[Fala aí, Reitor] Mês de agosto com acontecimentos importantes

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá, comunidade do IFRS! Com vocês, o “Fala aí, Reitor”.

Compartilho alguns acontecimentos importantes da minha agenda no mês de agosto.

Boa leitura!

Aprovação do Mestrado Profissional – Viticultura e Enologia

Foi aprovada pela Capes a proposta do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, a ser oferecido de forma associada entre os Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves e o de Santa Catarina (IFSC), Campus Urupema.  Será o primeiro curso de mestrado em Viticultura e Enologia do Brasil, o que representa uma perspectiva de qualificar ainda mais o setor vitivinícola, as práticas de gestão e os processos de inovação. Uma conquista histórica para o IFRS!!

Comemoração de 10 anos dos campi Osório e Canoas

Em agosto participei dos eventos virtuais em comemoração dos 10 anos dos Campi Osório e Canoas. Foram eventos emocionantes que lembraram momentos e pessoas que foram importantes na consolidação destes campi. Comemorações justas e merecidas. Parabéns aos campi do IFRS que estão completando 10 anos de funcionamento em 2020.

Projetos de inovação contemplados em editais nacionais

O IFRS teve a incrível marca de cinco projetos contemplados em dois editais nacionais de apoio, cujo objetivo é estimular a inovação e o empreendedorismo. No IFMaker da Setec/MEC, os escolhidos foram: “PIPA IFmakeRS – Pesquisar, Inovar, Prototipar e Aprender”, do Campus Bento Gonçalves; “WindMaker: uma proposta de espaço maker” do IFRS Campus Osório; e “Lab IFMaker” no Campus Ibirubá: construindo ideias e conhecimento”. No edital do Conif em parceria com a Anprotec, referente ao Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal, o IFRS tive dois projetos contemplados:  o “Click, Laboratório de Inovação” do Campus Bento Gonçalves e  a “Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e entorno (ITESS)”, do Campus Viamão.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

No mês de agosto tivemos duas reuniões do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. Em ambas, as pautas principais foram as discussões sobre as atividades da instituição durante a pandemia da Covid-19, a execução do orçamento de 2020 e a programação orçamentária para 2021. Sobre este último tema, foram apenas considerações iniciais e teremos ainda muito o que discutir e planejar.

Reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS –  Política de Arte e Cultura

A Política de Arte e Cultura do IFRS foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição no dia 6 de agosto de 2020 em reunião extraordinária. Trata-se de um documento inédito e fundamental para a consolidação de estratégias e ações de arte e cultura no nosso Instituto.

Reunião ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFRS

No dia 18 de agosto aconteceu a Reunião Ordinária do nosso Conselho Superior. Dentre os temas em pauta, sem dúvida, o mais importante foi o Relatório de Gestão 2019, o qual foi discutido e aprovado com ampla maioria de votos.

Mais informações sobre esta reunião: https://ifrs.edu.br/institucional/consup/

Atividades Pedagógicas Não presenciais

Após três reuniões extraordinárias para tratar do tema, o Conselho Superior do IFRS aprovou o regulamento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNSPs). As discussões e votações do regulamento foram finalizadas no dia 21 de agosto de 2020. Ao final desta última reunião, aprovou-se o regulamento e atividades equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que serão ofertados de forma não presencial  aos nossos estudantes enquanto perdurar a pandemia de Covid-19. #EstudaemcasaIFRS

Mais informações: https://ifrs.edu.br/atividades-pedagogicas-nao-presenciais/

Grande abraço e fiquem bem!

Júlio