Início do conteúdo

[Fala aí, Reitor] Março foi marcado por visitas a campi e importantes reuniões e eventos


Texto: Fala aí! Reitor.

Olá comunidade do IFRS, compartilho com vocês algumas agendas do intenso mês de março de 2023. Boa leitura!

Abertura do ano letivo no Campus Alvorada

Participei da abertura do ano letivo e da recepção aos estudantes do nosso Campus Alvorada. Servidores e estudantes mostraram-se muito animados e empolgados pelo início de mais um ano.

Acolhimento de servidores – Campus Restinga

Participei da abertura da Semana Pedagógica do Campus Restinga e tive a oportunidade de conversar um pouco com os colegas servidores do campus.

Visita ao Campus Vacaria

Tive uma excelente visita ao nosso Campus de Vacaria. Um dia inteiro na unidade e muita conversa com servidores e estudantes. Também tive a oportunidade de visitar obras e conhecer projetos que estão sendo desenvolvidos no campus.

Visita ao Campus Osório

Realizamos uma produtiva visita ao Campus Osório, a qual incluiu muitas reuniões e conversas: com a equipe diretiva, servidores, estudantes de várias turmas e Grêmio Estudantil.

Formatura – Campus Canoas

Participei da cerimônia de formatura dos cursos de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Logística) e da Licenciatura em Matemática do Campus Canoas.

Inauguração do Auditório do Campus Feliz

Inauguramos um belíssimo auditório no Campus Feliz. Mais um local fundamental para a realização de inúmeras atividades acadêmicas.

Reunião com a gestão do Campus Alvorada

Recebemos na reitoria a equipe diretiva do Campus Alvorada. Em pauta, a discussão de ações e  demandas do Campus

Evento – “Relações étnico-raciais: um compromisso da educação”

No final do mês de março aconteceu no Campus Porto Alegre uma palestra promovida pela Proen e pela Assessoria de Relações Étnico-raciais com a ex-ministra e professora Nilma Lino Gomes, a qual abordou de forma brilhante o tema “Relações étnico-raciais: um compromisso da educação”.

Evento –  Capacitação PDI 2024-2028

No dia 9 de março tivemos o evento de lançamento e capacitação para a construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024 – 2028 do IFRS! Momento que reuniu representantes de todos os campi e da Reitoria para deflagrar oficialmente o início das discussões que irão orientar o novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS.

Mobilização das reitoras e reitores do Conif na Câmara do Deputados

Fizemos uma forte mobilização de reitoras e reitores na Câmara dos Deputados pela retomada da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais. Reunimos um número considerável de parlamentares que garantiram apoio à criação da Frente e também às nossas causas.

Reunião com Ministério Público Estadual e Prefeitura de Porto Alegre 

Tivemos reunião, em Porto Alegre, com o Ministério Público Estadual e representação da Prefeitura de Porto Alegre para discutir novas possibilidades de projetos e ações do IFRS com populações vulneráveis (apenados, ex-apenados, catadores e recicladores de lixo).

Palestra no Fórum de coordenadores de curso do Instituto Federal Goiano 

Participei do Fórum de Coordenadores de curso do IF-Goiano, realizado no Campus Campos Belos – GO. No evento, fiz uma fala sobre acesso discente, inclusão e desigualdades regionais. Oportunidade para compartilhar experiências e desafios.

Reunião com presidência da Comissão de Educação da AL-RS

Tivemos reunião com a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, para discutir temas relacionados à educação pública e às muitas ações que estão sendo desenvolvidas pelo IFRS.

Abertura dos trabalhos da CPPD e CIS centrais para 2023

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e a Comissão Interna de Supervisão (CIS) realizaram as respectivas reuniões de instalação dos trabalhos do ano de 2023 e em ambas tive a oportunidade de conversar com os colegas professores e técnico administrativos sobre questões específicas de cada uma das carreiras. 

Reunião do Conselho de Reitores (Conif)

No mês de março o Conif se reuniu em Brasília. Os principais pontos da pauta foram: a) assuntos de gestão de pessoas, b) Parcerias entre o Ministério do Trabalho e Rede Federal, c) agenda no Congresso Nacional, d) reuniões na Câmara dos Deputados, entre outras. Para além das pautas, o principal momento da reunião foi a participação dos novos Diretores da Setec-Mec para discussão de uma série de temas de importância para a Rede Federal, incluindo a recomposição orçamentária para o ano de 2023, para o que houve um compromisso da Setec de que isso deverá ser anunciado em breve. 

Reunião do Colégio de Dirigentes

Tivemos reunião presencial do nosso Colégio de Dirigentes (CD), na Reitoria. Muitos assuntos importantes em pauta: redistribuições e alteração de diretrizes, Ocupação do BPEq – substitutos e visitantes, concurso 2023 – TAE e EBTT, recomposição do Orçamento 2023, reajuste das bolsas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, contratos de Atendimento Educacional Especializados (AEEs) para 2023, obras prioritárias institucionais: relato 2018-2023 (quadras e PPCI) e proposta para 2024-2028, apresentação do Alumni IFRS – Programa de Acompanhamento de Egressos, calendário de eventos das Pró-reitorias, pagamento de retribuição aos coordenadores de cursos de pós-graduação lato sensu – prospecção de possibilidades, informes sobre a construção do PDI e assuntos gerais. Infelizmente não pude participar da reunião – pois tive um imprevisto familiar – e a reunião foi coordenada pela professora Tatiana Weber, reitora substituta.

Reunião Extraordinária do Consup IFRS

No último dia do mês de março tivemos uma reunião extraordinária do nosso Conselho Superior (Consup). Em destaque, a aprovação do Relatório de Gestão referente ao ano de 2022, o qual apresenta a “prestação de contas” oficial de tudo que realizamos no ano que passou. Além disso, o Consup também homologou, por unanimidade, as três resoluções ad referendum que reajustaram os valores das bolsas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, beneficiando centenas de estudantes da instituição.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) da Rede

Em março, o IFRS sediou, no Campus Bento Gonçalves, a reunião do Fórum de Pró-reitores de Extensão da Rede Federal. Representantes de todo o Brasil estiveram reunidos em Bento para discutir os rumos da Extensão na Rede.

Evento – South Summit Brazil

Representei o IFRS no South Summit Brazil, em Porto Alegre. Trata-se de um dos mais importantes eventos de inovação do mundo, e o IFRS não poderia faltar.

Gravação de podcast na Adufrgs-Sindical

Gravei um podcast para a Adufrgs sobre o orçamento das instituições federais de ensino para o ano de 2023 e as nossas expectativas em relação ao novo governo federal! O podcast completo pode ser conferido no Canal da Adufrgs no YouTube.

 

Abraços e fiquem bem!

Júlio

Reitor do IFRS

Fim do conteúdo