativas e do calendário acadêmico no âmbito do IFRS. Após muitos debates e boas discussões, foi aprovada, por ampla maioria, a manutenção da suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado. Além disso, também por ampla maioria, foi decidido que o Grupo de Trabalho “Retomada do Calendário Acadêmico no IFRS” deverá apresentar, em até 30 dias, uma proposta de regulamentação para a realização de atividades não presenciais, a qual será apreciada em uma próxima reunião. Alternativamente foi apresentada a proposta de retomada do calendário acadêmico de forma remota, não sendo esta aprovada.

Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFRS

No dia 30 de junho, o Conselho Superior (Consup) reuniu-se de forma ordinária, conforme cronograma aprovado ainda em 2019. Muitos temas faziam parte da pauta, que pode ser conferida no link: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/ . Dentre as pautas estavam a criação de dois novos cursos superiores no IFRS: Bacharelado em Administração do Campus Erechim e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Rolante; a renovação de credenciamento da Faurgs como Fundação de Apoio do IFRS; e duas políticas institucionais muito importantes: de “Arte e Cultura” e de “Prevenção e Combate ao Assédio no IFRS”. Essas duas políticas institucionais acabaram não sendo votadas na reunião, por ainda necessitarem de alguns ajustes, mas certamente serão apreciadas muito em breve.

Reuniões do Conselho de Reitores da Rede Federal (Conif)

Ao longo do mês de junho, o Conif reuniu-se por três vezes e as questões tratadas passaram, inevitavelmente, pelas ações de combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19 e a situação das instituições neste contexto. Também foram discutidos assuntos como orçamento para 2021, realização de concursos e nomeações, políticas de inclusão digital para estudantes, curricularização da Extensão, editais de fomento, regulamentos para eleição de reitores, entre outros.

Conversa com servidores da Reitoria

Tivemos um momento de conversa com os servidores da Reitoria, no formato de webconferência. Além de permitir que os colegas se reencontrassem (mesmo que virtualmente), foi uma oportunidade para tirarmos dúvidas sobre o funcionamento da instituição e falarmos sobre o andamento das atividades institucionais.

Mateada Virtual do IFRS

Participei de um ótimo momento de descontração, compartilhamento de experiências pandêmicas e de ótimo bate-papo com colegas na “Mateada Virtual”, promovida pela equipe da Seção de Atenção à Saúde do Servidor do IFRS (Sats).

Reuniões de Colégio de Dirigentes do IFRS

Ao longo do mês de junho, o Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS reuniu-se por três vezes. Em todas as reuniões as discussões trataram do cenário de pandemia que estamos vivendo, incluindo sempre os relatos de trabalho do “GT-Retomada do Calendário Acadêmico” e da “Comissão de Retorno Seguro”. Também discutimos questões orçamentárias, política de assistência estudantil, editais de fomento, entre outras questões.

Reunião do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 no Estado do RS

Participei, no dia 10 de junho, na condição de representante dos Institutos Federais do RS, da reunião do Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 no Estado do RS . Esse Conselho, coordenado pelo governador, reúne representantes de várias entidades para discutir as questões relativas ao enfrentamento da pandemia no estado.

Fiquem bem! Cuidem-se e cuidem das suas famílias.

Grande abraço,

Júlio Xandro Heck, reitor do IFRS